Ligeirinho
Fique por dentro
ü As festas juninas se perderam no tempo, apesar de que os comes em si são os mesmos, mas os bebes mudaram da noite para o dia, o que descaracterizou esse evento típico desbancado de sua verdadeira cultura. O quentão virou uma porcaria, pois não pode ter álcool, mas se vende cerveja, o que também é um bem necessário. A música e a canção caipira deram lugar a outros gêneros. Ainda bem que a dança da quadrilha, da fita e outras mais foram mantidas dentro de tanto desencontro. Uma ideia: alguém deve resgatar a verdadeira festa junina com fogueira, quentão com álcool, batata doce, pinhão, música, canções e danças típicas caipiras.
ü Geralmente estamos ouvindo que a curva do Barro Preto é perigosa, seja de boca em boca ou via emissoras de rádio local, caso ela for realmente violenta, então devem dar voz de “prisão” para a mesma. Por quatro anos consecutivos passamos duas vezes por dia no mencionado trajeto, ou seja, se deslocando ao anoitecer e voltando à noite, porém, se você não pode com ela se una a ela. Se a curva é para ser feita em velocidade “X”, então seja prudente e jamais imprudente, pois se achar que o local é pista de corrida, o resultado será sempre o mesmo: acidente, capotamento e danos materiais, e deve levantar as mãos para o céu se todos saírem com vida. Lembre-se, a curva não é perigosa, e sim, as pessoas despreparadas para conduzir carros e motos.
ü Mais um arrombamento aconteceu em Capinzal, desta vez fora da minúscula área comercial, à Rua Presidente Nereu Ramos, no Supermercado Ribas, sendo que a audácia dos ladrões é cada vez mais ousada, pois os mesmos quebraram um vidro nos fundos do supermercado (margem do Rio Capinzal) e outro na lateral (localizado à Rua José Vicari). Os malfeitores além de roubar, jogaram mercadorias pelo chão, levaram uns trocos que tinha no caixa, vasculharam e reviraram o escritório, ainda comeram bolachas e atiraram o pacote vazio ao solo. A Família Ribas é trabalhadora, enquanto os vagabundos vêm encontrando facilidade para fazer e desfazer, infelizmente as pessoas de bem não podem e nem devem andar armadas para se defender e preservar seus pertences. A sorte que uma denúncia por telefone feita, então a polícia chegou ao local que foi levado o fruto do roubo, porém, dos vários moradores, dois eram os culpados, no entanto, conseguiram fugir, inclusive, tinham passagem pela justiça. Infelizmente, ainda a polícia não consegue identificar quem são os bons e os malfeitores perambulando pelas ruas, caso fosse possível, seria uma ação preventiva e tanto.
ü Por vários meses foi descontado na aposentadoria da cliente de uma instituição bancária o valor de R$ 22,00, referente gastos com Internet. Certo dia a cidadã pediu a bancária por que do desconto mensal de tal importância, então a mesma disse que era proveniente ao plano benefício da Internet, então a idoso reclamou que não tem tal prestação de serviços e nem autorizou qualquer desconto em sua conta. Como o banco não solucionou o problema, então a mesma foi até o Procon, e a responsável pela defesa do consumir ligou na agência bancária e os mesmos se responsabilizaram em ressarcir a cidadão do prejuízo, porém, ficaram irritados, mas irão fazer a restituição depois de um ou dois meses. Isto seria passivo de uma atuação do Ministério Público ou do próprio judiciário, seja o caso individual ou coletivo.
