Microgeradores eólicos para grandes empresas

A R T I G O S
Muita gente pensa que as microturbinas eólicas sejam aplicáveis apenas em casas ou pequenas propriedades rurais. Porém, a Intel está mostrando o quão errado é esse pensamento. O telhado da sede da Intel em Santa Clara, Califórnia, tem a maior rede de microturbinas eólicas dos Estados Unidos da América.
A geração de energia renovável nos telhados está quase sempre associada à solar, mas isso não é uma regra e a Intel está mostrando exatamente isso. É uma rede composta por 58 turbinas eólicas com potencial para gerar um total de 65 kWh. Cada turbina tem cerca de 2m de altura e pesa 13 kg.
O parque eólico de pequenos geradores é apenas uma prova de conceito. E compartilha o espaço na cobertura do edifício com uma matriz maior de painéis solares. A Intel quer reunir dados suficientes para avaliar o desempenho da matriz de microturbinas para ajudar casas e empresas a integrar a mesma tecnologia.
Este projeto faz parte do plano da Intel ser autossuficiente em energia e ficar completamente fora da grade. E, ao longo dos últimos anos, teve suas iniciativas verdes amplamente reconhecidas. E pelo sétimo ano consecutivo, a EPA, Agência de Proteção Ambiental, reconheceu a Intel como o maior comprador voluntário de energia verde nos EUA.
Ao contrário de outras empresas, como Apple e Google, a Intel foca na energia renovável nas suas próprias instalações, ao invés de construir e investir em usinas de energia independentes. Hoje, a Intel já produz energia para 12 de seus complexos nos EUA, Israel e Vietnã, produzindo 12 milhões de kWh de energia solar por ano. Além disso, os dois complexos da Intel na Índia estão equipados com sistemas solares de água quente e que atendem quase todas as necessidades das instalações.
Outra experiência nessa linha vem da Itália. Os italianos partem do princípio que quando se pensa em geração de energia eólica logo se imaginam turbinas de vento gigantes colocadas no ar livre, longe de áreas urbanas, para a geração de eletricidade.
Para quebrar este paradigma, os arquitetos da Renzo Piano Building Workshop e da Enel Green Power desenvolveram um protótipo de uma turbina eólica chamada Libellula (dragonfly em inglês) especialmente concebida para superar as duas principais limitações da energia eólica: pequena escala e menor eficiência.
A turbina é leve, feita de carbono ou policarbonato, e tem um diâmetro de apenas 35 centímetros, tem 20 metros de altura e pode gerar cerca de 55kW, suficiente para abastecer cerca de 35 casas europeias. O protótipo foi nomeado “dragonfly” porque as pás da turbina são feitas de acrílico transparente, assemelhando-se às asas transparentes da libélula.
Além de ser pouco visível, o gerador opera com ventos muito fracos, da ordem de 2m/s. O protótipo está instalado em Molinetto, Itália, já há alguns meses e os fabricantes esperam iniciar em breve a produção em massa.
São exemplos para inspirar empresários, cidadãos comuns e políticos, em especial aquele localizado no Ministério das Minas e Energia e que deveria fazer o Brasil um exemplo na exploração solar e eólica.
Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
-------------------------
A escolha do nome Francisco
Quando o Papa escolheu por nome Francisco, evocou-se a humildade e a necessidade do “restaura Minha Igreja” ser prioridade deste argentino acostumado a lutar contra políticos hostis e com uma sociedade em transformação. Porém, esquecemos que São Francisco era o irmão explícito da natureza, dos animais, da flora, dos astros celestes. E o Papa Francisco escreve sua nova encíclica mostrando a que veio, em defesa do que Deus nos deu e estamos destruindo. Como o santo, temos um papa ecológico.
O Papa inicia sua Encíclica “Laudato si” (Louvado Seja) explicando o título, uma referência ao que cantava São Francisco de Assis: Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras.
E esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos.
Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que “geme e sofre as dores do parto” (Rm 8, 22).
Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7).
Em 1979, o Beato Papa Paulo VI referiu-se à problemática ecológica, apresentando-a como uma crise que é consequência dramática da atividade descontrolada do ser humano: por motivo de uma exploração inconsiderada da natureza, o ser humano começa a correr o risco de a destruir e de vir a ser, também ele, vítima dessa degradação. E, dirigindo-se à FAO, falou da possibilidade duma catástrofe ecológica sob o efeito da explosão da civilização industrial, sublinhando a necessidade urgente duma mudança radical no comportamento da humanidade, porque os progressos científicos mais extraordinários, as invenções técnicas mais assombrosas, o desenvolvimento econômico mais prodigioso, se não estiverem unidos a um progresso social e moral, voltam-se necessariamente contra o homem.
