GRANDE PÚBLICO MARCA PRESENÇA MOMENTO NO CÍVICO DE LACERDÓPOLIS |
HORTA
CAPINZALENSE PLANTA E COLHE ENORME BATATA-DOCE EM TERRENO DO VISINHO
A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato esteve na corrente semana da propriedade do Dr. Marcial Vicari (advogado), onde o senhor aposentado (por tempo de serviço), Antonio Pelozatto plantou e colheu no período de menos de um ano uma batata-doce pesando 9 quilos e 300 gramas. O Senhor Pelozatto reside à Rua Aparício Ribeiro, 319, cidade de Capinzal, sendo ele visinho de Vicari.
Pelozattto tem 66 anos, mesmo assim ocupa boa parte do dia plantando, cultivando e limpando a horta onde produz nos dois imóveis, no seu e do vizinho, planta verduras, legumes e frutas, ainda temperos e plantas medicinais. Enquanto Pilozatto colhe o que planta em ambos os imóveis, muitos agricultores têm de recorrer aos supermercados para adquirir verduras, legumes e até frutas, desperdiçando tempo e dinheiro.
A batata-doce é a raiz tuberosa da espécie Ipomoea batatas, uma planta da família das convolvuláceas, ordem das Solanales (a mesma da batata, do tomate, das pimentas, etc.).
Hortaliça de raízes possui diversas variedades cultiváveis divididas em de mesa, ou mercado, e as forrageiras ambas podendo ser encontradas nas cores externas amarela, branca e roxa. No entanto o número de variedades não se restringe à essas caraterísticas. Elas podem ser classificadas de acordo com o formato, tamanho, cor interna, dulçor, precocidade, cor das folhas e até pela coloração das flores, entre outras.
Hortaliça de raízes: É a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil e a com o maior índice de produtividade. Fonte: http://pt.wikipedia.org
Pelozatto exibindo a batata-doce de 9kg300g, inclusive, cultiva horta para o sustento da família e também favorece visinhos com legumes e verduras. Dentro de alguns dias estará colhendo outra enorme batata-doce, inclusive, mostrou a nossa Reportagem onde se localiza a mesma.
Deixe seu comentário