Ministério da Cultura, Aurora e parceiros lançam projeto educativo ?a arte de reciclar?
O inovador projeto educativo Palco da Reciclagem – a arte de reciclar contando histórias será lançado nesta terça-feira (7 de abril), às 17 horas, na Sociedade Esportiva e Recreativa Aurora (rua Antonio Morandini, 1, bairro Saic), em Chapecó.
Trata-se de um espetáculo teatral, musical e educativo para estudantes, pais e educadores, que desenvolve a conscientização ambiental. A iniciativa é do Ministério da Cultura, STR Produção e Marketing Cultural, Tetra Pak e Cooperativa Central Aurora Alimentos.
No período de 7 a 17 de abril, o projeto atenderá 4.700 alunos de 27 escolas de Chapecó, no horário das 8 às 17 horas.
A STR contabiliza duas décadas de experiências em projetos culturais e ingressa no quarto ano do projeto Palco da Reciclagem. Trata-se de um espetáculo de teatro municipal infantil itinerante, cujo roteiro versa sobre a importância da separação, da coleta seletiva e da reciclagem do lixo domiciliar.
O projeto foi totalmente viabilizado pela legislação de incentivos à cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio da Tetra Pak e o apoio local da Coopercentral Aurora Alimentos e da Prefeitura de Chapecó. Por isso, a iniciativa não tem custo algum para o Município, os educandários ou para os alunos participantes.
De acordo com planejamento estabelecido pelas empresas envolvidas na proposta, o Palco da Reciclagem foi dimensionado para permanecer em cartaz por um curto período em cada município. Este ano, o projeto será apresentado em apenas sete municípios brasileiros e Chapecó será a única cidade a receber o espetáculo em Santa Catarina.
O público-alvo é formado por alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, tendo-se a rede pública como prioridade no agendamento das sessões.
Cada apresentação tem aproximadamente 50 minutos de duração, podendo ser realizadas no máximo quatro sessões por dia, com até 150 crianças por vez, que serão deslocadas de suas escolas, durante seus turnos de estudos, em ônibus previamente alocados.
Durante as apresentações, as crianças serão convidadas a subirem ao palco e interagirem com os atores. Para fortalecer o nível de consciência sobre a importância da separação domiciliar do lixo pela população, ao final de cada sessão, será exibido um vídeo sobre o trabalho das cooperativas de catadores, antecipa o precursor do projeto Sérgio Dialetachi.
Informações sobre o projeto, vídeos e fotografias dos ensaios, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sugestões de atividades didáticas e paradidáticas da questão do lixo estão disponíveis no site da produtora do espetáculo (www.streventos.com.br) ou diretamente no site do projeto (www.palcodareciclagem.com.br).
Interatividade
Através de um teatro musical totalmente interativo, onde todas as crianças que assistirem ao show terão a oportunidade de subir ao palco e literalmente “por a mão na massa”, ou seja, ter conhecimento sobre como funciona uma cooperativa de catadores de material reciclável e elas próprias ajudarem os atores na separação desses materiais que estarão na esteira cenográfica colocada em cena. Os pais também poderão participar, assistindo a audiovisuais previamente produzidos para o projeto e conhecerem também como funciona a coleta seletiva em cada uma dessas cidades.
A Ação
A ação terá a duração aproximada de 50 minutos, com as seguintes etapas:
• Apresentação teatral
• Exibição dos filmes ilustrativos e demonstrativos (cooperativas)
• Participação das crianças e do público
• Demonstração de como se fazer papel reciclado
• Premiação (brindes e HQs do projeto)
Sinopse
A história gira em torno de uma família que ao tomar seu café da manhã conversa sobre o que acontece com as embalagens e demais materiais recicláveis após o uso de seu conteúdo. Surge então a oportunidade de uma visita a uma cooperativa de catadores de material reciclado. A família visita essa cooperativa e lá conhece todo o seu funcionamento, assim como todo o público presente. Tudo isso de uma forma lúdica, musical e totalmente interativa.
Participação do Público
Todas as crianças que assistirem às apresentações serão convidadas para uma participação especial. Os atores convidarão cada uma dessas crianças para subirem ao palco e ajudarem na separação dos materiais recicláveis que passarem pela esteira dentro da cooperativa cenográfica montada no palco. A equipe de produção, elenco e os assistentes organizarão uma fila dividindo as crianças em grupos e permitindo que todas elas possam ajudar nessa separação.
SERVIÇO
O que: lançamento do projeto Palco da Reciclagem.
Onde: Ginásio de esportes da SER Aurora, bairro Saic.
Quando: terça-feira, 7 de abril. Horário: 17 horas.
Deixe seu comentário