logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

ü    No cenário político local a escolha na situação não teve alteração, mas na oposição em termos de nomes e para poder fazer a composição da coligação praticamente vai se arrastar até o último instante. Os que estão na chapa majoritária e visam manter-se no poder, ambos foram vereador e prefeito, já parte da oposição com pretensão de governar, estes exerceram o cargo de vereador, agora tentam uma eleição como chefe do Executivo Municipal. Desta vez, irá medir força a política partidária contra possíveis credos religiosos. As duas chapas pertencem a partidos políticos, mas a fé cristã poderá ter uma participação mais presente nestas eleições, já que uma das chapas é encabeçada por dois cidadãos da linha de frente das duas maiores religiões em nível local, porém, os outros dois pertencem a maior sigla partidária do Município e estão com o governo nas mãos.

ü    Tem prestador de serviço em momento de trabalho entregando e também pedindo o número de telefone celular da mulherada. Talvez essa prática possa ser boato ou rumor, até porque ninguém denunciou a influência e sedução, mas vem dando conta que na locomoção a mulherada que atrai olhares por sua beleza tem livre passagem, já o homem acaba sendo molestado. Aquele do sexo masculino, principalmente, caso tiver envolvimento com alguma prenda ou tenha pretensão de ficar com a mesma pretendida pelo obstáculo, então é importunado por suposta disputa amorosa.   

ü    As entidades representativas vêm fazendo o dever de casa, ou seja, realizam ações e serviços em proveito das instituições e das empresas associadas. Sabemos da importância de fortalecer as empresas e os empresários, mas as entidades também deveriam buscar decidir a política local e até a regional, porém, devem fazer entendimento que seja bom para a geração de trabalho e renda coletiva e jamais com pretensões do venha ao nosso reino. As entidades devem ter comando e liderança no sentido de fazer valer a política social, empresarial, industrial e até partidária, caso tenham a pretensão de progresso e desenvolvimento. 

ü    Há certo tempo reconhecemos a importância dos bugres (índios) que frequentemente habitam as proximidades da caixa d’água da via férrea, onde instalam suas barracas e lá permanecem por dias e até meses. É bonito ver os mesmos fazendo as cestas, depois saindo em caminhada tentando vendê-las, sendo algo que faz parte da cultura indígena. Voltamos a bater na mesma tecla, é que a Prefeitura venha viabilizar ou reservar um local para este tipo de acampamento, pois o tal habitat vem gerando acumulo de lixo, descarte de donativos, ainda urinam e defecam em qualquer lugar. Senhoras e Senhores, a Saúde pública agradece se fosse feita uma ação cabível e aceitável, pois o que pode aparentemente ser um benefício, também pode caracterizar malefício e um descaso por parte das autoridades locais com os moradores próximos do acampamento e aos próprios transeuntes.

ü    Foi descrito nesta mesma coluna que uma tubulação de alguma propriedade da Rua Aparício Ribeiro vem esgotando a água da pia de lavar louças, da máquina de lavar roupas, do chuveiro e até do banheiro direto na rede de escoamento das águas pluviais, porém, até o momento nada de concreto foi feito. Na última semana que passou, um motorista deixou cair a chave do carro numa boca de lobo, então a prefeitura através da Diretoria de Urbanismo retirou a grade e recuperou a chave do veículo para o cidadão. Infelizmente, uma boca de lobo acima tem um crime ambiental, basta alguém da Vigilância Sanitária olhar e vai constatar encanamento clandestino na rede de escoamento das águas pluviais, onde prolifera mau cheiro e dá para ouvir o deságue. Dizem que caso como este deverá esperar até o próximo ano, quando será feito o saneamento básico da cidade, mas numa situação desta, a ação se faz necessário hoje e não amanhã.    

ü    No dia 1º de julho inicia a vinculação da propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão, quando estará em evidência a política e a politicagem, porém, a sorte que a utilização do espaço nestes meios de comunicação é gratuita, pois muitas propostas que serão faladas e mostradas, pouco ou quase nada de proveito terá o público alvo. O melhor caminho para os eleitores decidirem pelo bem do Município e de sua gente é diferenciar política de esporte, pois numa decisão eleitoral deve optar pelo voto de confiança analisando proposta de trabalho, quem é o candidato e quem lhe assessora, enfim, deve fazer valer o seu direito adquirido: votar com a razão e jamais por interesse ou benefício particular.