ü É um festival de placas e de outdoor atrapalhando a visão e distraindo a atenção dos motoristas e dos motoqueiros, pois as mesmas estão colocadas em pontos que podem favorecer para acidentes de trânsito (cabeceira de pontes, rótulas para retorno, em semáforos, próximo a faixas de pedestres, em curvas), enfim, estão em todos os lugares. Existe o Plano Físico de Territorial Urbano e o Código de Posturas contendo medidas de polícia administrativa a cargo do Município em matéria de higiene, segurança, ordem publica e bem estar público, localização e funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviço, estatuindo as necessárias relações entre o Poder Público local e os munícipes. Dos anúncios: cartaz, outdoor, programa, quadro, painel, emblema, placa, aviso e mostruário, luminoso ou não. Feitos de qualquer modo, processo ou engenho, suspensos, distribuídos, afixados ou pintados em paredes, muros, tapumes, veículos ou calçadas, a sua exploração dos meios publicidade nas vias e logradouros públicos, bem como nos lugares de acesso, depende de licença da Prefeitura, sujeitando o contribuinte ao pagamento da taxa respectiva. Incluem-se ainda na obrigatoriedade deste artigo os anúncios visíveis dos lugares públicos. Não será permitida a colocação de tais anúncios quando: pela natureza, provocar aglomerações prejudiciais ao trânsito público; de alguma forma prejudicar os aspectos paisagísticos da cidade, seus panoramas naturais, monumentos típicos, históricos e tradicionais dentre outros. Tratando-se de anúncios luminosos, os pedidos deverão ser colocados a uma altura mínima de 2,50m do passeio. Se a fiscalização funcionasse, os anúncios encontrados sem que os responsáveis tenham satisfeito as formalidades deste Capítulo, poderão ser apreendidos e retirados pela Prefeitura, até a satisfação daquelas formalidades, além do pagamento de multa prevista nesta lei.
ü O vendedor ambulante, na proporção vem faturando mais do que o próprio empresário, gasta pouco e ganha muito além do custo. O ambulante tira uma licença para vender uns poucos produtos e acaba recebendo mercadorias de caminhão, porém, deveria fazer o rodízio e não permanecer no mesmo local de sempre. O comerciante tem de pagar alvará de funcionamento e de localização, taxas sanitária, de segurança dos bombeiros e de outras conformidades, já os ambulantes acabam sendo os grandes beneficiados, declaram algo e comercializam bem mais. Enquanto ao comerciante, tem inúmeros encargos, ainda uma responsabilidade de geração de renda e trabalho, o ambulante se dá bem a custa da burocracia.
ü Na última edição alertamos que não queremos saber quem são os futuros homens públicos, seja ele pré-candidato a prefeito, vice-prefeito e vereador, o que importa é conhecer o plano de trabalho de cada um deles, ou seja, não basta ser bom de voto se não tem um planejamento de ações e serviços. Como não somos políticos e sim formadores de opinião, queira ou não os entendidos, pelo andar da carruagem teremos três coligações, ou seja, o PMDB sozinho ou sabe lá com quem, o DEM recebendo aliado e o PT querendo ser cabeça da terceira chapa. A realidade é uma só: os partidos considerados de oposição ou aqueles que se colocam como oposição estão dando sorte para o azar, ou seja, acabam esperando uma definição de quem são os candidatos a prefeito e vice-prefeito para depois apresentarem os seus. Sempre fomos da seguinte lógica, você é da situação ou da oposição ao governo municipal, pois não existe essa de ficar em cima do muro ou com medo de se mostrar. Se a política for algo sério, então não justifica esconder do povo, consequententemente do eleitor quais são as pretensões. Quem tanto esconda as intenções, é porque não está preparado para governar e decidir os destinos de sua terra e de sua gente. Esperamos que os debates das emissoras locais possibilitem à aqueles que estão no estúdio de fazer pelo menos três perguntas aos candidatos, com direito a réplica e tréplica, caso queira esclarecer dúvidas e no sentido de pressionar os futuros mandatários, caso contrário não façam a discussão sem um aprofundamento.
ü Só falta os meios de comunicação chegarem ao local antes do acidente, pois estes conseguem até se antecipar a própria polícia e aos bombeiros. Como é impressionante a agilidade de certos meios de comunicação falada, pois nem sequer as polícias chegam ao local do acidente ou de uma tragédia e lá estão os meios de comunicação passando as informações e fotografando para colocar nos sites o acontecido, fica essa dúvida: Será que são adivinhas ou estão usando o canal de frequência dos rádios amadores para poder escutar as conversas dos policiais, no sentido de dar furo de reportagem? Se certos meios de comunicação têm o acesso a frequência de canal, alguém lhes passou, porém, já teve quem alertou autoridades competentes, mas pelo que se sabe ninguém tomou uma providência sobre o possível caso que pode ser boatos ou rumores, e com certeza, não passa de uma escuta clandestina.
Deixe seu comentário