logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 O tempo passou e pouco ou quase não se vê mais a presença com frequência em Capinzal do deputado Titon, porém, o capinzalense eleito deputado estadual Valduga, que está exercendo o primeiro ano de mandato já esteve em território capinzalense muito mais vezes que todos os eleitos juntos neste pequeno período. É claro que os parlamentares tem o Estado todo para percorrer, também defender os interesses de Santa Catarina e dos catarinenses na Alesc, mas Valduga vem apresentando resultados porque foi eleito e vem representando bem os catarinenses no interesse coletivo.  

 

Por que será que a Prefeitura tem dois espaços, programas em determinada emissora e não consegue fazer ser comentada as informações que passa? Talvez seja por que nem todos ouvem, mas ouvimos um homem público dizendo que a sociedade toda ouve rádio, até pode, mas, não a mesma, pois cada um tem a sua preferência, inclusive, assiste televisão, lê jornal e revista, ainda passa o tempo com outras opções de entretenimento e conhecimento. 

 

No dia 02 de Junho ocorreu reunião objetivando mais segurança para Capinzal, inclusive, novas normas foram definidas para a área de lazer. A reunião envolveu a Administração Municipal, juntamente com órgãos responsáveis pela segurança pública do Município (representantes do Ministério Público, da Polícia Militar e da Polícia Civil Delegado), secretários e colaboradores da Prefeitura. O objetivo era traçar metas para aumentar a segurança e melhorar as condições deste importante espaço público, sendo que ficou decidido implantar uniforme padronizado com identificação para os vigias; maior cobertura por parte da Polícia Militar aumentando a frequência das rondas polícias; revitalização da área e instalação de cercas além de câmeras de monitoramento, que ficou a cargo da Administração Municipal. A partir do dia 22 de junho a Área de Lazer ficou de ter seu expediente encerrado às 23 horas e consequentemente, a partir deste horário seria desligada toda a iluminação. Além disso, ficou de ser intensificadas as atividades esportivas, culturais e recreativas visando ser ocupada pelas famílias capinzalenses, pelas pessoas de bem que buscam o lazer, a saúde e a boa convivência. Infelizmente, é visto certos adolescentes trocando chicletes e em cenas explicitadas, ainda rola muita droga licita e ilícita (várias faixa etárias), tem uns que se acham no direito de mexer e cantar quem está caminhando pela área de lazer. Medida preventiva já, pois a curativa acaba sendo uma ação que nem sempre tem solução.

 

Será que tal imóvel era o único disponível na cidade e por que querer a cassação do Prefeito se supostamente tinha gente dentro do poder negociando bem familiar com o poder público? O povo elegeu e muito bem esse governo, então é bom deixar continuar a trabalhar e ajudar com novas ideias e não sair espalhando mentiras tentando tirar proveito. Queira ou não ações e serviços estão acontecendo.

 

Era uma promessa que passou governos e não saiu do papel, sendo a construção de passeio público e ciclovia do que denominam de Trevo Capinzal / Piratuba até mediações da Serp localizada em Capinzal. Quem sabe, o atual governo execute essa benfeitoria prometida por ex homens públicos. Promessa é dívida a ser cumprida, porém, se faz necessário um trajeto deste com guard-rail. Se querem o bem do Município, por que não deixar vender imóveis para terminar o que foi deixado pelo ex governo: ginásios de esportes, centro multiuso e outros? Vamos votar no coletivo e não em partido.

 

Quanto ao acidente que aconteceu no último sábado à noite, por muita sorte só resultou em prejuízo material, apesar do resgate ter demorado, mas eficiente, pois o motorista foi salvo. É bom repor as placas que foram tiradas quando iniciaram a terraplenagem da Rodoviária, sendo descrito declive acentuado e distância, ainda use freio motor, pois muitos motoristas não conhecem nossa cidade e essa sugestão serve de ação preventiva, já que a curativa nem sempre é eficiente. Outras ações a serem feitas na serra, a exemplo de caixa de brita, maior número de guard-rail, placas indicativas e de advertência, enfim, que visem a segurança no trânsito. Quanto ao mencionado acidente, passou a ser bem sucedido o resgate quando chegou o comando da Guarnição, porém, apesar de estar bem equipado, precisou de equipamento e ferramenta de trabalho emprestada pelos Bombeiros de Piratuba e também auxilio do Guincho. Precisa de mais investimentos em prol dos Bombeiros para que não venha ter falta de ferramentas que ajudem a salvar vidas e que todos pudessem ter o treinamento que tem o comandante (deve ser o sargento). No dia seguinte, o guincho foi virar o caminhão, porém, teve de parar com a ação, pois a bateria não foi desconectada, resultando em fumaça e poderia incendiar o meio de transporte de carga.   

 

Se foi tão polêmico o sistema que vinha sendo conduzido o estacionamento rotativo, em que as autuações poderiam ser substituídas não por multa de trânsito, e sim, compra de alguns cartões, então por que ainda não foi atuado quanto a certos vendedores ambulantes, que talvez estejam atuando de forma clandestina. Se os dois poderes agiram quanto ao estacionamento rotativo, não cabe ao Legislativo fazer cumprir a legislação vigente, então inúmeros cidadãos estão esperando uma ação cabível e aceitável. Uma feira de roupas e calçados gerou muita polêmica na cidade, no entanto, agora certos vendedores ambulantes vendem em vias públicas (calçadas e outros), praticamente impedindo a livre locomoção dos pedestres e ninguém aparece para solucionar o problema. Quem são os vendedores – procedência das mercadorias – pagam alguma taxa para explorar comercialmente?

 

Nossa, que revoltado ficou um cidadão chargista, pintor e bom de papo, só porque a pavimentação asfáltica estava sendo revitalizada, recebendo uma nova camada. Dava indireta aos que passavam por estabelecimento comercial de excelente atendimento e produtos, dizendo que só agora estavam fazendo a obra. É claro, cada gestão administrativa faz o que pode em seu mandato, depois que passou a governança, o novo sucessor tem suas prioridades, já que a revitalização não foi prioridade do partido que possa pertencer ao reclamante equivocado e sem consideração com seus amigos.     

 

Teve uma grande busca e apreensão de drogas e do narcotráfico na região, pois as substâncias químicas vem aumentando a cada dia, inclusive, deixando a saúde pública cada vez pior (doente), mas tem quem leva vantagem nessa triste situação. Muitos se preocupam com atividades físicas e não com os vícios, seja lícito e principalmente ilícitos. O foco da droga, ou melhor, a boca do fumo está presente nas cidades e no interior dos municípios, mas para acabar com esse crime, é preciso denunciar e que as autoridades façam a investigação e venham a desbaratar o narcotráfico que parece ser soberano.   

 

 

VOLTANDO NO TEMPO Anterior

VOLTANDO NO TEMPO

Próximo

CANTINHO NO TEMPO

Deixe seu comentário