Ligeirinho
Fique por dentro
ü É momento das autoridades municipais darem mais valor a quem faz por merecer um reconhecimento, neste caso Chana Masson é o bom nome para ser homenageada com o título de benemérito, por bons serviços prestados ou por suas qualidades e virtudes dentro de Capinzal, pelo estado de Santa Catarina, pelo país e mundo afora. Chana é atleta de handebol desde 1989, se profissionalizou em 1996. É a goleira titular da seleção brasileira de handebol desde 1998, sendo a primeira atleta brasileira a jogar numa equipe estrangeira e, defendendo o time dinamarquês Randers HK, também foi campeã da Copa da Europa de Handebol em 2009. Pela seleção, conquistou o tetra-campeonato Pan-americano (1999, 2003, 2007, 2011). Jogou também nas Olimpíadas de 2000, 2004 e 2008. Em 2010, foi eleita a melhor goleira da Liga Dinamarquesa e vai para a sua quarta olimpíada. Esta sim faz por merecer tal honraria, por levar o nome de Capinzal pelo mundo afora.
ü Um bom exemplo de respeito e valorização do cidadão também foi praticado pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus, na realização da 14ª edição do Jantar “Encontro de Corações” à luz de velas e músicas românticas, sábado, 09 de junho, na cidade de Capinzal. O valor do ingresso era de apenas R$ 45,00, sendo que a mesa fechada para quatro pessoas ao preço de R$ 180,00. Por que o ingresso e mesa eram baratos?... É que o jantar era à base de frutos do mar, massas, carnes, complementos e ainda sobremesa ao preço real, nada mais cobrado além do valor do ingresso ou da mesa para se deliciar com tanta fartura. Esse é um bom exemplo a ser seguido por outros promotores de eventos que deixam a ganância subir na cabeça e acabam cobrando o que não vale.
ü Bons exemplos vêm sendo dado por certos empresários capinzalenses, que a atividade empresarial não se resume apenas em estar situado na minúscula área comercial, e sim deve ser arrojado ao expandir o negócio para outros pontos da cidade. A loja de móveis e eletrodomésticos do João Parizzotto saiu da considerada área nobre, antes situada à Rua Presidente Nereu Ramos, agora está à Rua Luiz Dorini, com ampla loja e com melhor visual, ainda o cliente encontra com facilidade onde estacionar o carro para ir às compras. Outra empresa que se deu bem, e que está instalada na cidade alta, mas vende muito bem na cidade baixa, através de seu disk tele-entrega, é a Panificadora e Confeitaria Novo Sabor. Voltamos a bater na mesma tecla, para que o prédio da Prefeitura seja construído na cidade alta, o que vai facilitar a expansão comercial e empresarial, já que a cidade baixa é algo do passado, do tempo em que a Maria-Fumaça precisa estar ao lado das águas do Rio do Peixe para poder matar a sede.
ü Um vereador que vem surpreendendo a cada sessão ordinária da Câmara Municipal de Capinzal é o Paggi, que apesar de ser suplente, vem fazendo importantes solicitações, sendo a que mais se destacou, foi a solicitação da construção de casas populares, pois é preciso e necessário pelo menos amenizar o déficit habitacional. Tanto Paggi quanto Isganzella também têm a mesma opinião desta Coluna, em colocar em prática uma ação que acabe com as filas nos postos de saúde, basta agendar a ficha, já que não é algo curativo, e sim, preventivo. É intolerável ter de pegar duas vezes ficha, ou melhor, enfrentar duas madrugadas filas na tentativa de consultar e depois para apresentar algum exame. Sabemos das boas intenções do poder público, mas num caso deste deve ser colocado como prioridade o atendimento a saúde dos munícipes.
ü A Lei da Maria da Penha foi criada através de mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Será que os homens estão sendo tão violentos assim, ou qualquer pé de frango dá uma canja dentro do lar?... Em outras palavras: quando um não quer, dois não brigam. A burocracia da lei é teórica, mas na prática o horror acontece: Mulher mata, esquarteja e tentou consumir os restos do que seria o corpo do marido, isto em Barueri (SP). Homens públicos façam leis para todos e não especificas, para não cometerem certos erros achando que é só homem que é violento ou fazendo cotas caracterizando a diferenciação de raças.
