logo RCN

Kifas lança livro sobre a terra que o adotou

Cultura

 

O Livro "Camponovenses" foi lançado no auditório da Casa da Cultura de Campos Novos na sexta-feira (18).  O livro é o segundo do autor Derly Pedro Souza, conhecido como Kifas. O autor nasceu em Capinzal (SC), mas migrou para Campos Novos em 1963, quando tinha 11 anos de idade.  

A programação iniciou ás 20h, com concerto de violino e apresentação do livro por Dr. Enéas Athanásio e pelo ex-senador Dirceu Carneiro, bem como pelo próprio autor. Houve degustação de vinhos produzidos no Celeiro Catarinense e sessão de autógrafos com o autor Kifas. 

Quem ler o livro "Camponovenses" vai conhecer a história do município de Campos Novos através das famílias tradicionais que tiveram seus integrantes ligados ao desenvolvimento do Município. São narrados episódios curiosos, correntes de boca a boca, que jamais haviam sido registrados.

No exemplar, Kifas destaca seu amor pela terra que o acolheu aos 11 anos de idade e o amor, também, pela saga de muitas famílias entrelaçadas com a história do centenário do Município. Kifas destaca suas motivações: "Estão incluídos no livro fatos que envolvem famílias que fazem parte do desenvolvimento de Campos Novos. Foi um trabalho extenuante, mas valeu a pena, pelo que as pessoas podem conhecer do seu Município, porque um município que não tem história, não tem identidade".

O auditório da Casa da Cultura de Campos Novos ficou lotado para o lançamento da obra. Estiveram presentes, o camponovense Doutor Eneas Athanázio, que assina o prefácio do livro e também o ex-senador Dirceu Carneiro, também camponovese, que entregou a carta de impeachment ao ex-presidente Fernando Collor de Melo, em 1992.

Dr. Enéas é advogado, filho do fundador do Hospital Dr. José Athanázio de Campos Novos e reside atualmente na capital catarinense. Dr. Enéas possui extensa obra literária no gênero do conto, da novela, do ensaio, da história da literatura, da crônica, da crítica e da literatura para jovens. Ele fala das contribuições do livro  “Camponovenses” de Kifas. "O trabalho do Kifas foi um trabalho de garimpo, mas também de ourives, porque lapidou as informações transformando o livro numa crônica histórica de Campos Novos. Foi um trabalho de resgate, em que registrou para sempre a história de Campos Novos, perenizando a informação, para que a cidade se conheça a si própria", destaca Dr. Enéas.  

Em seu primeiro livro, "Idos Andares" de 2009, o escritor Derly Pedro Souza, utilizou a memória de suas vivências e retratou a geração jovem camponovense das décadas de 60 e 70, a qual fez parte. Kifas utiliza-se da pesquisa em documentos, jornais e livros como suporte para desenvolver seus trabalhos. Ele explica, que o livro "Camponovenses" surgiu do processo de pesquisa do seu primeiro livro "Idos Andares".

O livro será distribuído em várias cidades, como Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre, além dos Estados Unidos e Portugal. Kifas revela que está trabalhando no projeto de continuidade do livro "Camponovenses". O segundo volume da obra tem previsão de lançamento para daqui a um ano.

 

Francieli Parenti 

 

 

Associação Beneficente Anjos da Guarda Anterior

Associação Beneficente Anjos da Guarda

Obstáculo Próximo

Obstáculo

Deixe seu comentário