logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

O vereador do município de OURO, Ivandro Masson (PMDB) cobrou da Prefeitura em nome da população do Distrito Santa Lúcia, que nada está sendo feito quanto ao saneamento básico, inclusive fez um requerimento em 2014 pedindo informações, dando conta de que a empresa desistiu da prestação de serviços e que o Prefeito estava tomando as devidas providências, porém, estamos no final do mês de Março e nada vem acontecendo quanto ao caso. Segundo Masson, tem muitos que não acreditam mais que será uma realidade o saneamento básico no Distrito. Masson acredita que será executado, sendo uma obra com recursos que vem do Governo, dinheiro público, pois se trata de uma benfeitoria muito importante para a saúde pública. Conforme Masson, espera que alguma coisa seja feita dentro de alguns dias, pois já está se transformando num descaso com o Distrito. Masson também pediu que as Prefeituras de Ouro e Capinzal realizem a manutenção da passarela da ponte Irineu Bornhausen, sendo que as chapas estão se soltando e os rebites expostos, podendo causar acidentes e ferimentos. Segundo Masson, quem bateu o caminhão da Prefeitura, foi alguém não habilitado (credenciado) para estar dirigindo tal veículo.

 

Na sessão de 23 de Março, do ano em curso, também o vereador do município de Ouro, Evandro Marcelo Neiss (PMDB) disse na reunião que em certa época de campanha à Prefeitura iria diminuir o secretariado, justificando que no mandato anterior tinha muitos secretários e diretores. Neis levantou quantos trabalham na Garagem, sendo quatro diretores, um chefe de departamento e um secretário, porém, dois no desvio de função (um é patroleiro e outro trabalhando com caminhão (bateu veículo na estrada e ainda acham que estão certo). Cada profissional tem sua atribuição a fazer, porém, caso não tenha um motorista ou operador de máquina deve-se contratar funcionário. Neis e Massom foram ver o caminhão ano 2013, tanto se falava em rodizio de pneus, pois neste não tem um pneu que preste, inclusive tiraram fotos que comprovam a situação que se encontra. O caminhão está sem placa e falta a sinaleira dianteira, depois é dito ser um exemplo de administração fazendo: “tudo certinho”. Neis comentou sobre o trator que faz dois anos que quebrou e deixaram um ano no meio da roça e há um ano que encontra-se na Garagem, sendo que viria um perito para dar uma solução e que nada da máquina voltar a prestar serviços. Neis fez pedido verbal sobre a estrada de acesso à localidade de Linha caçador, sentido a linha Carmelinda, precisa de manutenção urgente e vem deixando descontente os usuários do trajeto, inclusive, a estrada de Linha Leãozinho encontra-se também na mesma situação precária; ainda o problema é o mesmo em Nossa Senhora das Graças.      

 

Será que foi liberado andar de motocicleta e deixar a viseira do capacete levantada ou sem ela? Uns condutores de motos já andam sem calçado apropriado, trajes inadequados, levam volumes não permitidos e vem dando sorte para o azar insistindo em andar com a viseira alta ou sem a mesma.   

 

A briga pessoal na Câmara Municipal vem se agravando, sendo preciso uma intervenção política de ambos os lados, no sentido de evitar algo grave. Não estamos criticando “A” ou “B”, e sim, tentando alertar para a gravidade que poderá chegar tal intriga desnecessária.

 

Um vereador sugeriu que o ginásio de esportes de uma escola da cidade alta fosse cedido para a comunidade, isto quando o educandário não esteja ocupando, porém, com cobrança de horário. Também sugerimos várias vezes e fomos criticados na época, que o ginásio esportes no São Luiz pudesse ser usufruído pela comunidade, sendo o loteamento mais velho da cidade, portanto, pouca ou quase nada tem de estrutura pública para o lazer, entretenimento e bem estar.

 

Ainda temos esperança que seja construída a ponte para veículos automotores no lugar da pênsil, o que poderá servir de contorno viário na travessia do Rio do Peixe sentido Capinzal e Ouro ou vice-versa. A construção da segunda ponte seria uma obra intermunicipal, pois a pênsil não é segura o suficiente, sendo que foi levada pelas enchentes e até acabou derrubada pelo vento.

 

Que seja mão única da ponte Irineu Bornhausen, também com vindas das ruas Wanda Mayer e José Zortéa, sentido Rua XV de Novembro rumo à cidade alta. Também mão única do Posto do Canhoto por toda a extensão Rua Presidente Nereu Ramos, isto para poder fluir melhor o trânsito, diminuir distância a ser percorrida resultando num tempo menor em permanecer na via pública e gerar economia de combustíveis.

 

Que a Prefeitura venha priorizar compra e adequar o antigo prédio do Hospital e usar como posto e unidade de saúde, já que não tem sede própria de trabalho. Também usar o local com prestação de serviços de laboratórios, farmácia popular, realização de microcirurgias, dotando o espaço de aparelhos e equipamentos.

 

Quanto a ferragem do muro em fase de construção, próximo da Escola Mater Dolorum, os quais foram entortados para dentro da Rua Carmelo Zocolli, poder ser fácil a identificação do (s) malfeitor (es). Como assim? Ver o monitoramento que se localiza no Calçadão, sendo que a filmagem certamente existe, devendo ser usada para tentar identificar o (s) cidadão (ãos)

 

Como tem muros de concreto armados construídos nas margens do Rio Capinzal, que a Prefeitura proponha uma compensação de área e canalize parte do mencionado rio, o que serviria para melhor escoar as águas. A canalização serviria de passeio público, até para estacionamento de motocicletas, ciclovia e praça pública.

 

Como alertamos em várias edições, que o barranco viria abaixo e realmente aconteceu em parte do mesmo. Na época informamos sobre o problema e sugerimos que fosse construído o muro e implantar em cima passeio público com grades de segurança.      

 

 

 

 

kits hospitalares para HNSD de Capinzal Anterior

kits hospitalares para HNSD de Capinzal

Vereador presta contas na Câmara Municipal de Capinzal Próximo

Vereador presta contas na Câmara Municipal de Capinzal

Deixe seu comentário