SAMAE garante nova tubulação de água no Cemitério Dom Daniel Hostin, em Campos Novos |
Orientações e acompanhamento para diabéticos e hipertensos em Piratuba

Profissionais da saúde realizam encontros e fazem a entrega de medicação
A Secretaria de Saúde de Piratuba segue com o programa “Hiperdia”, de acompanhamento aos diabéticos e hipertensos do município. São cerca de 800 pessoas que recebem orientações e os remédios necessários para o tratamento.
A equipe de saúde realiza reuniões a cada 60 dias com os diabéticos e hipertensos, que estão divididos em dezessete grupos. Nos encontros são entregues os medicamentos, são realizadas palestras educativas, avaliações de peso e medida, controle de glicemia e da pressão arterial. “É um acompanhamento muito importante, aqui nos encontros nós passamos orientações em relação ao uso dos medicamentos, alimentação correta, atividades e temos um acompanhamento, estamos próximos dos pacientes”, explica a enfermeira Cirene da Silva.
A cada encontro, profissionais diferentes atendem os pacientes. Enfermeiras, médicos, técnicos, nutricionista, psicóloga, farmacêutico e fisioterapeuta. O aposentado Manoel Pedro Gonçalves, de 69 anos, é um dos beneficiados pelo programa e garante que o acompanhamento faz a diferença. “Temos uma atenção especial aqui em Piratuba, as orientações nos ajudam a controlar, tanto a diabete como a hipertensão e ainda recebemos os remédios, eu iria gastar demais se precisasse comprar, uso sete medicamentos diariamente”, conta.
Entrega de medicamentos:
Toda medicação necessária para o controle da hipertensão e diabetes é fornecida gratuitamente para pessoas de Piratuba. Parte dos remédios é repassada pelo SUS e os demais são por conta da Secretaria de Saúde. Até 2012, os pacientes podiam retirar na Unidade Mista de Saúde, mas a partir deste ano estes medicamentos serão entregues somente nos encontros. “Desta forma conseguimos acompanhar o uso do medicamento e este é mais um motivo para que as pessoas com problema de hipertensão e diabetes, venham e participem das reuniões, queremos que eles recebam todas as orientações necessárias”, destaca Cirene.
Jornalista Cristiano Mortari
Manoel é um dos piratubenses que participa das reuniões e recebe orientação;
Deixe seu comentário