logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

ü     Um ato vergonhoso e passivo de punição foi o que fizeram certos marginais, os quais tentaram virar o “avesso” uma das escolas que é referência na educação de Capinzal, o Mater Dolorum (estadual) e a depredação contra o patrimônio da municipalidade de Ouro. O vândalo cometido nas cidades coirmãs pode ser o início da formação de gangues, mas não acreditamos que alguém pagou ou mandou fazer essa barbaridade. Na mencionada escola jogaram no chão material pedagógico e de escritório, da mesma forma na biblioteca e na sala dos professores, já na cantina arrancaram parte do forro para poder entrar, ainda numa das salas anexas à secretaria, apesar de ter vários banheiros, ele ou um deles acabou defecando atrás da porta. Já na garagem da Prefeitura onde está a Secretaria de Transportes e Obras, tentaram levar a bateria de caminhão-basculante (caçamba) novo, que se quer rodou um metro à disposição da municipalidade, também danificaram acessórios e dispositivos de segurança de ônibus e demais meios de transporte da educação, enfim, boa parte dos veículos e máquinas que estavam no pátio da garagem deve passar por uma revisão mecânica, pois existe a suspeita de que colocaram areia no tanque dos mesmos. Não contentes os malfeitores, estes foram até aos fundos do Ginásio Municipal de Esportes André Colombo e lá quebraram grande número de vidros, o que demonstra irracionalidade e talvez sob o efeito de alguma droga (lícita ou ilícita). É uma faca de dois gumes, porém, como não tem uma câmera de monitoramento na Escola e nem Prefeitura, é de se pensar nisto, inclusive, não tem como ficar sem um ou mais vigilantes noturnos.

ü     Há muito tempo viemos alertando que a droga ilícita vem pegando corpo em nossa cidade, portanto, é preciso ajudar os viciados, então se não é mais preciso o consumidor aceitar ou não ir para um centro de recuperação, é bom começar a internar essas vítimas das substâncias químicas. Não estamos aqui para condenar qualquer viciado, e sim, a nossa preocupação é com a saúde pública, até porque tal vício vem destruindo famílias e lares. Um ditado é bater e valer: “Onde tem fumaça, também tem fogo”. Da mesma forma e maneira, onde tem drogado tem traficante.

ü     Capinzal teve excelentes prefeitos e também vice-prefeitos ao longo do tempo. No caso do então prefeito Celso Farina, este fiscalizava as obras e serviços de seu governo, saía trocar ideias com o povo, também detestava dedo duro. Quando foi prefeito Irineu José Maestri, este sim tinha formação, era administrador, inclusive deixou no cargo certos adversários políticos, por entender o que é bom não se mexe. Paggi e Thomazoni por terem construído escolas e incrementarem a renda e muito mais. Nilvo muito fez, prova disto conseguiu a sua reeleição. Agora queira ou não os entendidos, de uma forma ou de outra o prefeito que executou e vem realizando obras e ações é Leonir, apesar de não conseguir um novo mandato, mas até agora é o que mais se destaca, pois seu antecessor em oito anos não fez o que o atual fez em quatro anos de governo. De momento a grande expectativa é com o futuro prefeito, o jovem Andevir, para que venha a fazer um bom mandato, pois vontade para tanto tem o suficiente, no entanto, muito depende da equipe de trabalho que vai formar.

ü     Quanto ao vandalismo cometidos contra o patrimônio público, isto, na Escola de Educação Básica Mater Dolorum (Capinzal) e também no município de Ouro (garagem de transportes e obras, e no ginásio de esportes), é uma prática vergonhosa, porém, não é só o monitoramento que vai ajudar a dizer um basta a essa criminalidade, e sim, a Policia e o povo devem trabalhar juntos de forma preventiva. É comprovado que a blitz de trânsito não tira os criminosos das ruas, mas o importante é saber identificar quem é bom e mau cidadão, portanto, se a polícia não identificar, caso a sociedade suspeitar de algum comportamento, de imediato deve comunicar a autoridade policial no sentido de evitar o pior. Existe muita semelhança no primeiro e segundo vândalo feitos na garagem da Prefeitura de Ouro, agora também na Escola Mater Dolorum, em Capinzal, o que pode caracterizar a formação de gangues motivadas pela influência de poderio e desafiando os limites de segurança. Quanto ao Mater Dolorum, quem agiu no educandário, deve conhecer as dependências, pois pela maneira que desativou o alarme e a telefonia, sabia muito bem a onde estava e pode conhece o espaço.

ü     Com a parada nas emissoras AM, Gabriel Santos e o passamento Dirceu Ramos ficou uma lacuna na locução da programação gaúcha, apesar de que tem outros profissionais do microfone, mas a verdadeira raiz se perdeu. Ainda tem um capinzalense que sabe muito sobre a cultura gaúcha, pois vive a mesma e passa muito bem o tradicionalismo aos radiouvintes, sendo ele o Velho Valdomiro. Programas tradicionalistas devem ter o linguajar, músicas e canções típicas do gênero, porém, não pode faltar quem entende da lida, ou seja, comunicador identificado com tal cultura.

ü     Sequer era vereador ou suplente de vereador, mas fez bem mais do que muitos com mandato, sendo o popular Jegue, pois trouxe para Capinzal através do deputado Sopelsa verbas para saúde (reforma e ampliação de postos de saúde) e também para a agricultura. Jeque apesar de antes estar sem mandato já fez muito por nossa terra e nossa gente, dirá então agora eleito, muito mais fará pela coletividade.

ü     Na edição de nº1.092, de 19/10/2012, inserimos a matéria assim intitulada: O triste adeus aos bons exemplos de homem público e de cidadão / Ivo Luiz Bazzo deixa um legado e tanto aos ourenses e capinzalenses, ainda este Editorial: Sempre lembrado Ivo Luiz Bazzo. Então recebemos E-mail do escritor Derly P. Souza, assim descrito: Embora com tristeza pelo conhecimento do passamento do Sr. Ivo Luiz Bazzo, parabenizo ao jornal O Tempo pelo seu Editorial e a matéria da página 4, edição de19/10/2012. Prefeito da minha terra por duas ocasiões, quando eu já residia em Campos Novos, lembro-me dele dos primeiros anos da minha adolescência vividos aí no Ouro. Aproveito da oportunidade para transmitir os meus sentimentos de pesar e a minha solidariedade à Família Bazzo. Abraço (Derly P. Souza)

 

Malfeitores agem em Capinzal e Ouro Anterior

Malfeitores agem em Capinzal e Ouro

Lanhi agradece os votos de confiança Próximo

Lanhi agradece os votos de confiança

Deixe seu comentário