logo RCN

LIGEIRINHO

Fique por dentro

 

 
 
ü     Infelizmente virou rotina muitos jovens empinando as motocicletas, basta embarcar nas mesmas e já saem sobre uma roda só. Para ajudar a PM sobre os locais a onde acontecem com mais frequência a imprudência é na Rua Aparício Ribeiro (onde está O Tempo – um jornal de fato), na rua em que as pessoas sobem e descem do loteamento São Luis, tendo como localização a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, na estreita Rua XV de Novembro (acelerando, arrastando o pezinho e provocando explosões no escapamento), também na Rua Ernesto Hachmann (ao lado do lixão da cidade, ou seja, onde os estudados, letrados e cidadãos cultos fazem a combinação volante e álcool).
ü     Só de política e religião as pessoas não vivem, e sim, para sobreviver neste país capitalista precisa ganhar muito para poderem pagar os impostos mais caro do mundo. Os tributos são cobrados em cima do aluguel, das tarifas de energia elétrica – iluminação púbica – água e telefonia, ainda sobre produtos e serviços em gerais. Não dá para entender, o cidadão ganha um salário mínimo e tem de pagar dizimo para frequentar qualquer religião e ainda quando tem confraternização e integração é mais fácil comprar a carne no açougue do que ir para a festa e pagar algumas gramas de churrasco mais caro do que vale. Valorize seu salário, não jogue pela janela, pois Deus e Jesus também estão presentes nos lares e não apenas nos templos como querem e insistem alguns. Seja fiel racional e jamais fanático a ponto de ser bobo dos espertos. Sábio é o maior apresentador da televisão (com mais tempo na atividade de comunicador da mídia televisiva), o qual tem fé, mas não acredita na palavra daqueles que comercializam a fé das pessoas.  
ü     Temos problemas de trânsito em Capinzal compreendendo o início da manhã, que mais parece tarde de demais, pois a partir das nove horas o comércio começa a abrir as suas portas, ao meio dia, antes da uma e meia e a partir das 18 horas nos dias úteis. Lamentavelmente, a prioridade é o estacionamento rotativo e outras ações supérfluas, enquanto isto falta qualidade e perspectiva de vida para o povão, pois não é só de entretenimento de vez em quando que a comunidade precisa, e sim, que o dinheiro público seja aplicado para o proveito coletivo e jamais em prol de uma ou outra faixa etária.
ü     Se Capinzal é o que é em termos de loteamentos, deve muito ao Totonho. Olrich muito fez como vice-prefeito, valorizando o funcionário público com justo salário e construção de habitação. Biazotto é real e verdadeiro, pois é reconhecido como fiscal do povo. As gratas surpresas são Andevir e Rafael, ambos agem com a razão, são ponderáveis e conscientes de seus atos na luta pela sua terra e sua gente. É uma grata surpresa política Aguinaldo, cidadão estudado e de visão administrativa. Bruxo é atuante e surpreendente, tanto elogia, quanto critica e sugere soluções, é participativo, atencioso e prestativo. Dorini é a grande força da política: duas vezes prefeito. Boaretto, convicto e perseverante nas suas decisões. Farias (ex-vereador com vários projetos e requerimentos apresentados, caso fossem colocados em prática pelos prefeitos os cidadãos agradeceriam). Kelvis demonstrando trabalho em prol do hospital e busca recursos tanto na esfera estadual quanto na federal para ajudar a Prefeitura. Se tratando de Acordar Capinzal, duas mulheres aparecem muito bem: Noemia e Seila, caracterizando a força feminina no cenário político. Cide, pelo grande laço de amizade e por sua atuação como ex-vereador e secretário da agricultura, inclusive, por atuar no setor de avicultura, pode ser forte candidato.   
ü     Os idealizadores e realizadores consideram ser a maior feira multisetoriais do Oeste Catarinense, porém, só não conseguem prestar contas de quanto deu a movimentação, valor em patrocínios, enfim, se deu ou não lucro, ainda quanto rendeu financeiramente? Numa festa desta, onde nada era de graça, pois tudo foi cobrado, pelos menos deveriam prestar uma homenagem aos ex-prefeitos: Paggi que conseguiu implantar e realizar a Chesterfest (Festa do Chester) e Dorini que a transformou em Expovale (porém, apesar de sermos considerada uma bacia leiteira, não tem leilão de vaca de leite).
ü     Quem diria: teve quem caracterizou cidadão com escolaridade de Mobral, caso o julgador ouvisse o poder de discurso do sem estudo em uma reunião que envolveu vários partidos políticos, ficaria surpreso, pois falou com conhecimento de causa e ainda respeita a opção política de cada um, pois quem sabe, fez uma reflexão quanto a perseguição contra um profissional do volante que foi tirado de uma secretaria e jogado para dentro do pior carro de outro departamento. Esse político sabe o que é certo e errado, critica por que é imparcial e fiscal do povo, enquanto quem deve servir de porta-voz do povo prefere julgar quem está atento e atuante. Não devemos subestimar a inteligência das pessoas, pois agindo assim, o descrédito é evidente.