São João Paulo II, na sua primeira encíclica, advertiu que o ser humano parece “não se dar conta de outros significados do seu ambiente natural, para além daqueles que servem somente para os fins de um uso ou consumo imediatos. Mais tarde, convidou a uma conversão ecológica global. E Bento XVI, renovou o convite a “eliminar as causas estruturais das disfunções da economia mundial e corrigir os modelos de crescimento que parecem incapazes de garantir o respeito do meio ambiente.
E nessa introdução, lembra que noutras Igrejas, Comunidades cristãs, e religiões tem-se desenvolvido uma profunda preocupação e uma reflexão valiosa. Como exemplo particularmente significativo, cita o Patriarca Bartolomeu, com quem partilha a esperança da plena comunhão eclesial.
O Patriarca Bartolomeu afirma a necessidade de cada um arrepender-se do próprio modo de maltratar o planeta, porque “todos, na medida em que causamos pequenos danos ecológicos e somos chamados a reconhecer a nossa contribuição – pequena ou grande – para a desfiguração e destruição do ambiente. Um convite para ortodoxos, protestantes, evangélicos, muçulmanos, hindus, etc., mas especialmente aos católicos.
Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
-------------------------
Brasileiro endividado
Meu colega do INPE, Leandro Hoffman, afirma que crédito é uma arma carregada, bobeou, ela dispara no pé. Ou em outras preciosidades se estiver na cintura. Eu já acredito que seja uma granada sem o pino de segurança, pode explodir ao menor descuido e ferir todos à volta.
Inacreditavelmente, o governo brasileiro patrocina uma diretoria do Banco Central que lançou à estratosfera os juros no nosso país. Juros de 13,75% ao ano! Se o mercado diz que como a inflação não é de demanda, esses juros altos não têm eficácia. Mas que teoria seguem esses “experts”?
Se esses juros matam o próprio governo e o país, o que dizer então dos juros que o cidadão comum está pagando? O Banco Central divulgou a média dos juros cobrados em maio no crédito rotativo do cartão de crédito: 360,6% ao ano. A taxa é recorde e também a mais alta entre todas as avaliadas pelo Banco Central. Também tem que destacar os juros do cheque especial: 232%, também um recorde.
E o óbvio aconteceu, a família brasileira nunca esteve tão endividada, em abril, o volume de dívidas das famílias passou a 46,30%, o maior porcentual desde janeiro de 2005, quando começou a pesquisa.
Todas as autoridades governamentais e jurídicas, políticos, órgãos de defesa do consumidor e cidadãos testemunham um crime gigantesco contra a Economia Popular, o crime de usura, na lei desde 1951. E ninguém toma uma providência. Ninguém é preso, processado ou julgado. Por quê?
Ao menos, os bancos oficiais não deveriam participar desse saque coletivo.
Antes, deveriam promover, pela concorrência, juros justos. Afinal, para que servem se não for para regular o mercado também? Quem precisa dar essa direção, a presidente do Brasil? O que ela está esperando?
Mas tem que fazer de verdade, não como testemunhei ano passado. Diante de tantas propagandas do Cartão do BNDES para pequenos empresários, acreditei ser uma excelente saída e fui conhecer. Tive que ouvir do gerente de São Sebastião que era propaganda da Dilma para ganhar as eleições, outra mentira.
Porém, o BNDES aprovou 12 bilhões de dólares para ditaduras sanguinárias e megaempreiteiros a juros que perdem para a inflação, ou seja, nós, os pagadores de impostos bancamos essa camaradagem.
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal têm um poder econômico enorme, podem regular os juros e impulsionar a economia. Se os preços sobem porque a procura aumenta, basta aumentar a oferta. E, através da redução de custos, deveria ser a meta nacional. A começar pelo governo.
