Ligeirinho
Fique por dentro
Obama tira selfie com sua meia-irmã Auma, sendo essa a informação do site de NOTICIAS.UOL.COM.BR, em 31.jul.2015 - O presidente dos EUA, Barack Obama, tira selfie com sua meia-irmã Auma, durante visita ao Quênia. Segundo a fonte Wikipédia, a enciclopédia livre, Meio-irmão ou meia-irmã é a denominação aplicada ao irmão ou irmã que possui grau de parentesco apenas por parte de pai ou apenas por parte de mãe. No nosso entendimento e compreensão, mesmo com essa justificativa, não deixa de ser irmã ou irmão. Então se for assim, assim crianças e adolescentes pegados para criar, já que os que adotam não pais biológicos, já que passou a existir meia-irmã, então quem pega alguém por adoção jamais pode ser considerado pai ou mãe, até irmão, irmã, tia e muito mais, consequentemente, passam a ser desconhecido. Meia-irmã passou ser o caso de Obama, e se fosse um cidadão comum e pobre, aí sim no mesmo caso seria irmã e não pela metade a realidade.
O Ministério da Saúde está “preocupado” com o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros, então adverte que fumar faz mal à saúde e que as pessoas bebam com moderação. Se o cigarro e as bebidas fazem mal à saúde pública, em contrapartida faz muito bem para os cofres públicos, pois resulta em muitos impostos para a Nação. Várias ações são feitas para que as pessoas tenham o hábito para atividades físicas, no entanto, é necessário com urgência tirar do vício ilícito inúmeros cidadãos, pois de nada adianta praticar atividade física e se entregar as substâncias químicas, cigarro e bebidas alcoólicas.
O advogado, historiador e ex-vereador Vitor Almeida ajudou a montar o Museu Histórico de Capinzal, doando várias peças de suma importância que retratam a história de nossa gente e de nossa terra. Também colaborou escrevendo livro, para tanto, escreveu e lançou seis obras. Doutor Vitor, como é conhecido, este sim tem serviços prestados à sociedade capinzalense. A ele, todo o respeito, admiração e lembrança pelo seu modo de agir e de pensar quando. É bom pensar a prestar uma homenagem aos familiares do mesmo, dando o nome de alguma obra pública pela sua contribuição aos capinzalenses ao longo do tempo.
Em dezembro de 2006, nesta mesma Coluna procuramos demonstrar um bem necessário e até hoje não foi solucionado o problema. Assim descrevemos na época: “Em nosso Município falta uma Unidade de Tratamento Intensivo - UTI, principalmente pelo fato de inúmeros registros de acidentes automobilístico, em que resulta em vítimas seriamente feridas, necessitando ser transferidas para Joaçaba. Como forma de evitar o pior, a guarnição do Corpo de Bombeiros deveria contar com serviços de paramédicos, o que poderia salvar vidas. Certamente, pelo grande número de contribuição financeira dos munícipes, tem como investirem nos serviços de paramédicos, pois querer é fazer a coisa acontecer.” Novamente fizemos um apelo em Outubro de 2008, assim nos manifestado em prol do coletivo: “Os paramédicos também são conhecidos como resgatistas ou socorristas, os quais são profissionais com graduação e pós-graduação: faculdades de medicina ou enfermagem. A especialização deles também é apta para atuarem no pronto socorro, Samu e Corpo de Bombeiros, podendo reconhecer riscos de paradas respiratórias, tratamentos para as principais emergências cardiovasculares, uso de desfibriladores, técnicas de remoção. Como Capinzal não tem uma UTI, a contratação de um ou mais paramédicos seria uma boa para ajudar a salvar vidas, principalmente vítimas do trânsito.” Autoridades: Prefeito, Vice-prefeito, Vereadores, Secretários da Saúde e de Administração / Finanças, inclusive os integrantes do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) de Capinzal e Ouro, ainda a Associação Amigos de Capinzal, quem sabe até o Ministério Público solicitar providência neste atendimento à saúde dos munícipes. O que não podemos é esperar que mais gente venha a enfartar, ter derrame e outros imprevistos, consequentemente os cidadãos correm o risco de morrer no trajeto por falta de ambulância equipada e principalmente sem os serviços de um paramédico. Numa desta, uma boa pedida seria na Comarca de Capinzal atendendo aos cinco municípios, criar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, sendo um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência.
Descrevemos em 21/08/2005 - Capinzal tem muitos pontos turísticos, mas muito pouco ou quase nada aproveitam para divulgar o nome do município. Inúmeros municípios praticamente não dispõem de pontos turísticos, mas criam opções para atrair a atenção dos turistas, inclusive fazem valer o tal pacote turísticos regional. Cavernas de Ricardópolis, Ponte Pênsil, via férrea e caixa d’água que matou a sede da Maria-Fumaça, Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, Igreja Evangélica Asssembleia de Deus, indústria Perdigão, museu histórico, artesões, olarias, madeireiras, lago de hidrelétrica (parte do território banhado pelo lago), pesque-pague e outros deveriam ser o carro chefe do turismo de Capinzal. No passado, é bom lembrar, em nosso Município a Maria-Fumaça e depois a Locomotiva movida a diesel parava e manobrava na estação ferroviária, hoje, nem passeio de trem consegue realizar.
