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Política

O TEMPO ? um jornal de fato entrevista candidatos da chapa majoritária de Capinzal

As perguntas feitas e as respostas dadas, agora cabe a você eleitor decidir, porém, antes analise a intenção de cada candidato e depois dê o voto de confiança sem influência da política partidária, e sim, faça a sua parte e a cidadania agradece por usar da razão.

 

 

FRENTE DEMOCRÁTICA POPULAR (PMDB/PV/PR/PTB)

Candidato a Prefeito: LEONIR BOARETTO (PMDB)

Candidato a Vice-Prefeito: NILVO DORINI (PMDB)

 

ACHA OU NÃO QUE O ESTACIONAMENTO ROTATIVO SELECIONOU A FALTA DE VAGAS NO CENTRO DA CIDADE? JUSTIFIQUE. R.: O sistema de estacionamento controlado implantado em nossa Administração solucionou definitivamente a falta de vagas na área central. Contribuiu para isso o estudo que elaboramos em todo o sistema viário que resultou na ampliação das áreas para estacionamento e, consequentemente, no aumento das vagas, bem como as adequações implantadas, como é o caso do cruzamento no acesso a Ponte Irineu Bornhausen e no sentido único na Carmelo Zocolli. Em nosso novo governo, entre outras melhorias, vamos implantar o sistema controlado “zona verde” em áreas específicas, que permitirá o estacionamento por período mais prolongado.

O QUE PRETENDE FAZER PARA AMENIZAR OU SELECIONAR O PROBLEMA DA MÁ CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS NO CENTRO DA CIDADE, PRINCIPALMENTE, EM DIAS DE CHUVA E DE PAGAMENTO DA GRANDE AGROINDÚSTRIA? R.: A frota de veículos aumentou significativamente nos últimos anos em Capinzal. Para reduzir a circulação de veículos na área central é preciso que a população utilize o transporte coletivo de passageiros. Sabemos que, antes de qualquer coisa, é uma questão cultural. Mas, para contribuir e estimular o uso do transporte público, vamos ampliar e renovar a frota, estender os itinerários e implantar novas linhas, mantendo uma tarifa justa. Pretendemos implantar novas linhas para atendimento dos loteamentos mais próximos ao centro utilizando, para isso, carros de menor porte, mais adequados para o sistema viário daqueles locais. É o caso dos loteamentos Lanhi, Arco-Íris, Pôr do Sol, Santa Maria, Maximiliano Toaldo, São Luiz, Jacob Dorini, São João, Helt, Hanel, Campioni, Maiara, São Roque, Santa Terezinha, Jardim da Serra e adjacências. Acreditamos que mantendo um transporte público de qualidade e com uma tarifa justa, como temos, vamos estimular o uso alternativo pela população. A médio e longo prazos, a alternativa é a expansão das atividades comercial e de serviços na Cidade Alta, como vem ocorrendo atualmente, de modo que a população possa atender suas necessidades sem se deslocar ao centro da cidade.

A ESTRUTURA DA CIDADE BAIXA É SEMELHANTE QUANDO AINDA TRANSITAVA A LOCOMOTIVA PELA VIA FÉRREA, INCLUSIVE, VEÍCULOS PUXADOS POR TRAÇÃO ANIMAL POR RUAS ESTREITAS, ONDE RESIDÊNCIAS FORAM TRANSFORMADAS AO LONGO DO TEMPO EM SALAS COMERCIAIS QUE SE QUER TÊM SAÍDA DE EMERGÊNCIA E OS BOMBEIROS NÃO TEM COMO DAR A AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO. ENTÃO, SERIA OU NÃO MELHOR PLANEJAR A CIDADE ALTA PARA O FUTURO CRESCIMENTO COMERCIAL DO MUNICÍPIO? DESCREVA PARA MELHOR ENTENDIMENTO? R.: São duas situações distintas que precisam evoluir concomitantemente. É preciso dotar a Cidade Alta para um crescimento comercial e de serviços de forma amplamente planejada, conforme nos reportamos anteriormente, pois temos certeza que para esta região, que já se desenvolve a passos largos, está direcionado o futuro da nossa cidade. Tanto é verdade que, nesta direção, planejamos e estamos implantando o nosso condomínio industrial. Para lá está direcionado o futuro das nossas empresas. Um bom exemplo disso são os empreendimentos imobiliários projetados e em fase de implantação no seu entorno, tudo alavancado pela localização do condomínio industrial. Ao mesmo tempo em que buscamos um desenvolvimento ordenado para a Cidade Alta, precisamos continuar melhorando a infraestrutura da área central e adequando a estrutura instalada à legislação vigente. Poder público e iniciativa privada precisam evoluir juntos neste quesito. Para nortear o crescimento ordenado da nossa cidade e promover a adequação da estrutura consolidada, vamos elaborar um novo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Participativo com vistas a implementar os instrumentos previstos no Estatuto das Cidades, cumprir a função social da propriedade, coibir a especulação imobiliária e promover o desenvolvimento urbanístico. Da mesma forma como fizemos por ocasião da elaboração do Planejamento Estratégico Participativo, vamos novamente chamar a sociedade para acompanhar e participar diretamente do processo de elaboração deste importante instrumento para o desenvolvimento da nossa cidade. A comunidade irá opinar sobre o modelo de desenvolvimento que queremos para a nossa cidade e de que forma iremos equacionar os problemas existentes face à legislação vigente.