Além dos juros e impostos, outra causa do alto custo é o serviço de entrega, serviço exclusivo da estatal Correio. Como fomentar a venda por catálogo e internet se o custo da entrega é tão grande? Para que se tenha uma ideia, um produto, por exemplo, uma lâmpada LED, que custe R$ 15,00 na China, paga somente um real para enviar da China até a minha casa. Uma lâmpada equivalente custa uns cinquenta reais em São Paulo, para entregar na minha casa custa R$ 13,00, ou seja, quase o valor de uma enviada do outro lado do mundo... Como uma economia pode evoluir assim? Dá um jeito nisso dona Dilma!
Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
-------------------------
Má fé
E Jesus disse: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta
montanha: transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível (Mt 17,20). Estas fortes palavras de Jesus Cristo é a força que faz o fraco levantar, mas também é a ruína do forte arrogante.
Não nos esqueçamos que o diabo tentou Jesus, conforme Mateus (4,5-7): o demônio colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra (Sl 90,11s). Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16).
Pois é, uma fé torta, que despreza a Medicina, é responsável pela morte de muitos, especialmente crianças. É o que motivou o Dr. Paul A. Offit, um pediatra da Universidade da Pensilvânia, que resolveu detalhar casos em um livro entitulado “Bad Faith”, cuja ideia significa fé ruim, mas a tradução literal mantendo a inversão do substantivo parece-me mais apropriada. No livro, o autor lamenta o uso da oração como um substituto para o cuidado pediátrico padrão.
O livro ainda não está disponível no Brasil em português. Abigail Zuger escreveu uma interessante resenha no “New York Times” (em inglês também) e que julgo interessante destacar alguns pontos. O tom do livro é de irritação do começo ao fim, não com a religião em si, mas para aqueles que a usam erradamente.
Os adultos são livres para seguir ou não os procedimentos médicos, porém as crianças são reféns. No livro, estão relatados casos de crianças saudáveis que morreram de infecções bacterianas tratáveis, diabéticos que morreram sem insulina, outras tinham um dos cancros curáveis da infância e morreram sem tratamento.
Talvez o caso mais chocante fosse o de uma menina de dois anos que comeu um pequeno pedaço de banana e começou a engasgar... Seus pais, urgentemente, convocaram uma reunião de oração enquanto a criança... ficou azul e morreu.
Para o Dr. Offit, esses casos são de abuso contra indefesos. E não há lei para punir isso. Nos Estados Unidos, a liberdade de religião é uma garantia fundamental. Provavelmente, na maioria dos países é assim, as crianças ficam desprotegidas.
O autor explora no livro sua visão sobre a relação entre religião ocidental e doença. No Antigo Testamento, a doença foi geralmente considerada castigo pelo pecado ou, como no caso de Jó, um teste de fé. O Novo Testamento eliminado essas metáforas, introduzindo uma visão mais moderna da doença, desprovida de moral, muitas vezes simplesmente como o resultado de má sorte.
O mais interessante é que o cristianismo forjou alianças profundas com a prática médica ortodoxa, haja vista que foi nos mosteiros medievais que surgiram os fundamentos do hospital moderno. Mas a cura pela Fé ganhou e manteve a popularidade enorme.
Em alguns países onde não existem essas isenções legais para fé, como o Canadá e Grã-Bretanha e, desde 2011, o Estado do Oregon, as mortes evitáveis de crianças medicamente tratáveis simplesmente desapareceu. Mas, na maior parte dos Estados Unidos, essas mortes evitáveis continuam a ocorrer.
Não custa lembrar que superstição, como prática de rituais de sorte, não é fé, mas um pecado contra Deus.
Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
-------------------------
G7 decreta fim do petróleo
No último 8 de junho, o G7 surpreendeu o mundo ao anunciar sua decisão conjunta de parar de consumir combustíveis fósseis até 2100. O G7 é um grupo que congrega as maiores economias avançadas, é composta pelos Estados Unidos da América, Canadá, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália.
Sem dúvida alguma, foi uma reivindicação e uma vitória da chanceler alemã Angela Merkel, mas certamente aniquilar a Rússia por tabela foi determinante para o consenso. A grande dificuldade era convencer o Canadá e o Japão, que tem grande dependência do petróleo. Isso fortalece a próxima Conferência do Clima (COP 21), que acontecerá em Paris, para se fazer um acordo global para conter o aquecimento global.
Para quem pensa que é uma meta longa para não ser cumprida, o G7 fixou como objetivo reduzir as emissões entre 40% e 70% até 2050, tendo como base o total emitido em 2010. A Merkel quer 70%, ou 2% de redução por ano, por 35 anos. É muita energia, difícil de cumprir, mas não é impossível.
