Política

-
- CAPINZAL
A voz do povo fala mais alto nos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro
Prefeito do PT e vice-prefeito (a) do PP são os futuros governantes na gestão administrativa 2013 a 2016, num ato em que prevalece a livre Democracia garantida pelas autoridades competentes da Comarca.
A política nos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, de maneira inédita deu o que nunca aconteceu antes em ambos às margens do Rio do Peixe, o Partido dos Trabalhadores (PT) na cabeça de chapa e como vice-prefeito (a) o Partido Progressista (PP) chegaram ao poder, graças a onda da mudança.
O persistente e determinado Vitor João Faccin (PT) atingiu a sua quarta tentativa na chapa majoritária, consequentemente, conseguiu um feito e tanto, eleito Prefeito para a gestão administrativa 2013 a 2016 pela Coligação Brilha Ouro (PP / PT / PPS / DEM / PC do B). Vitor teve uma grande contribuição, pois foi feliz em ter como vice-prefeita a conhecidíssima candidata a vice-prefeita, Sonia Mônica Weber Durigon (PP). A dupla Vitor e Sônia venceram a chapa adversária por 829, ou seja, 3.079 contra 2.250 votos da Coligação Governar Para Todos (PMDB / PSDB / PSD).
Vitor foi uma vez vereador e Sônia nunca exerceu um cargo público eletivo, mas seu marido foi prefeito eleito e reeleito, sendo ele Sérgio Durigon, lembrado por ser o prefeito ambientalista e empreendedor.
Quanto a Capinzal, Andevir Isganzella (PT) apenas entrou para a política no atual mandato de vereador, sendo ele presidente da Câmara Municipal, depois da estreia no cenário político há menos de quatro anos, chegou ao topo maior dentro do Município, sendo eleito Prefeito, e tem como vice-prefeito Wilson Luiz Farias (PP), ex-vereador por um mandato. Muitos julgavam que a considerada oposição não chegaria ao poder, pois o adversário venceu três eleições consecutivas e tinha estrutura para bancar uma campanha eleitoral. Renova Capinzal (PT – PP – PSDB – PcdoB – PDT – DEM e PSD) obteve 7.178 votos contra 5.884 da Frente Democrática Popular (PMDB/PV/PR/PTB.
Queira ou não a força política, a decisão do voto está nas mãos de cada eleitor, então foi feita a vontade popular, pois queria mudança de poder e foi o que aconteceu, então Andevir e Farias assumem no próximo ano os destinos de Capinzal e de sua gente.
Os tabus são quebrados, pois na história de Ouro em seus 48 anos de emancipação político-administrativa o único prefeito que conseguiu a reeleição foi Sérgio Durigon (PP), apesar de outros dois também terem sido prefeitos por dois mandatos em período diferentes, intercalados, sendo Ivo Luiz Bazzo e Domingos Antonio Boff (Mingo). No caso de Capinzal, em seus 63 anos na condição de Município, o único prefeito reeleito foi Nilvo Dorini (PMDB). Jamais na história política partidária deu nos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro a mesma sigla, ou seja, PT para prefeito e PP como vice-prefeito (a). As coordenadorias das Coligações das Campanhas de Andevir (Capinzal) e Vitor (Ouro) estão de parabéns pela criatividade e maneira pacifica que realizaram a política, sendo um verdadeiro show de democracia e possibilitando a liberdade de expressão aos munícipes com direito de cidadania.
O que mais nos chamou a atenção foi a perfeita ação e serviços desenvolvidos tanto pelo Poder Judiciário quanto pelo Ministério Público da Comarca de Capinzal, saindo a campo e atuando como manda a lei, praticando a justiça perante o direito e a obrigação. Também o nosso reconhecimento e admiração pelo desempenho e eficiência de nossas valorosas e prestativas policias (Civil e Militar). O nosso repúdio e contestação se deve a violência desnecessária, tanto de um lado do Rio do Peixe quanto do outro, mas algo vergonhoso foi uma tática irracional em jogar grampos na cidade de Ouro na tentativa de dificultar a pretensão e vontade política, então deu no que deu, um venceu e outro perdeu. Também tivemos a informação de que derrubaram uma árvore sobre a rede de telefonia, no interior de Ouro, caso realmente for intencional pode caracterizar crime contra o patrimônio público. Não sabemos se a questão dos grampos, na cidade de Ouro, de quem era uma iniciativa, mas que os objetos com pontas finas na via pública acabaram furando muitos pneus e deixando no prejuízo muitos cidadãos que perderam tempo e dinheiro concertando o rodado. Não poderíamos deixar de lembrar e de valorizar um grande feito na política brasileira, sendo o ourense Nézio Modena, o qual concorreu oito vezes os pleitos eleitorais, sendo sete tentativas de vereador sempre se elegendo e só perdeu uma vez quando foi de vice de Vitor João Faccin, mas hoje ambos têm motivo o suficiente para comemorar em dobro o feito.
Neste parágrafo fonte Wikipédia – a enciclopédia livre: As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), quando o povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Diziam que o 13 não tem experiência administrativa para assumir a Prefeitura, mas queira ou não os entendidos o Partido dos Trabalhadores agora é governo juntamente com o 11, sendo que o PP já foi poder em Capinzal.
No Ouro é inédito o 13 no governo municipal, porém, o 11 já foi poder em outras disputadas eleitorais, mas com certeza o Partido dos Trabalhadores vai emplacar um grande governo, pois vontade é o que não falta.
Na foto estão as crianças Eloisa Sônego Martini, Maria Eduarda Surdi (Duda) e José Othávio Azevedo Tide (Zequinha), pois é novidade para esses e para inúmeros capinzalenses também.
Deixe seu comentário