logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

ü    Capinzal deu um grande passo para a futura realização de uma das maiores festas nos dias da folia popular brasileira: o Carnaval.  Foram cinco dias de muita alegria, com desfile de blocos no centro da cidade, possibilitando Carnaval de Rua, Carnaval Infantil, Carnaval da Terceira Idade e um espaço disponível aos foliões e ao público em geral relaxar após tanta folia: o Bar Alegria. O Carnaval foi realizado de 08 a 12 de fevereiro, ou seja, de sexta a terça-feira, mas para tanto, precisou mudar o Governo Municipal para ser atendida a vontade do povo: Carnaval de Rua e jamais no Chiqueiro (cercado que até parecia uma lata de sardinha, muito exprimido ficavam os foliões, pois sequer tinha local ao público).

ü    O bom do Carnaval de Capinzal, é que deram a vez e o direito dos talentos capinzalenses tocar e cantar, enfim, a gestão administrativa municipal 2013 a 2016 reconhece o valor de nossa gente e de nossa terra. No Governo do então prefeito Paggi, Capinzal teve Carnaval de Rua, depois se passaram quatro governos municipais, porém, talvez priorizaram a realização do evento em salão e num cercado do tipo alambrado do campo de futebol, porém, material de lata. O tempo passou e aí estamos, voltamos a ter o Carnaval de Rua, pois este Semanário muito sugeriu e criticou essa falta de opção aos capinzalenses. 

ü    Foram cinco dias de carnaval e sequer foi registrada uma ocorrência de violência ou de outro delito. O monitoramento das vias públicas, presença da Polícia Militar e também do serviço de segurança privada, ajudou em manter a ordem, porém, o povo foi ordeiro e de paz. A exemplo dos ex-vereadores: Andevir e Bruxo, este Semanário também, por diversas vezes sugeriu o monitoramento do trânsito com câmeras registrando através de filmagens. Se Joaçaba tem um Carnaval para desfile de escolas de samba, nós capinzalenses passaremos a ter um Carnaval povão, do tipo de Olínda, de Ceará, da Bahia e tantos outros municípios mais.

ü    Quem diria, certos ex-mandatários preferiram ouvir a opinião de seus informantes e não a do povo e muito menos de certa imprensa, então deu no que deu: só carnaval de salão e dentro de certo alambrado. Audiência pública tem a sua finalidade, mas a vontade popular na questão passatempo, lazer e entretenimento estavam mais do que no momento de ser levado em conta. Ainda bem que continuamos com existência da Perdigão (BRF) em nosso Município, pois perdemos o título regional da Festa do Milho, também de Capital do Chester, ainda se foi a Chesterzal (Festa do Chester).    

ü    Parabéns a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Seila Eliane Ribeiro, também ao diretor de Cultura, Luiz Alcides Dambrós, porém, também os méritos são extensivos ao prefeito Andevir Isganzella (PT) e ao vice-prefeito, Vilson Luiz Farias (PP), por acreditarem e por desenvolverem ações em favor da realização do Carnaval de Rua de Capinzal. Querer é fazer algo acontecer, para tanto, tiveram boa vontade em atender ao aclamo da sociedade capinzalense. A diferença, é que fizeram um carnaval com a participação gratuita aos foliões e público em geral, seja ele capinzalense ou não (sem cobrança de ingresso). Capinzal quem te viu e quem te vê, pois chega de perder, agora é a vez de começar a ganhar em ações, serviços e na perspectiva de vida do povo.

ü    Carnaval de Capinzal com Trio Elétrico, inclusive, os capinzalenses não precisam mais ir para outros centros em busca de eventos carnavalescos. É tão simples atender a vontade popular, basta usar do bom senso e da força de vontade para tanto. Para o próximo ano cada bloco terá a sua música no Trio Elétrico, quem sabe teremos arquibancadas e camarotes. Condições para tanto tem sim, inclusive, os organizadores e lideranças tem capacidade para tanto.

ü    O mundo todo fala da renúncia do papa e pega a todos de surpresa. No site do Bom Dia Brasil (http://g1.globo.com), edição atualizada em 12/02/2013 08h41: Imprensa internacional destaca renúncia do Papa Bento XVI. Jornal do Vaticano diz que afastamento é ato espiritualmente exemplar. Revista alemã Spiegel fala de situação inédita e aponta crise na Igreja. O afastamento do Papa foi qualificado de um ato espiritualmente exemplar pelo jornal do Vaticano, o Observatório Romano. Segundo o jornal, a decisão foi tomada há um ano, durante uma viagem de Bento XVI ao México e a Cuba. Foi a primeira vez que o Papa apareceu apoiado numa bengala, demonstrando fragilidade. No nosso modo de ver, a renúncia do Papa tem seus motivos, os quais não estão bem claros, no entanto, é preciso que a igreja católica pare com o sistema conservadorismo. A mencionada religião é taxada como conservadora em certos temas, mas em muitos casos poderia facilitar o batismo, o casamento, comunhão e crisma sem tanta exigência.

ü    É, teve quem tirou considerações erradas do vice-prefeito de Capinzal, pois apesar de ter sido um excelente vereador, quando apresentou importantes projetos que não foram viabilizados pelo poder publico da época, dá para descrever que era um excelente homem público. Agora como vice-prefeito, demonstra estar mesmo com o povão, sempre presente nos eventos e ouvindo as sugestões que beneficiam a coletividade capinzalense. Parabéns Farias pela sua postura, modo de agir e de pensar, inclusive, pelo trabalho voluntário que desenvolve por muito tempo, ainda é reconhecido como um empresário de credibilidade.

ü    Parabenizamos a todos os vereadores que aprovaram a destinação de recursos para custear a realização do Carnaval de Capinzal, os quais elogiaram o evento que foi do agrado dos munícipes. É assim que os vereadores devem trabalhar, sabendo reconhecer o que é bom para o Município e sua gente. Os vereadores valorizaram a iniciativa da Administração Municipal em realizar o carnaval de rua.

 

Campos Novos é sede de encontro de comitês de bacias hidrográficas Anterior

Campos Novos é sede de encontro de comitês de bacias hidrográficas

Paim Filho (RS) e região se preparam para a 4ª Canoagem Ecológica Próximo

Paim Filho (RS) e região se preparam para a 4ª Canoagem Ecológica

Deixe seu comentário