GRANDE PÚBLICO MARCA PRESENÇA MOMENTO NO CÍVICO DE LACERDÓPOLIS |
Ligeirinho
Fique por dentro
No dia 16 de março o deputado Romildo Luiz Titon sugeriu a transferência da Capital do Estado de Santa Catarina, de Florianópolis, quem sabe para Curitibanos. Em pronunciamento na sessão plenária Titon foi feliz na sua iniciativa de mudança da Capital para a região central do Estado. O parlamentar apontou os problemas de mobilidade urbana existentes na Ilha de Santa Catarina, já saturada pelo excesso populacional e disse que a sugestão oferecida poderia ser uma alternativa para o problema que aproximaria Governo do Estado do cidadão.
Com o passar do tempo, certos jovens e alguns coroas apresentarão problemas de surdez, pelo fato de ouvir sons musicais em elevado nível de volume, excedendo os limites permitidos. O que vem contribuindo para a surdez são as novas tecnologias, a exemplo de som automotivo, celulares, enfim, multimídias em geral, já que os cidadãos não sabem usar a ferramenta como determina legislação que estabelece normas contra o sossego público e agressão com as questões ambientais.
Com o passar do tempo, muitos homens passaram a fazer compras nos supermercados do gênero alimentício, inclusive, em sacolões de frutas e verduras, e em muitos outros lugares. Isto não é tudo, vários homens também dividem os afazeres domésticos, colocando as panelas na mesa, ajudando a tirá-las, ainda lavam a louça e a guardam, consequentemente, quase se colocam na função de uma doméstica, porém, não remunerados.
Chamou-nos a atenção o artigo do analista político, Severino Lavandoscki: “Julgamento moral”, assim descrito: O cidadão deve estar sempre pronto a emitir um julgamento moral, principalmente, sobre quem se ocupa da coisa pública, sem a preocupação de ser infalível, mas preocupado em externar sua aprovação ou reprovação. Pode-se errar no juízo, mas não se pode deixar de julgar por medo de errar. Acusar ou elogiar é colocar a nu nosso próprio caráter moral.
Parabéns ao Conselho Comunitário de Segurança – Conseg de Capinzal pela sugestão de criar um policiamento velado, ou seja, descaracterizado para poder fazer investigar e surpreender os infratores. Espera-se que essa iniciativa esteja em prática, em virtude do tempo que foi solicitada, sendo um bem necessário e primordial para a coletividade capinzalense e ourense. Infelizmente, quem deveria ser o animador do Município, vem falhando com sua responsabilidade no tocante aceitar e auxiliar o Conseg nas sugestões que precisam de soluções, pois sequer respondem aos ofícios protocolados. Como disse o presidente do Conseg, é uma falta de consideração e descaso, já que foram levantadas questões de risco, as quais podem ser sanadas sem sacrifício de vidas.
Parabéns a Polícia Militar que priorizou o livre trânsito nas ruas de Capinzal e Ouro, também na SC-135, no domingo, ocasião da Procissão de Nossa Senhora do Caravággio, dando condições dos fiéis se deslocarem em segurança e permitindo aos veículos motorizados de prosseguir no sentido de direção que lhes é de direito. É bom os pedestres nas áreas urbanas, fazerem ser visto pelos condutores de veículos antes de fazerem a travessia de ruas e nos semáforos, como não existe sinal para o mesmo, deve esperar o momento exato e jamais forçar passagem, pois na guerra do trânsito conturbado quem anda a pé é mais frágil.
Apesar de que os órgãos governamentais e não governamentais realizam campanhas contra o tabagismo, inúmeros jovens vêm aderindo ao vício de fumar. O Dia Mundial Sem Tabaco ocorreu na terça-feira, 31 de maio, já o Dia Nacional de Combate ao Fumo, tem como data 29 de agosto. Mesmo assim, o excesso de liberalismo faz com que muitos jovens passem a fumar, achando que o vício é status e se faz sentir importante, sendo algo visível pelas ruas da cidade, seja na luz do dia e principalmente ao cair da noite. Esse hábito dos jovens praticamente cheirando a leite materno é vergonhoso e passível de acompanhamento, inclusive, de apuração, até porque muitos fazem o que bem entendem e ficam irritados se forem repreendidos.
Greve é a cessação coletiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios. Por extensão, pode referir-se à cessação coletiva e voluntária de quaisquer atividades, remuneradas ou não, para protestar contra algo (de conformidade com a "Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)". (Fonte: http://pt.wikipedia.org) Greve no Aurélio on-line, significa: Recusa, resultante de acordo, de operários, estudantes, funcionários, etc., a trabalhar ou a comparecer onde o dever os chama até que sejam atendidas em certas reivindicações. Quanto a manifestação dos Professores, estes estão certos em reivindicar direitos adquiridos, mas será que precisava fazer uma greve tão longa assim? Este é o país da desigualdade, onde existe uma má distribuição de renda, consequentemente, são inúmeros problemas sociais, pois o que prevalece são os impostos e jamais um salário digno e justo que contemple cada cidadão.
“Uso de celulares pode aumentar risco de câncer, diz OMS”. Essa foi à manchete na noite de terça-feira, 31 de maio, no Jornal Nacional, também postada a matéria no site http://gl.globo.com. LONDRES (Reuters) - O uso de celulares pode aumentar o risco de ocorrência de certos tipos de câncer no cérebro e os consumidores deveriam considerar maneiras de reduzir sua exposição, afirmaram especialistas em câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira. Um encontro de 31 cientistas de 14 países na Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (Iarc, na sigla em inglês) da OMS afirmou que uma análise de todas as evidências científicas disponíveis sugere que o uso de celulares deve ser classificado como \'possivelmente cancerígeno\'. A classificação pode fazer com que a agência de saúde da Organização das Nações Unidas revise suas orientações sobre celulares, afirmaram cientistas da Iarc, mas é necessário fazer mais pesquisas antes de dar uma resposta mais definitiva sobre qualquer conexão entre a doença e o uso dos aparelhos.
Em respeito e admiração a classe dos educadores, buscamos a fonte http://pt.wikipedia.org, sobre o significado da palavra professor. Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno. É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Platão, na sua obra A República, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão. O Dia Mundial dos Professores celebra-se a 5 de Outubro. No Brasil, o Dia do Professor é dez dias depois, em 15 de Outubro.
Deixe seu comentário