E o G7 resolveu fazer mais, planejam investir US$ 100 bilhões até 2020 na luta contra as consequências das mudanças climáticas. Isso tudo tem o objetivo de limitar o aumento da temperatura média da Terra em 2ºC até o fim do século, pois o Painel Intergovernamental do Clima das Nações Unidas
(IPCC) prevê para 4ºC se nada for feito.
Já tive a oportunidade de escrever que o custo do automóvel movido a Hidrogênio está perto do automóvel a gasolina. O que se observa é que a geração de 1 kg de hidrogênio através de energia eólica custa 40% a mais do que o galão de gasolina. Porém hidrogênio gera um pouco mais de energia por quilograma e o veículo com célula de combustível de hidrogênio é mais eficiente que o motor a combustão, ou seja, já é 10% mais barato do que a gasolina.
Para retirar 2% de petróleo, gasolina e diesel principalmente, por ano, a energia eólica e solar combinadas com o Hidrogênio não será suficiente, abrindo uma enorme oportunidade para países como o Brasil que tem um potencial gigantesco para produzir etanol e biodiesel. Porém, o Lula apostou todas as fichas do Brasil no Pré-Sal, matou o Proálcool e direcionou a produção de biodiesel para a agricultura familiar. Dois erros estratégicos gigantescos que precisam ser corrigidos. Senadores e Deputados, acordem esse governo!
Cabe lembrar que, pela lei da oferta e procura, a cada ano, o petróleo ficará mais barato aniquilando de vez todos os produtores não competitivos, como a Petrobras. Além do etanol e biodiesel, o Brasil ainda pode explorar o subproduto deles, a biomassa, que pode ser convertida em “pelets” ou queimada gerando energia. Só em São Paulo, a cogeração da cana equivale a uma Itaipu.
O Brasil também vive uma crise gravíssima de energia elétrica. Acredito que a geração eólica e solar nas residências e empresas é a melhor solução e faço há anos campanha junto a esse governo para estimular e financiar.
Descobri com tristeza que o BNDES financiou12 bilhões às ditaduras africanas e cubana a mesma soma que calculei que seria necessário para instalar 6 GWp em cem meses ou 100 GWp em vinte anos. É tão difícil ser ouvido por esse governo?
Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
-------------------------
-------------------------
Dilma, chame o Serra!
Quando a Dilma foi apresentada à nação como a “gerentona” e “Mãe do PAC”, terrorista comunista que sofreu nas mãos da ditadura, em suma uma guerreira, muitos críticos vieram a público apresentá-la como brizolista e microempresária falida (faliu uma loja de 1,99).
No governo Lula, ela tornou-se responsável pela condução da Energia no Brasil. Dizem as más línguas que ela impressionou Lula quando se apresentou a ele em uma reunião munida de um notebook. Oh!
Famosa por gritar com subordinados e impor sua vontade contra especialistas da área, ela foi responsável por todos os desastres que hoje vivemos. Ela avalizou ou nomeou os diretores corruptos ou incompetentes, ou ambos, da Petrobras, da Eletrobras, etc. Impôs políticas erradas, como manter o preço da gasolina artificialmente baixo e baixar o valor da energia elétrica em um momento crítico. E afirmou que as competentes estatais paulistas e mineiras não aderiram por causa da política, hoje vemos quem entende de energia, né?
Para fazer a Copa do Mundo diante de muitos questionamentos, tornou as contas sigilosas... Sei! Sei! Começaram a questionar os financiamentos de empreiteiras nas ditaduras cubana e africanas... E taca-lhe sigilo! Por quê?
Descobrimos agora a maravilha: bolsa ditador-sanguinário e bolsa-empreiteiro. Dinheiro do povo brasileiro a juros camaradas para ditaduras, lucro danado para empreiteiros, gerando quase nenhum emprego de brasileiros.
Nos últimos oito anos, o BNDES financiou quase US$ 12 bilhões. Com taxas de
2 a 6%, camaradíssimas... Pegue a fatura do seu cartão de crédito e veja quanto o Banco do Brasil e a Caixa Federal estão cobrando por mês... Você espoliado em dobro, pelo Imposto e pelo juro do banco estatal. E os prazos de pagamento? Para ditadores, de 10 a 25 anos. Só a Venezuela detém 20% dos valores emprestados pelo BNDES entre 2007 e 2015.
