Poder Legislativo de Capinzal

Expediente dos vereadores na sessão ordinária de terça-feira, 03 de julho
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Capinzal ocorreu na terça-feira, 03 de junho, presidida por Andevir Isganzella (PT), tendo uma duração aproximada de 45 minutos. O vereador Rafael Dalavequia (DEM) retornou a Casa Legislativa depois de 60 dias e apresentou novo pedido licença para afastamento por mais um período de dois meses, por motivo de causa pessoal e particular, sendo que a solicitação do mesmo foi aprovada pelos vereadores por oito votos favoráveis e nenhum contrário.
VEREADOR QUE SE INSCREVEU PARA FAZER A INDICAÇÃO FOI:
Ailton Thomaz de Vargas (PMDB) – Solicitou a retirada da terra sobre o passeio da Rua Angelo Olivo, ao lado da casa nº666, pois acaba dificultando o livre acesso dos pedestres.
VEREADORES QUE SE INSCREVERAM PARA FAZER MOÇÃO DE APLAUSOS FORAM:
Senair Bressan (PMDB) – Parabenizou Ruites Valmir Andreoni Júnior (Dinho) pelos 21 anos de fundação da empresa Andreoni Jr. Construções e Empreendimentos Ltda (Sertrex). JUSTIFICATIVA: Nestes 21 anos foram construídos 300.000,00m² de área de edificações executadas, mais de 1.500 unidades entregues e registradas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e mais de 1.000 clientes felizes, residindo e investindo em imóveis com a marca Sertrex. Em fase de construção são 54 unidades habitacionais, e em fase de implantação são mais de 124 unidades. Também vem executando a reforma e ampliação do Hospital José Athanásio (Campos Novos) e também do Hospital Nossa Senhora das Dores (de Capinzal), ainda muitos edifícios construídos em território capinzalense e na região. O que demonstra o crescimento de uma organização que se preocupa com o futuro de seus colaboradores e clientes, ainda gera trabalho e renda para o Município. Moção aprovada por oito votos favoráveis e nenhum contrário.
Ailton Thomaz de Vargas (PMDB) – Parabenizou as alunas Milena da Rosa, Rosangela Freitag, ambas da 8ª série do ensino fundamental e a professora Vânia Schwaizer pelo projeto que prevê a implantação de uma cisterna para o aproveitamento da água da chuva. O Projeto “Água da Chuva: movem moinhos, lavam calçadas, regam hortas e bosques...” elaborado pela Escola Municipal Ivo Silveira, do Distrito de Alto Alegre, interior de Capinzal, representará a regional de Herval d’Oeste na Amostra Cientifica Sul Brasileira do Projeto Verde é Vida. O evento ocorre no mês de março de 2013, durante a Expoagro, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). O Projeto foi escolhido por uma comissão especializada durante a feira cientifica regional, realizada na terça-feira, 19 de junho, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, em Capinzal. A promoção foi da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Capinzal. JUSTIFICATIVA: A iniciativa auxilia na redução do consumo de água quando da utilização para regar horta e bosque, além da limpeza do estacionamento. A feira regional contou com a participação de estabelecimentos de ensino de: Capinzal, Água Doce, Treze Tílias, Luzerna, Herval d’Oeste, Joaçaba e Erval Velho.
Outra moção de aplausos feita pelo vereador Vargas – Parabeniza a equipe do São Cristóvão pela conquista da 9ª edição da Copa Capinzal de Futebol de Campo, encerrada no domingo, 30 junho, na decisão ocorrida no bairro São Cristóvão quando venceu a agremiação do Vasco da Gama, contando com grande público torcendo e participando do evento esportivo. O placar foi de 2x1 para o São Cristóvão (da cidade alta) contra o Vasco (da cidade baixa). JUSTIFICATIVA – É um evento que proporciona entretenimento e lazer aos munícipes. A moção foi aprovada por oito votos favoráveis e nenhum contrário.
VEREADORES INSCRITOS QUE USARAM DA PALAVRA LIVRE FORAM:
Aldair Brandão (Penteado do PSD) – Foi cobrado por alguns moradores da localidade de Ricardópolis, inclusive por quem mais utiliza do acesso frequentemente, para que a Prefeitura faça às benfeitorias na estrada geral (patrolamento e cascalhamento) e que também venha a fazer a roçada, já que o capim vem tirando a visibilidade dos condutores de veículos automotores.
