SAMAE garante nova tubulação de água no Cemitério Dom Daniel Hostin, em Campos Novos |
Poder Legislativo de Capinzal

Expediente dos vereadores na sessão ordinária de terça-feira, 05 de fevereiro
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Capinzal ocorreu na terça-feira, 05 de fevereiro, com início às 19h, sendo presidida por Alcedir Afonso Coronetti (PMDB).
Dentro dos trâmites legais do Regimento Interno da Câmara Municipal foi lida e aprovada por unanimidade a Ata da sessão ordinária do último dia 29 de janeiro, depois foram lidas as correspondências recebidas e expedidas.
Depois de terem feito o trabalho da Ordem do Dia, em seguida iniciou o Expediente dos Vereadores, começando pelas indicações, sendo estes os escritos:
Antonio Carlos Mantovani (PT) – Em visitas recebeu solicitações de lombadas nas vias públicas, uma na Rua Antonio Zortéa Primo, (com acesso ao loteamento Fernanda), Rua Martinho Chaves (na interligação dos loteamentos Pôr do Sol e Santa Maria) e outra numa via pública não pavimentada, ao lado do silo, sendo no Loteamento Lar Imóveis. Que se faça melhorias na localidade de Vista Alegre, no sentido de evitar que às redes de esgoto deságuem no riacho, por falta de um saneamento básico, ainda o calçamento é precário, ainda a coleta do lixo é feita uma vez só por semana, inclusive, é necessário a implantação de uma Unidade Básica de Saúde. Sugeriu que no Loteamento Novo Horizonte uma das ruas leve o nome de João Batista de Mattos, tendo em vista que residiu e trabalho em Capinzal até o dia de seu falecimento em 10 de março de 1981, sendo o mesmo sido comerciante e industrial, ainda muitas vezes atuou como delegado substituto.
Carlos Adriano Zocoli (PSDB) – Colocação de espelho na saída da Rua Luiz Dorini para a Rua Presidente Nereu Ramos, para que facilite a visão dos motoristas e favorece para evitar acidente de trânsito.
Cimara Moreira Baú (PMDB) – Solicitou a implantação de três redutores de velocidade, na extensão de toda a Rua Martinho Chaves, no Loteamento Pôr do Sol.
Gilmar Antonio da Silveira (Guinho do PV) – Que seja feita a coleta seletiva de lixo de maneira completa e separada, pois deve ser dividido o lixo orgânico, reciclável e eletrônico, sendo que em nosso município é feito a coleta do reciclável e orgânico. Muito solicitado no interior de Capinzal a coleta da água da chuva, num sistema de caixa de água, sendo uma medida preventiva para o período de seca.
Kelvis Borges (PP) – Foi procurado por alguns proprietários de residências em Capinzal, querendo fazer a regularização de seus imóveis, os quais não estão dentro dos padrões de exigências do Plano Físico e Territorial, para tanto, pediu que novamente seja reencaminhada a mencionada lei. Para que o Deinfra venha a fazer roçadas nas marginas da SC-303, trajeto Capinzal (Linhas Gramado e Engenho Novo) e Piratuba, pois desde março de 2012 não é prestado os serviços neste acesso. Implantação de lombada na Rua Maria Odete Andrioni Parisotto, próximo a Padaria Vetori, também na cidade baixa, na Rua Antonio Zortéa Primo, sendo loteamento Fernanda. Na Vila União foi construída a pavimentação de rua, mas existe a necessidade de construção de uma lombada física, sendo que antes existiam duas lombadas.
Antes de começar a Palavra Livre o vereador Aldair Brandão (Penteado do PSD), após ter cumprido com a ordem do dia, pediu para se ausentar. Vereadores que usaram da Palavra Livre foram:
Carlos Adriano Zocoli (PSDB) – Foi procurado por vários comerciantes e entrou em contato com a Agência de Correios de Capinzal para ver da possibilidade de abrirem aos sábados, devido ao grande número de entregas que poderiam ser feitas, sendo na região quem presta tais serviços no mencionado dia é Joaçaba e Videira. Que seja feito campinhos de futebol em vários loteamentos e pontos da cidade, para que as crianças brinquem fora da rua, no sentido de evitar atropelamentos.
Cimara Moreira Baú (PMDB) – Prestou homenagem ao Centro Espírita Amor e Caridade, pela comemoração do 49º aniversário, ocorrido no dia 05 de fevereiro, por oferecer palestras públicas, procura levar consolo, reflexão e esclarecimento sobre a doutrina, ainda disponibiliza de uma biblioteca com grande acervo.
Gilmar Antonio da Silveira (Guinho do PV) – Parabenizou o Grupo Andrade que completou no último sábado, 43 anos de sua fundação, em especial João Silva De Andrade, sócio-fundador da mesma. Reforçou sua indicação para que seja implantada lombadas no acesso Unoesc e BRF, no sentido de evitar alta velocidade dos veículos.
Kelvis Borges (PP) – Fez um breve comentário sobre os projetos que entraram na Casa Legislativa, sendo um pedido do Executivo para que sejam agilizados par a atendimento da coletividade capinzalense.
Senair Bressan (PMDB) – Os projetos que são bom e de interesse do Município está na Câmara de Vereadores para ajudar, pois não se pode perder recursos do Governo Federal. Quanto aos problemas da saúde e falta de atendimento, que o líder de Governo traga resposta na próxima sessão. Recurso do deputado Celso Maldaner já está na Caixa Econômica Federal, sendo a primeira parcela, proveniente do Ministério das Cidades para a pavimentação de rua, em torno de R$ 48 mil.
Valdelir Francisco de Souza (Jegue / PMDB) – Que seja solicitada a presença do diretor de Trânsito na sessão da Câmara Municipal, para decidir sobre a implantação ou não das lombadas eletrônicas, já que os pedidos são muitos. Elogiou o excelente trabalho que presta a empresa Tucanos no município de Capinzal, sendo de coleta e destinação do lixo, roçadas e limpeza em geral.
Alcedir Afonso Coronetti (PMDB) – Elogiou a presença do público nas sessões ordinárias, pois podem acompanhar o trabalho desenvolvido pelos legisladores. Disse que dentro dos quatro anos todos os vereadores farão seu trabalho, cada um de seu modo e maneira. Fez comentário sobre a questão saúde no Município, então pediu o porquê de tantas reclamações de falta de atendimento?
Foto comprovando a realização da sessão ordinária de interesse público.
Deixe seu comentário