Curiosamente, as empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato lideram a lista dos projetos beneficiados por financiamentos. A Odebrecht recebeu US$
8,2 bilhões, a Andrade Gutierrez, US$ 2,81 bilhões, outro bilhão para a Queiroz Galvão, OAS e a Camargo Corrêa. Fácil entender o porquê do sigilo!
Para garantir uma agenda positiva, para ter uma reeleição fácil, Dilma implementou diversas políticas burras. Expandiu o programa técnico PRONATEC, que pagou até agora mensalidade para alunos mortos... Criou o programa Ciência Sem Fronteiras que mandou uma multidão de estudantes que não sabia nem dar bom dia em inglês para os Estados Unidos e Europa. Et Cetera!
Sem conseguir emplacar uma agenda positiva e vendo a reeleição escapar das mãos, Dilma apelou para a mentira deslavada. Passou a afirmar que o cenário preocupante de Aécio e Marina não era uma visão verdadeira, que o Brasil faria ainda mais porque não estava bem. Mas não estava, né?
Reeleita, não conseguiu nenhum dos maiores nomes, e o que achou, logo foi taxado de neoliberal pelos petistas que fazem campanha explicita pela sua deposição. Também, quer fazer ajuste fiscal dando a conta para o povo pagar, nenhum sacrifício do governo. E o Banco Central subiu a taxa básica de juros para 13,75% ao ano. Governo sem iniciativa, melhor chamar o Serra, que desde
2002 tinha alternativa para o Brasil, mas o povo resolveu apostar no Lula, que escolha!
Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
-------------------------
Por que Dilma quer segredo?
Após surgir o “Petrolão”, passou-se a dizer que o Mensalão é coisa de ladrão de galinha. E que o Petrolão é somente a ponta do “iceberg”, os 90% do escândalo, ainda estão abaixo da linha do mar, mas tem nome: BNDES! E a “presidenta” toma ações que reforçam esse “sentimento”.
O Brasil foi surpreendido pela presidente Dilma Rousseff que vetou dois artigos da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015 que dariam transparência a financiamentos realizados com recursos públicos. Oras bolas! Para quem e como é emprestado os quase duzentos bilhões de reais do BNDES? Temos que confiar na Dilma? Eu não confio! Pois os corruptos presos até agora foram aceitos por ela.
Em um dos artigos vetados determinava que as agências financeiras oficiais de fomento, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicassem bimestralmente na internet demonstrativos que discriminassem os financiamentos.
O outro artigo previa criar um cadastro unificado para consulta de obras e serviços de engenharia custeados com recursos federais. O cadastro registraria as obras públicas com valores superiores a R$ 20 milhões. Os relatórios teriam ainda que detalhar o tipo de obra, os custos, editais, contratos, aditivos e até as coordenadas geográficas, com o cronograma de execução financeira e o programa de trabalho.
Os dois artigos foram introduzidos na versão final da LDO de 2015 pelo relator da proposta, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), agora ministro do Tribunal de Contas da União.
Dilma ainda vetou um artigo que determinava ao governo divulgar, por meio da internet, relatórios com os valores devidos pelo Tesouro Nacional aos bancos públicos e ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Em tempos de tantos escândalos de corrupção, por que algum governante iria querer manter o segredo onde não existe necessidade? Ora, se alguém quer segredo, que tome empréstimo em uma agência privada. O que a Dilma anda fazendo de tão escandaloso com o dinheiro público que ninguém, nem senadores e nem deputados possam saber? Cuba, entre outras ditaduras assassinas, recebeu dinheiro fácil?
E o dinheiro distribuído a empresas super ricas? Também não queriam que nem o TCU, Tribunal de Contas da União, que tem o dever institucional de fiscalizar, soubesse dos detalhes dos empréstimos. Em um caso de uma empresa bastante conhecida, a JBS Friboi, o BNDES não enviou ao TCU o saldo das operações de crédito e outras informações da situação cadastral no banco, alegou sigilo. Uai! Se a empresa quer sigilo, não tome vultuosos recursos , provavelmente, a juros baixíssimos. Sim, já sabemos que a Friboi tem ainda operações que somam R$ 7,5 bilhões. Aliás, teve aceleração de motor-foguete quando Lula assumiu. Estão nesse pé diversas empreiteiras.