ü Chegou até essa coluna uma reclamação por parte de um cidadão, o qual esteve no posto de saúde e recebeu o encaminhamento para realizar sete exames laboratoriais, porém, para a surpresa do mesmo, o custo dos exames nos laboratórios conveniados está mais caro do que nos laboratórios particulares. Então os cidadãos estão a se perguntar: O que o SUS e o poder público ajudam se o desembolso do cidadão acaba sendo maior em laboratório conveniado do que nos particulares? Tem vereador indo ao socorro dos munícipes, no sentido de ter uma definição para que serve o convênio se a requisição de exames que deveria ser um benefício acaba tendo um custo maior ao cidadão?
ü Não queremos saber quem são os futuros homens públicos, seja ele pré-candidato a prefeito, vice-prefeito e vereador, o que importa é conhecer o plano de trabalho de cada um deles, ou seja, não basta ser bom de voto se não tem um planejamento de ações e serviços. Se caso for concorrer a chapa majoritária deve realizar ações que atendam a coletividade, já se a pretensão é a chapa proporcional então deve ser o verdadeiro representante do povo e jamais do Executivo Municipal, pois cada poder devidamente constituído deve ter decisão própria (Executivo, Legislativo e Judiciário, ainda quem sabe o Ministério Público). Quando o cidadão é um político autêntico presta serviços para toda comunidade, porém, se for politiqueiro se corrompe fácil e atrapalha o desenvolvimento e crescimento da comunidade. Para evitar desmando e para ajudar a moralizar o setor público é preciso saber votar, então não vote apenas em pessoas, e sim, em propostas de trabalho sendo possíveis de realizá-las; isto sem ver cores partidárias.
ü É impressionante a agilidade de certos meios de comunicação falada, pois nem sequer as polícias chegam ao local do acidente ou de uma tragédia e lá estão os meios de comunicação passando as informações e fotografando para colocar nos sites o acontecido. Será que são adivinhas ou estão usando o canal de frequência dos rádios amadores para poder escutar as conversas dos policiais, no sentido de dar furo de reportagem? Se certos meios de comunicação têm o acesso a frequência de canal, alguém lhes passou, porém, já teve quem alertou autoridades competentes, mas pelo que se sabe ninguém tomou uma providência sobre o caso que pode ser boatos ou rumores, e com certeza, não passa de uma escuta clandestina.
ü Durante a reunião da Câmara Municipal um dos vereadores estava falando da importância da construção de asfalto ou calçamento das vias públicas, desde que todas sejam devidamente pavimentadas, então um cidadão que estava assistindo a reunião reclamou, xingou e pediu que também fossem construídas residências e reformadas muitas delas. Deu um exemplo, que a residência de sua mãe foi iniciada a reforma, porém, abandonaram os serviços, deixando de colocar as mata juntas, o que favorece por entrar vento, poeira e no inverno o frio é insuportável. Mesmo que pediram que fizesse silêncio, o cidadão procurou reivindicar seus direitos, apesar de que durante a sessão ninguém pode se manifestar.
ü Muitos cidadãos que já foram criança e adolescente não se arrependem de começar a trabalhar com pouca idade, e sim, muito lhes ajudou em termos de responsabilidade. Hoje, crianças e adolescentes até podem roubar, mas não lhes é permitido trabalhar, pois certa burocracia da lei considerada exploração infanto juvenil. No passado quem começou a trabalhar na adolescência aposentou-se antes da idade mínima exigida atualmente. Hoje, se estuda mais tempo e se trabalha menos, já que neste país o cidadão é considerado muito novo ou velho demais para o trabalho.
ü Havíamos criticado que a Prefeitura teve e não tem mais um caminhão-pipa (tanque), para fazer a limpeza das ruas centrais da cidade, auxiliar na manutenção de estradas, para levar água às propriedades rurais em tempo de estiagem e para o que mais se fazer necessário. Segundo as informações, a Prefeitura está adquirindo o dito caminhão pipa para maior prestação de serviços. Novamente sugerimos para que a Defesa Civil tenha em estoque telhas, lonas, quem sabe colchões e que mais se for útil caso aconteça alguma ação do tempo inesperada, pois a melhor iniciativa é a preventiva e jamais a curativa.
ü Sabemos da importância de manter a sinalização de solo, o que possibilita que o livre trânsito seja mais seguro, mas é inadmissível fazer a pintura em horário de pico, principalmente nas ruas centrais da cidade. A minúscula área comercial não comporta o mínimo de veículos, o que ficou mais complicado com a pintura das faixas de pedestres em horário não adequado para tanto, nos períodos da manhã e a tarde, pois a reclamação foi total, até porque muitos ônibus tiveram de fazer outro trajeto.
Deixe seu comentário