ü    Virou mania qualquer um trancar o dito Calçadão, o qual até o presente momento não mostrou a sua real finalidade. Um bem necessário foi recuperar os canteiros deteriorados e alguns bancos danificados pela ação do tempo e também por causa de vândalos. Existe uma placa na entrada do Calçadão que é proibido transitar com caminhão, porém, veículo de carga permaneceu parado a manhã toda e parte do período da tarde em pleno Calçadão e ninguém fez nada para fazer valer a lei de trânsito e de polícia administrativa na minúscula área comercial. Também foi visto colocarem uma grande barraca no final de semana, a qual dificultava o livre acesso dos pedestres e praticamente trancava a entrada e saída de um dos estabelecimentos comerciais no Calçadão. A área central da cidade já é ultrapassada, portanto, se faz necessário expandi-la para a cidade alta, também é importante auxiliar na construção de um Shopping Center para que o comércio em si saia das poucas quadras da cidade baixa e venha a servir em outros pontos do perímetro urbano.

ü    O pessoal está a se perguntar, por que a intimação feita para comparecer na Delegacia não está descrito o motivo que você está sendo intimado? Além de não dar informação, ainda é descrito que o não comparecimento implica no crime de desobediência previsto no Código Penal, sendo passível de detenção de 15 dias a seis meses, mais multa pela desobediência. O mais complicado que marcam um horário em que você está em pleno horário de trabalho e às vezes não tem quem possa lhe substituir. Os parlamentares (deputados e senadores) devem fazer valer o ato democrático, fazendo mudanças nas leis que também favoreçam aos cidadãos comuns e não só privilegiando os atos burocráticos. 

ü    Amanhã, sábado, 07 de julho completa 29 anos que a arapuca foi armada e também puxado o tapete dos municípios e sua gente do Vale do Rio do Peixe, pois aproveitaram a cheia do Rio do Peixe para desativar o que foi construído de 1907 a 1910, ou seja, a ferrovia do contestado. Esperamos que os próximos prefeitos e vereadores unam forças aos deputados, senadores e até ao governador do Estado, visando a retomada da atividade férrea a qual jamais poderia ser desativada por causa da politicagem barata e mesquinha.

ü    Por que será que numa união de casal, homem e mulher, o marido aceita os filhos da mulher, mas nem sempre a mulher aceita os filhos do homem? Também numa vida conjugal quando certa mulher consegue a sua independência econômica e financeira acaba abandonando o casamento justificando o injustificável? Deveria ser uma faca de dois gumes, onde poderia prevalecer o lado de cada uma das partes, mas geralmente a mulher decide e pronto. Mulher é bom e necessário, porém, existe mulher e mulheres. Não é para menosprezar, mas em certos casos uma mulher acaba prejudicando a vida de um homem, pois pensa em si própria, portanto, se casamento e mulher fosse tudo, na passagem bíblica Jesus Cristo seria casado.  

ü    AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO PREFEITO: Governar o Município de forma conjunta com os vereadores; Funções atribuídas às áreas políticas, executivas e administrativas; Representante do povo na busca por melhoria do Município, oferecendo boa qualidade de vida aos habitantes; Reivindicar convênios, benefícios, auxílios para o Município que representa; Apresentação de projetos de leis à Câmara Municipal, sancionar, promulgar, além de publicá-las e vetá-las. Cabe ao prefeito também convocar a Câmara em casos excepcionais; Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar o Município; Representante máximo do Município de forma legal; Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios; Quanto às funções executivas, cabe ao prefeito planejar, comandar, coordenar, controlar entre outras atividades relacionadas com o cargo; Zelar pela limpeza da cidade, manter postos de saúde, escolas e creches, transporte público entre outras atribuições; Administrar os impostos (IPVA, IPTU, ITU) e aplicá-los da melhor forma. Por Eduardo de Freitas (Site Brasil Escola). FUNÇÕES DO VEREADOR: Tem a missão de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito. Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias da para a população local. O prefeito sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.  Por Wagner de Cerqueira e Francisco (Site Brasil Escola)        

ü    Nesta mesma edição, sugerimos que leia a matéria assim intitulada: Retalhos de Capinzal. É uma bonita história em que povo ajuda o povo, principalmente quando a amizade está acima de tudo e de todos. A triste ironia do destino acabou deixando três crianças órfãs de pai, mas a mãe conseguiu criá-los com dignidade, amor, perseverança e otimismo. Um dos filhos, com apenas oito anos de idade levantava às 4h da madrugada para ajudar a sua mãe na faxina de salas comerciais para que pudessem sobreviver. O menino além de trabalhar, também foi bem nos estudos, pois se destacou e por mérito foi o melhor aluno na aprovação, porém, não tinha como ir à formatura, devido a falta de dinheiro para comprar a roupa e calçado. Então, certo dia Deus colocou em seu caminho dois amigos de seu falecido pai, os quais ofereceram ajuda a família, portanto, conseguiu colar grau e hoje é um dos melhores profissionais numa determinada atividade num departamento do poder público na cidade de Capinzal, onde contabiliza excelentes resultados.  

 

Anterior

É BOM SABER...

Poder Legislativo de Capinzal Próximo

Poder Legislativo de Capinzal

Deixe seu comentário