Pelo menos o Supremo Tribunal Federal também quer saber e fazer saber e resolveu a questão a favor do TCU, determinou que BNDES detalhe operações financeiras.
Coincidentemente, a JBS tornou-se o maior financiador de campanhas eleitorais em 2014, com R$ 391 milhões. E a Dilma quer sigilo... Será que tem algo desonesto aí? Eu quero saber! E o leitor?
Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
-------------------------
Vegetarianos e Pescetarianos
O ser humano pode descartar de sua dieta a carne vermelha, e viver quase que exclusivamente de vegetais, mas acrescentar peixe pode ser a chave para a prevenção dos cânceres no cólon e no reto, conforme um estudo científico feito por sete anos e publicado recentemente no Journal of American Medical Association. Quem adere a essa dieta é chamado de pescetariano.
A pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Michigan, verificou que um pescetariano tem chance 43% menor de contrair câncer em comparação com as pessoas com dietas onívoras. O tipo de câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais diagnosticado e a terceira principal causa de morte por câncer nos Estados Unidos da America em 2014, de acordo com a Sociedade Americana de Câncer. A doença é particularmente perigosa porque é geralmente assintomática em seus estágios iniciais, tornando-a mais difícil de detectar quando pode ser tratada com mais sucesso.
O estudo acompanhou quase 78 mil pessoas e acrescentou evidências dos benefícios para a saúde de uma dieta baseada em vegetais. Outros estudos já mostraram que uma dieta baseada em plantas leva a uma queda da pressão arterial semelhante a quem faz de 30 a 60 minutos de exercício por dia. E até mesmo leva à perda de peso.
Enquanto a evidência mostra os benefícios de saúde da redução do consumo de carne vermelha, o estudo recente destaca as diferenças entre a dieta totalmente vegetariana e uma dieta pescetariana. Dentro do grupo de amostra, houve uma queda de 27% no risco de contrair câncer colorretal. Acredita-se que os ácidos graxos, o ômega-3, pode ser a chave para um baixo risco.
Outros pesquisadores já verificaram que o ômega-3 têm atividade anti-câncer e que pode prevenir e tratar câncer colorretal.
Quem abandona as carnes vermelhas tem que estar atento à vitamina B12. Em outra pesquisa recente da Universidade de Michigan envolvendo crianças do ensino fundamental em Bogotá, Colômbia, descobriu-se que a deficiência de vitamina B12 está associada às faltas na escola e a reprovação de ano.
A equipe descobriu que os estudantes que tinham deficiência em vitamina B12 apresentavam 2,5 vezes maios risco de repetir um ano, e tiveram o dobro de faltas a mais do que aqueles que não estavam deficientes.
A vitamina B12 é necessária para o desenvolvimento do cérebro. A deficiência desta vitamina muito cedo na vida ou na velhice tem sido associada a problemas cognitivos e comportamentais, mas não se sabia se ela poderia estar relacionado a dificuldades acadêmicas durante a idade escolar.
A pesquisa consistiu em tomar amostras de sangue de 3.156 alunos, com idades entre 5 e 12 anos de escolas primárias públicas. Mediram a quantidade de ferritina (proteína associada ao ferro nos organismos), hemoglobina, volume corpuscular médio (diagnóstico do tipo de anemia), zinco, vitamina A, ácido fólico e vitamina B-12.
Eles descobriram que 15% das crianças em idade escolar tinha status de vitamina B12 marginalmente deficiente e outro de 2% eram deficientes. O risco global de repetência foi de 4,9% e a taxa de absentismo (falta) foi de
3,8 dias por criança em mais de um ano de observação. De todos os micronutrientes estudados, apenas vitamina B12 teve impacto sobre repetência. Um importante dado para os nutricionistas das escolas públicas.
Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
-------------------------
Viciado em internet
Uma pesquisa da Universidade de Swansea e da Universidade de Milão mostrou que os jovens que usam a internet por longos períodos podem sofrer sintomas de abstinência semelhante aos viciados. Esse é o primeiro estudo sobre os impactos psicológicos negativos imediatos de uso da internet.
A pesquisa descobriu que aqueles que ficam muito tempo na internet, relataram aumento humores negativos depois que pararam de navegar e, possivelmente, fazendo-os usar novamente a internet para superar esses sentimentos desagradáveis. Segundo o Professor Phill Reed, o estudo mostra que cerca de metade dos jovens estudados gastam tanto tempo na rede que provoca males para o resto de suas vidas. O efeito é comparável ao uso de drogas como o ecstasy. Observou-se também que esses usuários tendem a ser mais deprimidos e mostram traços de autismo.