Andevir Isganzella (PT) – Usando da palavra da Tribuna Popular informou sobre a reclamação de um cidadão que se sentiu constrangido ao pegar o Transporte Coletivo fora do ponto e também por chegar uns poucos segundos em atrasado no Terminal de embargue e desembargue, sendo que motorista e cobrador não foram gentis. Uma por pararem para muita gente fora do ponto e por permitirem entrar e sair pela porta dos fundos, porém, para ele lhe não foi permitido e ainda dão sorriso irônico. Também no descrito entregue ao Vereador consta outros excessos por parte de alguns funcionários públicos, porém, os abusos que presenciou aconteceram todos à tarde. A vereadora Nilva Maria Thomazoni (PP), pegou um gancho permitido por Andevir, então disse: “Acredito nessa pessoa, porque tem um motorista que é mal educado mesmo, pois aconteceu comigo também”.
Rogério Biazotto (PSD) – Que a Prefeitura venha a fazer a interligação das ruas Izaco Morosini (ao lado do cemitério) com a Pedro Rafael Favorito (loteamento São Pedro). A Rua Izaco Morosini interliga com a Rua José Zortéa (margem do Rio do Peixe) e sentido morro (loteamento São Pedro) a qual dá acesso pelas ruas Professora Wanda Mayer e Clotilde Zortéa. Caso for aberta a interligação das mediações do Cemitério Municipal ao loteamento São Pedro, encurta a distância e não é preciso dar a volta pela Rua Hermes Sartori, próximo do loteamento São Luiz. A justificativa é que todas as ruas da cidade serão pavimentadas, então que seja feito o mesmo na mencionada rua, inclusive, se faz necessário prestar serviços de roçada na citada via pública.
Itacir Massucato (PMDB) – Parabenizou os idealizadores da Festa do Agricultor de Capinzal, sendo bem organizada e que contou com grande participação do público, porém, sugeriu que na próxima edição sejam expostos equipamentos, acessórios e defensivos agrícolas, ainda possibilitem palestras a exemplo de como proceder com o gado leiteiro, enfim, abrangendo o setor agropecuário. Segundo informação recebida, o mencionado Vereador disse que foram 1.800 pagantes que participaram do matinê dançante no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, na Festa do Agricultor, na localidade de Engenho Novo, sendo que a nova estrutura do galpão possibilitou comportar tanta gente. Teceu comentário sobre a Rua Arnaldo Favorito, sendo que os moradores solicitam a colocação de brita, porém, não é viável atender ao pedido, pois irão pavimentar a mesma, caso fosse cascalhada estariam jogando dinheiro fora, pois a brita se perderia em poucos dias, então é melhor esperar a prestação dos serviços das benfeitorias já previstas. Novamente cobrou a recuperação da pavimentação asfáltica da SC-303 Capinzal a Piratuba, pois o asfalto está se deteriorando, pintura de sinalização de solo desaparecendo, capim invadindo o acostamento de ambos os lados, enfim, pede que a SDR de Joaçaba solucione o problema. Quanto a estrada geral de acesso até Ricardópolis, a Secretaria de Infraestrutura no máximo na próxima semana irá realizar os serviços de benfeitorias solicitados. Também solidário ao vereador Senair que parabenizou a empresa Sertrex e o proprietário da mesma, pelo arrojo e profissionalismo no que faz, pois nasceu, se criou e vem fazendo a diferença nos 21 anos de empreendimentos, inclusive, pequenas hidrelétrica vem executando, além disto, muitos edifícios edificou em Capinzal e na região. Finalizou dizendo que o Dinho é um empresário bem sucedido e filho de Capinzal.
Ailton Thomaz de Vargas (PMDB) – Elogiou a realização da Santa Missa na Festa do Agricultor de Capinzal, coordenada pela Pastoral da Terra, com vários temas que envolvem a terra e a agricultura, ainda a feira livre com os produtos agrícolas, o que foi apreciado pelo público. Agradeceu o atendimento de sua indicação, sendo executada pela Secretaria de Infraestrutura: benfeitoria da estrada geral na interligação das localidades de Vila União e Vidal Ramos.
OBS: Estamos cumprindo a Lei Eleitoral vigente, portanto, essa é uma matéria informativa, sendo a mesma inserida no jornal impresso e cópia fiel no nosso site de domínio desta imprensa, porém, achamos por bem não postar sonora e nem vídeo sobre a sessão, pois pode ser mal interpretada a informação levada. Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros: Tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange o seu direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.
Foto comprovando a realização da sessão ordinária de interesse público.
Deixe seu comentário