ü     Por incrível que pareça é uma facilidade arranjar dinheiro para a realização da feira (com prestação de contas mentirosa, se levar em conta o desembolso do público, dos expositores, prestadores de serviços etc), festa de emancipação do Município (ilusão: doces e salgados), carnaval (agora no galpão e mediações: zona não propriamente dita, e sim, consideram diversão e entretenimento a safadeza urbana). Essa mesma facilidade deveria existir em obter recursos para a habitação, saúde, infraestrutura pública e muito mais em proveito da coletividade, pois o povo não vice só de festas, as quais são caras demais.
ü     Fomos até Concórdia e nos ultrapassaram, segundos depois o carro desapareceu entre os morros de tanta velocidade. Na volta para Capinzal dois carros nos ultrapassaram, um na curva e outro deixamos passar, pois ambos, quem sabe estavam indo tirar alguém da forca. Minutos depois, chegamos num acidente, onde um jovem com sua moto atropelou um senhor trabalhador e humilde. Não sabemos o que foi descrito na ocorrência policial, mas só falta ter formalizado que o Senhor atropelou a moto, levando em conta a trágica morte do idoso que foi jogado longe pelo motoqueiro que voava baixo na SC-303. Enquanto um estava trabalhando, o outro desfrutava da velocidade e causou grande imprudência no trânsito, resultando numa vítima fatal: chefe de família.
ü     Num passado não distante, era permitido som ao vivo nos barzinhos, agora nem som ambiente é tolerado, pois certos frequentadores são agitadores e tem quem não entra no recinto e faz baderna nas mediações. Agora Capinzal talvez seja um município sem lei, pois não é permitido nem som ambiente e muito menos casas de mulheres (apesar de ser um bem necessário), no entanto, os carros circulam na cidade com altíssimo som (tum-tum-tum), quem sabe a polícia não percebe ou não chega ao conhecimento da Prefeitura, nem do Ministério Público e muito menos do Poder Judiciário. Vamos descruzar os braços e passar a defender o interesse da maioria e jamais da minoria.
ü     A humildade esteve no lado do cantor e compositor Armandinho, que inclusive, esteve numa pizzaria, também foram agradáveis os integrantes do Tchê Garotos, já a grande dupla não valorizou o público, pois inúmeras exigências fizeram: toalhas brancas, carros caríssimos para transportar os mesmos, policiais e seguranças para deixar os fãs longes. Por fim, os famosos não pernoitaram no município que promoveu o evento, e sim, foram para outro centro, onde nada pagaram para ficar hospedados, e sim, o hotel molhou a mão deles com dez mil reais. Show nacional contribui por tirar dinheiro de uma comunidade e faz circular em outros centros distantes.  
ü     Na praça de alimentação, num evento lá realizado, no último final de semana, exageraram no preço dos lanches e porções, quando os garçons cobraram 8% de comissão sobre o gasto geral. Esse valor exorbitante foi autorizado pela comissão organizadora, portanto, a reclamação foi total. Sabe-se que o nosso município tem duas empresas de segurança, porém, a privilegiada é a penas uma delas, como sempre, sendo o mesmo que acorre com a imprensa. Para quem não sabe, a Alert Segurança tem registro na Policia Federal, porém, na grande feira tinha vários seguranças prestando serviços para empresa contratada sem curso e registrado na PF. Será que até na próxima feira os homens da matemática conseguirão apresentar a movimentação e lucro obtido na última recente edição?
ü     O deputado Estadual, Amauri Soares, nas ações parlamentares também propôs ao secretário da Saúde de Santa Catarina uma solicitação de implantação de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Capinzal, já que temos dois hospitais e dependemos desses serviços em centros de fora, porém, dentro da região. Toda a ajuda é importante, portanto, devem valorizar a todos os deputados e não privilegiar só um com o reconhecimento.
ü     O primeiro que conseguiu a visita técnica da Secretaria de Estado de Saúde ao hospital foi Kelvis Borges, que muito lutou para tanto. Agora as lideranças políticas locais, querem que o pai da criança seja apenas um partido e deixaram de fora outros que lutaram para que a ajuda viesse, apesar dos recursos viabilizados serem poucos, levando em conta a expressiva votação que o parlamentar consegue ao longo do tempo.
Anterior

Ligeirinho

Secretaria do Planejamento e Fecam se reúnem para tratar do Projeto Indicadores Próximo

Secretaria do Planejamento e Fecam se reúnem para tratar do Projeto Indicadores

Deixe seu comentário