logo RCN

Poder Legislativo de Capinzal

Expediente dos vereadores na sessão ordinária de terça-feira, 04 de setembro

 

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Capinzal ocorreu na terça-feira, 04 de setembro, com início às 19h, tendo uma duração de 25 minutos, sendo presidida por Andevir Isganzella (PT).

A sessão foi marcada pela volta do vereador Rafael Dalavequia (DEM), pois ficou afastado por dois meses para tratar de assuntos particulares, sendo que o suplente de vereador Enio José Paggi ocupou a função neste período.

Dentro dos trâmites legais do Regimento Interno da Câmara Municipal foi lida e aprovada por unanimidade a Ata da sessão ordinária do último dia 28 de agosto, depois foram lidas as correspondências recebidas e expedidas.

Durante a sessão na Pauta do Dia, não teve nenhum ato do Poder Executivo e nem projetos do Poder Legislativo, muito menos as indicações, então o Presidente passou para a palavra livre, sendo o Expediente dos Vereadores.

Rogério Biazotto (PSD) não compareceu na sessão e durante o expediente dos vereadores Ailton Thomaz de Vargas (PMDB) e Aldair Brandão (Penteado) se ausentaram da reunião. Nilva Maria Thomazoni (PP), não usou da palavra, mas permaneceu na sessão.

PALAVRA LIVRE:

RAFAEL DALAVEQUIA (DEM) – Agradeceu a presença da imprensa escrita e filmada que acompanhava a sessão, se referindo ao O TEMPO – um jornal de fato, também deu as boas vindas aos cidadãos que prestigiavam a sessão. Disse ser uma alegria estar de novo na Casa Legislativa, então parabenizou aos vereadores que colocaram seus nomes para a reeleição e os novos candidatos, pois é um ato de coragem, até porque o Município é pequeno e vem sendo muito disputado o voto de confiança, portanto, desejou que Deus abençoe a caminhada e a campanha de cada um. Também agradeceu ao companheiro de partido, Enio José Paggi que lhe substituiu a altura e dentro do esperado, pois foi secretário da Prefeitura e vereador eleito, por fim, ficou satisfeito pelas boas vindas que os demais edis lhe desejaram. Ao descer da cidade alta para a cidade baixa através da Vila Nova e Vila 7 de Julho, constatou que na Avenida José Leonardo Santos foram construídas faixas de pedestres elevadas (lombadas físicas), pois foram pedidos da maioria dos vereadores. Tais faixas elevadas proporcionam maior segurança aos pedestres, apesar de que dificulta um pouco o livre acesso dos veículos, então parabenizou o diretor de Trânsito, Eraldo Hachmann pelo atendimento das reivindicações.

ANDEVIR ISGANZELLA (PT) – Fez uso da Tribuna Popular para solicitar que a Prefeitura faça uma limpeza urgente na área pública no loteamento Novo Horizonte, onde deverá ser um espaço para o lazer, sendo que os moradores pretendem fazer um evento no dia das crianças no mês de outubro. Andevir informou que o Legislativo aprovou uma lei do Executivo (13 de agosto de 2010), numa parceria envolvendo Prefeitura e a empresa Pegoraro, sendo que a municipalidade se comprometeu fazer algumas para a comunidade do loteamento Novo Horizonte, sendo uma das reivindicações a pavimentação asfáltica, o que deveria ser feito há um ano, sendo que o loteador está disposto a pagar os investimentos.  Espera Andevir que tanto a Prefeitura quanto a Imobiliária cumpram com suas obrigações perante aos moradores do mencionado loteamento, no sentido resolver o problema com a poeira e lama.

MOISÉS LOPES (BRUXO) do PMDB – Lembrou que na data de 1º de setembro é o dia do profissional de Educação Física, porém, lamenta por ser um período eleitoral fica difícil realizar eventos por uma má interpretação quanto as reais intenções para a prática esportiva. Algumas mães e pais lhe cobraram quanto à precariedade da quadra do Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli, que apesar de ter sido reformada há pouco tempo, o assoalho está muito desgastado e na realização de treinamentos e competições pode causar acidentes com ferimentos e maior gravidade. Espera que no Olezal (Olimpíada de Capinzal), com a abertura do evento nesta sexta-feira, a quadra de esportes não favoreça perigo aos desportistas, devido a precariedade que se encontra.

ITACIR MASSUCATO (PMDB) – Deu as boas vindas ao vereador Rafael e reconheceu a atuação do suplente de vereador Paggi, isto se referindo em debates sadios realizados na Câmara Municipal visando melhorar cada vez mais o Município em que vivemos. Itacir disse não ser contra os quebra-molas, mas sim contra aqueles imprudentes de trânsito que colocam em risco a integridade física de outras pessoas. Itacir ao ouvir um deputado federal se manifestar que pretende trazer muitos benefícios para Capinzal, então sugere que o mesmo, a exemplo de outros parlamentares tente viabilizar um projeto que está em Brasília, de autoria do então prefeito capinzalense Luiz Carlos Thomazoni, reencaminhado pelo atual poder público, sendo para canalizar parte do Rio Capinzal. Quanto à questão do loteamento Novo Horizonte, alguém colocou entulho na área verde, então a Prefeitura vai verificar quem é o responsável, pois o local não deve servir de lixeira e nem de depósito e tudo sobra para a Administração Pública, porém, será retirado todo o lixo e então a Prefeitura vai dar um destino correto. SENAIR BRESSAN (PMDB) pegou um gancho para falar sobre o loteamento Novo Horizonte, disse que o loteador se responsabilizou por fazer viabilizar a pavimentação asfáltica, porém, a Prefeitura aguarda que a partir do momento que a empresa der o material de construção a municipalidade coloca o maquinário para fazer a pavimentação asfáltica. Segundo Itacir, houve um problema com a empresa prestadora de serviços e o loteador dos imóveis, mas a Prefeitura está disposta a colaborar que o empreendimento seja uma feliz realidade.

 

 

Foto comprovando a realização da sessão ordinária de interesse público.

 

Quitanda Mundial (Ouro / SC) Anterior

Quitanda Mundial (Ouro / SC)

Programa de pavimentações em ritmo acelerado em Capinzal Próximo

Programa de pavimentações em ritmo acelerado em Capinzal

Deixe seu comentário