logo RCN

LIDERANÇAS APROVAM A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO CONTESTADO

Documento assinado pelos representantes dos 45 municípios será encaminhado ao governador Raimundo Colombo

Lideranças representado 45 municípios do Meio Oeste aprovaram durante reunião macro regional realizada em Joaçaba nesta quarta-feira (18), a criação da Região Metropolitana do Contestado. A reunião foi realizada no auditório Jurídico da Unoesc e contou com a presença dos secretários do Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Campos Novos, Videira, Caçador e Concórdia. O presidente da Ammoc prefeito de Capinzal Leonir Boaretto juntamente com presidentes e representantes das Associações de Municípios Amplasc (Campos Novos) Amauc (Concórdia) e Amarp (Videira) participaram do evento.
Também estiveram presentes o deputado federal Jorginho Mello e o secretário de Estado do Planejamento, Filipe Mello que palestrou sobre a criação da Região Metropolitana do Contestado, prefeitos, vereadores e membros das associações comerciais e industriais, sindicatos, instituições de ensino, sociedade civil e convidados. O objetivo da reunião foi apresentar aos 45 municípios convidados a importância de uma região metropolitana para o Meio Oeste de Santa Catarina.
Para o secretário Regional de Joaçaba, Jair Lorensetti, esta é uma vontade das Regionais que compreenderão a décima região metropolitana. “Com certeza os municípios de abrangência serão beneficiados e o Meio Oeste irá crescer”.
O presidente da Ammoc Leonir Boaretto destacou que a criação da Região Metropolitana é importante para os 45 municípios que receberão muitos benefícios do Governo Federal citando áreas como transporte, segurança e telefonia. “Mas quem sairá ganhando é a população destes municípios que terá acesso a importantes programas federais. Esta mobilização tem tudo para dar certo, pois começou na base, com a participação efetiva dos municípios”.
Representando o a Câmara Federal o deputado Jorginho Mello frisou que independente de partido político é preciso engajamento dos municípios para a criação da região metropolitana do Meio Oeste. “Estarei junto nesta causa, juntos vamos encaminhar o mais rápido possível o documento ao Governo do Estado, para que aprove a criação”.
O secretário Filipe Mello mostrou os critérios para a criação da região metropolitana; os índices obtidos pela região; a análise dos índices de outras regiões já criadas; temas que são de interesse comum a toda região e que caracterizam a interdependência, entre outros. O secretário acrescentou que para que uma Região Metropolitana funcione efetivamente, é necessário estar em sintonia o Fórum e o Fundo Metropolitano. “É o Fórum que vai delegar as reais demandas e qual município irá receber com prioridade as verbas. Já o Fundo é uma forma de captar recursos federais, estaduais e municipais e aumentá-los”.
Ao final do encontro os representantes dos municípios assinaram um documento que será encaminhado ao Governador Raimundo Colombo e posteriormente à Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Região Metropolitana - No Brasil, existem 36 Regiões Metropolitanas, definidas por leis federais ou estaduais. Em Santa Catarina são oito: Região Metropolitana Carbonífera, Chapecó, Florianópolis, Foz do Rio Itajaí, Norte/ Nordeste Catarinense, Vale do Rio Itajaí, Tubarão e Lages.

 

Mais investimentos para mais educação Anterior

Mais investimentos para mais educação

Infanto-juvenil Próximo

Infanto-juvenil

Deixe seu comentário