logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

ü    Enquanto no comércio local tem certos atendentes e caixas de caras amarradas, sequer dão um sorriso, pois deixam de ser agradáveis, na última semana que passou apareceu um cidadão que se diz ser de um estado do sudeste, talvez seja universitário, consequentemente, vem dando show de vendas de livros e revistas. O mesmo mostra um panfleto da universidade, informa o curso que supostamente está fazendo e faz apenas duas perguntas: Se sabe qual é a doença que mais mata no Brasil e quem foi crucificado, porém, não anota nenhuma das respostas. Finaliza a arte de vender entregando panfleto de uma determinada religião, porém, pede se crê que o filho do Senhor voltará para junto dos simples mortais, então assim um dos questionados respondeu: Caso retornar poderá ter outro fim, pois o povo está cada vez mais materialista e nem sempre valoriza a virtude de terceiros, portanto, existe a justiça e a injustiça, pois quem vê cara não enxerga o verdadeiro coração.

ü    Hoje, se não temos os melhores vereadores do estado, pelo menos contamos com um e outro edil que fiscaliza a aplicação do dinheiro público, ainda faz uso da palavra para mostrar a realidade para o povo. Tanto do lado da situação quanto da considerada oposição os vereadores se manifestam na Ordem do Dia, no Expediente dos parlamentares, enfim, defendem seus princípios e também da coligação que fazem parte. É uma pena ficar de fora do corrente pleito eleitoral um vereador polêmico, mas atuante, inclusive, um que mais fez e continua fazendo obras de caridade. Política deve ser feita para servir e jamais para denegrir a imagem de quem quer que seja.

ü    Na cidade alta de imediato é tirado Outdoor por supor que aquilo dá voto e pode ser caracterizado como campanha extemporânea, no entanto, outras ações e serviços acontecem na cidade baixa e ninguém faz nada acabar com a poluição visual. É um festival de placas e de outdoor atrapalhando a visão e distraindo a atenção dos motoristas, dos motoqueiros e até dos pedestres, pois as mesmas estão colocadas em pontos que podem favorecer para acidentes de trânsito (cabeceira de pontes, rótulas para retorno, em semáforos, próximo a faixas de pedestres, em curvas). Placas e Outdoor estão em todos os lugares em distâncias que não deveriam ser permitidas, já que ferem os deveres da lei de trânsito e também do código de posturas do Plano Físico e Territorial Urbano. Cremos que um Outdoor não tem toda essa força como pensam uns e outros para influenciar e decidir uma eleição, até porque é fixo e não tem circulação e nem abrangência, mas que o Outdoor de propaganda de empresas e eventos em locais indevidos pode causar acidentes caso a municipalidade não disciplinar tal prática, isto é inevitável.  

ü    Faz quase dois anos que faleceu Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (Miroca) e nada das autoridades prestarem uma homenagem ao bom nome da mencionada e sempre lembrada cidadã. A sugestão é que deem o seu nome para a guarnição do Corpo de Bombeiros, já que ela foi uma bombeira voluntária, liderou e sugeriu a Campanha Pró Construção do prédio do Corpo de Bombeiros, visando à doação de materiais de construção. Outro que faz por merecer um reconhecimento, também falecido, Darcy Wilbert, marido de Miroca, o qual conseguiu muitos benefícios para Capinzal e prestou inúmeras obras de caridade, então a sociedade está em dívida com ambos.

ü    Mais uma vez sugerimos que os vereadores façam uma proposição de outorga de Título Benemérito de Capinzal para a atleta da seleção brasileira de Handebol, Chana Masson. Justificativa: Chana vai participar pela quarta vez consecutiva das Olimpíadas, é atleta na Dinamarca, defende as cores da Seleção do Brasil, principalmente, por levar o nome de Capinzal pelo mundo afora. Esperamos que algum homem público atenda ao nosso pedido, mesmo sendo em período eleitoral, até porque o município, o estado e o país não podem parar por causa de um pleito eleitoral. 

ü    Panfletos são descritos se caso alguém suspeita ou venha a conhecer alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo algum tipo de violência, que denuncie. Alerta: Isso pode ajudar meninos e meninas que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas às instituições responsáveis para tanto, seja ela com poder de polícia administrativa e autoridade militar. Tanto a polícia quanto o órgão responsável pelas crianças e adolescentes não devem só esperar por denúncias, se é visível que certos jovens estão expostos à violência, ou seja, muitos garotos estão ingerindo bebidas alcoólicas, cigarros, porém, de momento são drogas lícitas, amanhã pode ser as ilícitas. Quanto às garotas, tem quem sai diariamente, de manhã, de tarde e à noite, consequentemente, sempre é vista com rapazes, mas é visível que não apenas uma amizade, e sim, pode estar rolando ato sexual. Encontros e assédios acontecem no centro da cidade, mas quem deve ver não enxerga, pois estão na situação cômoda de só receber denúncias, então a medida curativa deixa de ter a eficiência da ação preventiva.  

ü    Sabemos da importância das blitz de trânsito e do monitoramento através de câmeras no centro da cidade, porém, é preciso melhor atuação do policiamento ostensivo, ou seja, que o mesmo esteja mais presente em várias ruas da cidade seja pela manhã, tarde e à noite. Se a polícia é vista a bandidagem acaba se inibindo, sendo uma prática que acaba desmotivando o malfeitor. É preciso que a polícia venha a implantar um posto de atendimento e observação na minúscula área comercial, podendo se instalar no Calçadão ou quem sabe na Praça Pedro Lelis da Rocha, o que na certa evitaria certos delitos e a resposta policial seria imediata. Outro bem necessário é que o povo denuncie caso achar algo suspeito.  

ü    Uma empresária zorteense fez propaganda de rádio, de outdoor e de som de rua, porém, não conseguiu atrair a clientela que esperava para dentro de sua loja de confecções. Para poder mudar a situação, a mesma mandou imprimir panfletos e pagou o encarte neste Semanário, então os exemplares foram entregues dentro da cidade de Zortéa e o resultado para a empresária foi surpreendente: venda na certa. Ela também está interessada em propaganda impressa no próprio jornal, já que teve retorno com um simples panfleto colocado dentro deste periódico. Tem quem acaba piscando no escuro, sendo que só ele sabe o que está fazendo. 

ü    Um produto de qualidade comprovada que está na preferência dos paranaenses é da marca Ruaro Indústria de Massas, com fabricação de bolachas, canudos e pães para churrasco e muito mais, sendo ela de União da Vitória (PR). Fone para contato: (42) 3523-4141 e faça excelente negócio. Além do mercado consumidor do Paraná, a empresa Ruaro também comercializa seus produtos em boa parte do estado de Santa Catarina, inclusive, em Capinzal (SC) pudemos provar as delícias produzidas pela mencionada indústria, quando da visita do mesmo em nossa cidade no último sábado que passou.

 

Lançamento da obra ?Uma História de Amor e Dor? é nesta quinta-feira Anterior

Lançamento da obra ?Uma História de Amor e Dor? é nesta quinta-feira

Organizações LIMGER assinam contrato de patrocínio com AJOV e AMOJ Próximo

Organizações LIMGER assinam contrato de patrocínio com AJOV e AMOJ

Deixe seu comentário