Em 06/08/2009, trouxemos: Neste domingo, 09 de agosto de 2009 completa 24 da falência da maior empresa de Capinzal e da região: Cooperativa Agrícola de Produção e Consumo Capinzal Ltda - COOPERZAL. Oficialmente, em 09 de agosto de 1985 foi decretada a falência, sendo que ainda ficaram perguntas no ar sem resposta: A matriz era em Capinzal, com sede de trabalho onde hoje é a Churrascaria Riquetti e ao lado, depósito e balança (galpão próximo ao Mercado Dupont), silagem e balança (na atual Agropecuária Capinzal), proprietária de Farmácia; filiais em Lageado Mariano (Piratuba), cidade de Ipira e na localidade de Filadélfia, Pres. Castelo Branco, Lacerdópolis e Ouro, disponibilizando loja agropecuária e supermercado de gêneros alimentícios. É bom lembrar, tinha silo na Vila 7 de Julho, hoje pertencente à Copérdia (imaginem a potência que era). A Cooperzal explorava o Parque de Exposição Domingos Pellizzaro, de propriedade do Ministério da Agricultura, plantando soja, milho e demais grãos. Uma cooperativa desta, não teria como dar prejuízo, pois era praticamente uma agência bancária na realização de negócios promissores. Uma perda e tanto para Capinzal e Sul do País.
Este Semanário nesta mesma coluna, por inúmeras vezes sugeriu que o Poder Público optasse antes da concessão, e sim, para a posse definitiva do imóvel do Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, sendo pedido feito em vários mandatos dos chefes do Executivo Municipal. Um vereador que fez a formalidade e esteve em Brasília (DF) solicitando o que O TEMPO – um jornal de fato vinha sugerindo, é Valdelir Francisco de Souza (Jegue, do PMDB). Deu entrada na Câmara de Vereadores, em 04 de Agosto, Projeto de Lei Complementar nº14, de 2015, que autoriza o Poder Executivo receber em doação, em caráter definitivo da União, imóvel com área de 605.775,03m2, situado na localidade de Engenho Novo. Para o bem da informação, o atual Governo Municipal também fez a sua parte, estando em Brasília e articulando o feito, o que possibilitou o mencionado Projeto de Lei.
O pedido de cassação do Prefeito não foi bem sucedido, não atingindo a votação esperada e acabou provendo dando maior evidência ao nome da autoridade maior do Município. Pedido de cassação deu errado, pois mesmo com votação resultando em 4 a 5, a vitória foi do Prefeito, já que não poderia ser votação simples, e sim, dois terços, sendo o que rege a Carta Magna do Brasil (lei maior). Não vamos entrar no mérito da questão, até por que não foi o prefeito titular que fez a formalidade, e sim, o prefeito em exercício da época, porém, este Semanário foi o primeiro a saber da possível cassação, porém, foi aguardado a sessão para saber se os vereadores de situação e oposição iriam votar no partido ou não, e deu no que deu: ideologia política partidária, e foi feita justiça de certa maneira, sendo que a casa legislativa estava cheia e quem era pressionado saiu aplaudido.
O vereador Kelvis cobrou do Prefeito a apresentação da auditoria feita nos três últimos mandatos das Administrações Municipais e também do atual Governo, mas pede que seja apresentada e informada para a sociedade, também aos legisladores. Fez um pedido ao presidente do Legislativo, porém, elogiou o desempenho do mesmo, que não deixe de apoiar nenhum trabalho de investigação, até porque recentemente foi rejeitado a criação de um cargo de assessor jurídico para auxiliar nos trabalhos da Administração Municipal e acabou rejeitado, inclusive, disse que o Regimento Interno não está sendo cumprindo na regra, favorecendo a alfinetadas. Também fez um pedido: Pelo amor de Deus Prefeito, puxe a auditoria pro limpo, pois quem sabe acelere alguns procedimentos e tudo se resolve. “Não adianta fazer auditoria e deixar debaixo do tapete, pois o que tiver para me cobrar o façam, mas a partir de hoje também irei cobrar e mostrarei documento com comprovação, não importando se está ou não na Prefeitura ou no Legislativo”, assim Kelvis resumiu sua indignação aos ataques contra sua pessoa. A auditoria foi feita, inclusive foi cobrado transparência da empresa contratada que nos prestou consultoria interna de minha Administração. Não averiguaram só a Administração passada, mas também a atual, até porque é muita lei e burocracia, mesmo o prefeito estando bem intencionado e pode aparecer algo irregular. O objetivo “Contratação de Auditor Independente para prestação de serviço técnico especializado de assessoramento e coordenação da Comissão Especial de Revisão para análise de processos de licitação, contratos, convênios, prestações de contas, processos de pagamento e de controle interno”.
Deixe seu comentário