O estudo completo, intitulado “Differential Psychological Impact of Internet Exposure on Internet Addicts”, pode ser visto no site da PLoS ONE.
Participaram da pesquisa sessenta voluntários, sendo 27 homens e 33 mulheres, com idade média de 24 anos. Os testes psicológicos buscavam avaliar a dependência da internet, humor, ansiedade, depressão, esquizotipia, e traços de autismo.
Durante a última década, Reed resume, o tema tomou a literatura médica, vício em internet é uma nova psicopatologia, com especial foco no jogo e na pornografia. O impacto negativo do uso excessivo de internet pode ser verificado em uma ampla gama de aspectos da vida das pessoas bem como no funcionamento familiar.
Em uma pesquisa anterior, o professor Reed já havia observado que estudantes que usam a internet excessivamente têm a motivação para estudar diminuída. A pesquisa envolveu centenas de estudantes do Reino Unido que relataram suas atividades “online”, um teste de dependência de internet e uma avaliação da motivação ao estudo. Outros fatores foram considerados para estabelecer a correlação do uso excessivo de internet, como depressão, solidão e isolamento social.
Para Reed, é provável que aqueles que utilizaram a internet muito tempo em jogos ou outra atividade, simplesmente tiveram menos tempo para estudar, e também, porque eles tinham níveis mais elevados de depressão, ou seja, são menos propensos a querer trabalhar.
Para o professor Reed, o crescente uso de suporte digital de aprendizagem nas universidades pode criar problemas, apesar de que a aprendizagem “online” seja uma ferramenta poderosa. Ele observou que o uso da internet era interessante mas que sugou usuários. Estudantes de Engenharia e de Ciências tendem a usar a internet mais que os estudantes de Artes e Ciências Sociais, mas que o efeito motivacional foi semelhante em ambas as categorias.
O cientista ainda citou outro estudo que acompanhou os usuários do Facebook por mais de seis meses. A conclusão foi surpreendente, quanto mais os participantes do estudo usavam o Facebook, mais eles ficaram deprimidos.
Diversos pesquisadores já haviam apontado que a utilização da internet prejudica o funcionamento técnico executivo, ou seja, na capacidade de planejar e resistir a escolhas impulsivas. Estudar requer exatamente esse tipo de habilidade.
Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
-------------------------
Petrobras distribui “lucros”
Eu não aguento mais ler notícias, sempre ruins, da Petrobras, quanto mais escrever, mas não posso ignorar os infinitos absurdos que os meus ex-companheiros do PT fazem. Inacreditável ver que o partido de trabalhadores capacitou seus lideres para prestar consultoria à megaempresários, ou melhor, megaempreiteiros. Porém, na condução dos governos e estatais, como regra, mostram-se incompetentes e corruptos. Pois sim, a Petrobras, registrou o maior prejuízo da história, R$ 21,6 bilhões, isso não ocorria desde 1992, ano do impeachment do presidente Collor; contra um “lucro” de R$ 23,6 bilhões em 2013. Ou seja, caiu 45 bilhões sob o olhar dos auditores e do mundo todo. E vai pagar “lucros” aos funcionários depois de decidir não pagar dividendos para os acionistas.
Mas, lucros? Que lucros? A Petrobras vem tendo prejuízos há anos, mas graças à “contabilidade criativa” dos seus diretores, como a venda superfaturada de plataformas para suas filiais, registrou lucros fictícios nos anos anteriores apenas para distribuir farto abono para seus diretores, funcionários e acionistas.
A dívida da Petrobras em 2014 é de R$ 351 bilhões, aumentou de 31% sobre 2013, contra uma receita líquida da companhia chegou a R$ 337,3 bilhões, um aumento de 11% na comparação com o ano anterior. Em 2014, a estatal pagou R$
8,7 bilhões em dividendos, o lucro apurado na “contabilidade criativa”.
Quer mais? Esse Acordo Coletivo de Trabalho foi feito em setembro do ano passado, com a obrigação da Petrobras pagar um valor mínimo de participação nos lucros mesmo quando for registrado prejuízo... Você ficou boquiaberto?
