logo RCN

Novo enfoque nas cirurgias de catarata

  • - Dra. Cassiana Kannenberg - Oftalmologista.

Novo enfoque nas cirurgias de catarata: tratamento da catarata e correção do grau em uma única cirurgia

As clínicas oftalmológicas são cada vez mais procuradas por pacientes que desejam libertar-se do uso dos óculos ou das lentes de contato.

 A partir dos 40 anos de idade os pacientes passam a ter dois focos: um para longe e um para perto. Isto ocorre devido a uma alteração no cristalino, uma lente natural localizada dentro dos olhos que começa a passar por uma alteração na densidade e na elasticidade, causando a perda de uma função chamada "acomodação", que é a perda progressiva da visão para perto (" vista cansada").

Por volta dos 55 anos de idade, além da perda da acomodação para perto, inicia-se o aparecimento da catarata. Antigamente, catarata era uma doença de idosos, porém hoje, com os avanços tecnológicos é possível detectar a catarata nos estágios iniciais. Por esse motivo e pelo surgimento das lentes multifocais intra-oculares, que permitem a eliminação do uso de óculos para longe e perto em uma única e definitiva cirurgia, as cirurgias de catarata têm sido indicadas cada vez mais precocemente. Essas lentes multifocais, são implantadas nos dois olhos.

O novo enfoque nas cirurgias de catarata é não esperar a catarata evoluir a tal ponto que comece a embaçar a visão para operá-la como era antigamente. Pelo contrário, a partir do momento do diagnóstico, a cirurgia da catarata já pode ser realizada juntamente com a eliminação do grau. O risco de complicações é bem menor quando a cirurgia é realizada mais precocemente , pois o paciente é mais jovem, a catarata é mais inicial e o tempo de duração da cirurgia é menor. Desta forma, a recuperação pós-operatória da visão também é mais rápida.

Por de tratar de uma cirurgia definitiva, não tem por que esperar a catarata evoluir para ser operada, pois mais cedo ou mais tarde, a catarata vai ter que ser operada. Assim, o paciente que fizer a cirurgia mais cedo vai se beneficiar duplamente, pois não vai ter que se preocupar com a catarata futuramente, uma vez que ela não volta mais e terá uma qualidade de vida melhor sem a dependência dos óculos por muito mais anos. As lentes ficam definitivamente dentro dos olhos, não sendo necessário serem trocadas futuramente.

Essa cirurgia consiste na substituição do cristalino alterado por lentes transparentes e multifocais, que são implantadas dentro dos olhos. A cirurgia é feita com anestesia local com colírios anestésicos e sedação, não sendo necessária injeção para anestesiar o olho, como era feito no passado. Tanto a extração do cristalino quanto o implante das lentes é feito através de um orifício de 2,2 mm na córnea.  Leva em torno de 20 a 30 minutos, sendo operado um olho e alguns dias depois, o outro olho. O paciente não fica internado e vai para casa sem curativo e sem pontos. É colocado um tampão transparente apenas para proteção do olho operado até chegar em casa. O pós-operatório é tranquilo e indolor, sendo necessário apenas o uso de colírios por alguns dias. A lente não machuca e fica permanentemente dentro dos olhos, não sendo necessário tirar e colocar a lente toda noite como nas lentes de contato. É uma cirurgia definitiva e que permite ao paciente enxergar com mais nitidez do que antes, sem precisar usar seus óculos multifocais ou bifocais.

                                              

Dra. Cassiana Kannenberg

                                               Oftalmologista

                                               CRM 14.560-SC

 

                                                           Formada em Medicina pela PUC-PR ( 2001)

Especializada em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Hospital de Olhos do Paraná (2005)

Sub-Especializada em Cirurgias de Catarata e Cirurgias Refrativas a Laser pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo USP ( 2008 )

 

 

 

 

 

MARCOS A. BEDIN

Reconhecimento Anterior

Reconhecimento

Dia do meio ambiente é marcado por plantio de árvore no Parque Teixeira Soares Próximo

Dia do meio ambiente é marcado por plantio de árvore no Parque Teixeira Soares

Deixe seu comentário