logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

REPRESENTANTE DO POVO - O que é um Vereador? A função de um vereador em dez respostas, sendo orientações editadas pela Escola do Legislativo, Núcleo de Educação para a Cidadania, Núcleo da Comunicação, isto, através da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Traz a informação o que é: a Constituição; o que significa a hierarquia das leis; quais são os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Ainda, você conhece seus direitos e obrigações? Quem pode ser Vereador? O que faz um Vereador? Como funciona o Poder Legislativo? Quais as proposições legislativas? Quais as etapas no processo Legislativo? O Vereador é o representante do povo na Câmara Municipal, nas questões de demandas sociais, dos interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos edis e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia. São responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-o benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder Executivo, isto é, pelo Prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público. Não consta que o Vereador tenha a função de atacar e criticar o adversário político ou companheiro, como há muito tempo vem acontecendo praticamente uma tempestade num copo d'água, o que só resulta em descrédito e falta de ocupação.

 

PODER - A política nos últimos tempos, em nível local, deixou de ter o interesse coletivo e passou a de obter maior vantagem em troca de apoio. Numa certa época existia, propriamente dito, a considerada oposição e situação, ou seja, direita e esquerda, agora, talvez esteja deixando a ideologia partidária de lado e se unem até com o possível inimigo. Chega a ser cômico, ao formar uma coligação e depois se desmancha querendo nova chance, isto, optando por outra aliança. Caro eleitor, não importa quem esteja no governo ou fora do mesmo, primeiramente analise quem é quem; quais as pessoas envolvidas; realizações; pretensões possíveis ou não de realizar; enfim, não se deixe iludir, tampouco acredite em contos de fada madrinha, seja na permanência ou na busca do poder.

 

SEM PORTA-VOZ - A onde estão os vereadores que eram da situação, exceto, o presidente da Mesa Diretora, pois, é inadmissível o Executivo não ter um líder de Governo dentro da Câmara Municipal, sendo que a função está vaga. O papel do líder é promover uma interlocução mais próxima entre a bancada de apoio ao prefeito na Câmara e o Executivo. Dos quatro da situação, restaram três pelo fato de alguém optar pela oposição, porém, um é presidente da Mesa Diretora, no entanto, um já ocupou cargo de confiança da Prefeitura e o outro não. Na reta final, talvez esteja assim, cada um por si, e quem sabe, Deus por todos.     

 

CULTURA E EDUCAÇÃO - Os internautas acessando as sessões ordinárias da Câmara de Vereadores são poucos ou quase nada, porém, uns que estão online, são alunos de uma pesquisa de campo "prática e ensino: observação e projeto", pela Universidade Paulista - UNIP, polo de Campos Novos (SC), Curso de Sociologia, com o tema: Educar para politizar. Assunto: As necessidades de implementar conhecimentos sobre política e democracia na educação básica, visando politizar os jovens para que sejam capazes de participar de maneira ativa e eficaz no cenário político, bem como, divulgar o amplo trabalho realizado pelo Poder Legislativo Municipal. A Voz do Brasil é o melhor jornal radiofônico e também está online, porém, os cidadãos não sabem da importância das informações levadas ao conhecimento. Já as transmissões ao vivo por emissoras de rádio, não tem ouvintes que condizem para tanto, até porque a sessão passada em tempo real pela Internet não consegue chegar com 30 internautas, portanto, os quase vinte e poucos, dentre eles, a maioria são alunos, caso não ir na sessão, devem assistir para fazer o trabalho de aula.

 

O inverno chegou com tudo, sendo em 1985 o último com intensidade semelhante, quando o encanamento de águas em muitas residências e apartamentos estouraram devido o gelo. Nesta última segunda-feira, foi visto geada na área central da cidade, o que há muito tempo não acontecia. Que bom fosse se a qualidade da lenha acompanhasse o valor do metro da mesma, ou seja, na casa dos R$ 100,00 o metro. Em outras épocas a lenha era forte e pegava fogo, agora, a maioria comerciada é verde e queima aos poucos, porém, pouco esquenta o fogão, mas se consome rápido demais, pois é preciso colocar uns dois a três paus de lenha para que a chama não apague e as brasas produzam o calor. 

 

O país está quase virado de pernas pro ar, então a melhor solução não seria realizar eleições no ano em curso, e sim, no próximo, porém, unificar todas, ou seja, para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual, prefeito e vereador. Eleições a cada quatro anos e não a cada dois anos, pois tem uns e outros que entram para o poder e são capaz de abraçar até o capeta para não perder certa vantagem.      

 

A violência está em evidência, sendo o que vem acontecendo em certos estádios de futebol e em outros locais públicos. Futebol deveria ser diversão e passatempo, e jamais, chegar no que é nos últimos tempos, quase uma guerra fora do gramado. Tem torcedores que vão aos estádios para mostrar valentia, porém, acabam agindo em grupo, então fica fácil ser "forte", no entanto, não passam de simples covardes e ignorantes. É momento de dizer um basta, até porque não são somente feridos, e sim, mortes sendo registradas.

 

 

     

Anterior

Datas comemorativas do Brasil: mês de Junho

Próximo

Sicredi conquista posição no Top 10 Geral do Broadcast

Deixe seu comentário