Eu também! Quem eram os diretores que firmaram esse acordo incrível e que agora agrava a situação da empresa em quase um bilhão de reais? E, no ano passado, distribuíram um bilhão e meio... O leitor entende porque está falindo a Petrobras? Foi por causa dos compadrinhos... e para os compadrinhos!
A “incompetenta” equipe econômica da Dilma só é austera com o povo trabalhador assalariado pagador indevido do imposto de renda? Vai ficar por isso mesmo dona Dilma? Esse acordo tem que ser rompido porque é imoral, antiético, já que foi feito em causa própria, irresponsável, já que o governo Dilma deveria vetar absurdos como este, e é crime de lesa-pátria, afinal quem paga somos nós que pagamos impostos, ou temos carro, ou usamos ônibus.
Fernando Henrique Cardoso apontou o problema real, pois a Petrobras pôs em evidência que o “propinoduto”, enorme (R$ 6 bilhões), é incomparavelmente menor do que o “asnoduto”, dos projetos megalômanos e malfeitos: R$ 40 bilhões. FHC matou a charada, repete com elegância alternativa o que sempre
dizemos: é pior o político que rouba e não faz, ou pior ainda, faz mal feito!
E para piorar, o atual presidente da Petrobras, Aldemir Bendine foi envolvido em mais um escândalo, claro, com a socialite Val Marchiori, sua apenas amiga. O Bendine, na época presidente do Banco do Brasil, autorizou-a usar parte de um financiamento de caminhões, que ela conseguiu sem garantias, para comprar um carro de luxo. Um Porsche Cayenne S 2014 branco, avaliado em R$ 400 mil. A dona Dilma continua nomeando pessoas inadequadas, e não demite de jeito nenhum... O jeito é demitir a dona Dilma!
Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
-------------------------
Gêneros literários da Bíblia
Todos aprendem que a Bíblia é a Palavra de Deus e que está escrita na linguagem humana de diversos autores, ou seja, encontramos nela diversos gêneros literários. Pode-se classificar a obra literária conforme critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais entre outros.
Entre os gêneros literários, distingui-se, por exemplo, as leis, que tem seu gênero bastante peculiar, ou seja, tem por característica ser clara e concisa, para que suas determinações sejam compreendidas por todos; ou ainda a poesia, que é um gênero literário que faz antítese ao das leis, pois é metafórica, subjetiva. Ainda podemos citar a crônica, a carta (epístola), etc.
Assim, é preciso reconhecer cada livro que lemos da Bíblia, identificando seu gênero literário, interpretando de acordo. Isso quer dizer que não é correto entender uma poesia (cheia de metáforas) da mesma forma que se entende uma lei. Uma das principais causas de erros na interpretação da Bíblia está em querer tomar tudo ao pé da letra ou tomar tudo em sentido figurado.
Percebe-se porque precisamos de teólogos que no mínimo dominem bem a língua falada. E quantos pastores semi-analfabetos estão conduzindo erroneamente pessoas para o abismo?
E mesmo um gênero literário apresenta suas divisões próprias, por exemplo, um livro sagrado é uma crônica, mas crônica de guerra, familiar, corte real?
Por exemplo, o trecho de Gênesis, de 1,1 a 2,4, é uma poesia, mais precisamente um hino litúrgico, mas nunca como um relato científico: No princípio, Deus criou os céus e a terra. Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz foi feita. Deus disse: Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele umas das outras. Deus disse: Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente. E assim foi feito. Deus disse: Façam-se luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite; sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos, e resplandeçam no firmamento dos céus para iluminar a terra. Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite;
e fez
também as estrelas. Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos céus. Produza a terra seres vivos segundo a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie. E assim se fez. Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.
É por isso que ler a introdução que encontramos nas boas edições da Bíblia é muito importante. Afinal, homens pios e estudiosos do hebraico e grego, história, etc., analisaram por milênios os Textos Sagrados e seria de incrível arrogância achar que vai interpretar melhor que eles. Mesmo assim, não é necessário que o leitor da Bíblia conheça as línguas originais. Com um pouco de boa vontade, paciência e muito amor, pode-se extrair a mensagem de Deus, tendo sempre como apoio nossos mestres próximos, os padres.
Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
-------------------------
-------------------------
NOTICIAS
-------------------------
http://www.inpe.br/noticias/listanoticias.php
-------------------------
-------------------------
Mario Eugenio Saturno
Tecnologista Senior
Divisão de Sistemas Espaciais
Deixe seu comentário