Desfile de 7 de Setembro reúne multidão e marca Independência em Campos Novos |
PIRATUBA INAUGURA CENTRO DE REFERÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PIRATUBA INAUGURA CENTRO DE REFERÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Inaugura hoje, sexta-feira 13, o Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável de Piratuba (SC). O Centro como o próprio nome já diz, foi criado para exemplificar práticas que possam minimizar possíveis danos ao meio ambiente. Um projeto que sai do papel devido com o apoio do Consórcio Machadinho, do Instituto Alcoa e da Tractebel Energia.
Uma construção sem árvores derrubadas, sem danos ao meio ambiente, sem desperdícios. Os tijolos são ecológicos, a água vem da captação da chuva, as janelas são grandes e em quantidade suficiente para garantir a economia de energia elétrica. Os telhados, por sua vez, foram colocados afastados, com o espaço necessário para permitir a ventilação natural das salas. Os móveis foram reformados e tratados com técnicas manuais, sempre utilizando materiais sustentáveis, como por exemplo, o bambu.
Na prática, as atividades que entram em funcionamento após a inauguração são: a trilha das Palmeiras, a cisterna, a horta e o tratamento zona de raízes. Também fazem parte do projeto a produção de plantas ornamentais, medicinais e mudas nativas. A obra, inicialmente seria uma ampliação da Escola Socioambiental que funciona em Piratuba há mais de 10 anos, porém com o apoio e investimentos dos parceiros, a prefeitura ampliou o projeto.
As atividades a serem desenvolvidas, fazem da antiga escola socioambiental de Piratuba (SC) um centro de referência em Desenvolvimento Sustentável. “A escola já provou que funciona e dá resultados, e não é por acaso que temos esta parceria para dar sequência no projeto. Nossa intenção é fazer com que as atividades lá desenvolvidas sejam referência em ensino, pesquisa e extensão, com uma visão social, ambiental e ecológica”, explica o prefeito Adélio Spanholi.
A estrutura será utilizada inicialmente por cerca de 50 alunos. Eles terão aulas teóricas e práticas com atividades relacionadas a questões ambientais com temas como o solo, água, fauna e flora. Os estudantes de famílias de baixa renda, por exemplo, terão a oportunidade de conhecer o manejo no cultivo florestal de hortas, jardins e plantas medicinais.
Segundo o Diretor Geral do Consórcio Machadinho, Duilio Diniz de Figueiredo, a Educação Ambiental é um programa permanente do Consórcio Machadinho que já faz parte do calendário escolar da região desde que a Usina entrou em operação. “Buscamos promover a sensibilização da população para a necessidade de preservação ambiental. Esta parceria nesta construção é mais um investimento que comprova o nosso compromisso com a inclusão social e com o desenvolvimento socioambiental sustentável”, pontua.
Esta é mais uma obra que acontece através de parceria após a implantação da Usina Hidrelétrica Machadinho na região. As atividades na instituição iniciam já a partir da próxima segunda-feira.
Deixe seu comentário