AS RUAS E PASSEIOS PÚBLICOS NA ÁREA CENTRAL DE CAPINZAL SÃO ESTREITOS, INCLUSIVE, AS CALÇADAS ESTÃO ESBURACADAS E COM FALTA DE LADRILHOS, NÃO TEM UM PADRÃO DEFINIDO, CHEIAS DE DEGRAUS E RAMPAS. O QUE FAZER PARA MELHORAR A ACESSIBILIDADE URBANA E COMO FAZER? R.: A dimensão das ruas e passeios da área central deriva da época da instalação da cidade. Os obstáculos como rampas e degraus nos passeios, decorre da falta de fiscalização quanto à aplicação do código de obras. A nossa Administração realizou, dentre outras ações, adequação, construção e recuperação de passeios para facilitar a mobilidade de cadeirantes e de portadores de necessidades especiais, instalação de corrimãos em escadarias e revitalização de faixas de segurança e faixas elevadas para travessias. No nosso novo governo, ao lado do companheiro Nilvo, vamos melhorar ainda mais os aspectos de urbanização, acessibilidade e mobilidade urbana investindo na construção e revitalização de passeios como rebaixamento de calçadas e guias, instalação de corrimão nas escadarias, construção de ciclovias e construção de novas faixas elevadas para pedestres e travessias urbanas com segurança.

LEVANDO EM CONTA A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA CONTEMPLANDO A SDR DE JOAÇABA, IRÃO BUSCAR OU NÃO RECURSOS PARA FINANCIAR A AQUISIÇÃO DE MORADIA, IMPLANTAR O TURISMO, CONSÓRCIO E MOBILIDADE URBANA, BEM COMO AUXILIAR A GRANDE INDÚSTRIA E TRAZER NOVAS EMPRESAS PARA NOSSO MUNICÍPIO? DESCREVE SUAS INTENÇÕES. R.: Conforme citamos a este veículo em oportunidade anterior, enquanto presidente da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), juntamente com a SDR de Joaçaba, tivemos grande envolvimento e participação na mobilização junto ao governo do Estado para a criação da Região Metropolitana do Contestado envolvendo 45 municípios das SDR’s de Caçador, Videira, Campos Novos, Joaçaba e Concórdia. Um dos principais benefícios gerados pela região metropolitana foi o aumento do crédito habitacional e dos subsídios do programa Minha Casa Minha Vida. Esta iniciativa já está beneficiando diretamente a população e viabilizando a edificação de inúmeros empreendimentos habitacionais. Em nosso governo, ao lado do companheiro Dorini, vamos elaborar novos projetos para captação de recursos na área habitacional, assim como fizemos no programa Urbanização de Assentamentos Precários do Ministério das Cidades, do PAC 2, que vai beneficiar 162 famílias que ocupam áreas de riscos, APPs e áreas verdes. Vamos adquirir, com recursos do Fundo Municipal da Habitação, novos lotes urbanos para construção de moradias populares destinadas a famílias de baixa renda e adquirir terreno para viabilizar a implantação de um loteamento dotado de toda a infraestrutura para atender 300 famílias. O objetivo destes investimentos é a redução do déficit habitacional oportunizando o acesso à moradia para as famílias capinzalenses, conforme critérios de seleção aprovados pelo Conselho Municipal de Habitação. Vamos criar, também, um programa específico para oportunizar o acesso à habitação aos trabalhadores das indústrias locais, evitando o deslocamento de outras cidades e fazendo com que esta mão de obra fixe residência em nosso Município, gerando o desenvolvimento e o fortalecimento do nosso comércio e de todos os serviços disponíveis. Para isso, buscaremos recursos junto ao governo do Estado, através da COHAB e à Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, onde já tivemos a aprovação do nosso projeto no âmbito do PAC 2. Para isso, contaremos mais uma vez, com o apoio dos nossos deputados federais e senadores.

 

RENOVA CAPINZAL PT – PP – PSDB – PcdoB – PDT – DEM e PSD

Candidato a prefeito: Andevir Isganzella (PT)

Candidato a vice-prefeito: Wilson Luiz Farias (PP)

 

ACHA OU NÃO QUE O ESTACIONAMENTO ROTATIVO SELECIONOU A FALTA DE VAGAS NO CENTRO DA CIDADE? JUSTIFIQUE. R.: O estacionamento rotativo mostrou-se eficiente, o número de veículos que circula em Capinzal é muito maior do que o número de vagas de estacionamento nas ruas. É impossível imaginarmos, hoje, o centro da cidade sem este sistema. Mas há, ainda, a  necessidade de se buscar formas de diminuir o fluxo de veículos no centro da cidade, oferecendo alguns serviços na cidade alta, porque hoje está tudo concentrado na cidade baixa.

O QUE PRETENDE FAZER PARA AMENIZAR OU SELECIONAR O PROBLEMA DA MÁ CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS NO CENTRO DA CIDADE, PRINCIPALMENTE, EM DIAS DE CHUVA E DE PAGAMENTO DA GRANDE AGROINDÚSTRIA? R.: Além de manter o estacionamento rotativo, negociando com a empresa concessionária que opera o sistema, preços justos,  também pretendemos deslocar alguns serviços que hoje são oferecidos apenas na cidade baixa, para a cidade alta, como um escritório do SIMAE para que os consumidores daquela região não precisem vir ao centro para pagar as tarifas ou resolver pequenos problemas.Também articular junto a Celesc e empresas de telefonia para agirem da mesma forma.  Garantir um transporte coletivo de qualidade a preços compatíveis com campanhas de incentivo para que as pessoas da cidade alta se motivem a deixar o veículo em casa e venham ao centro de ônibus, diminuindo, assim, o fluxo de carros nas ruas. Negociar com as agências bancárias para a instalação de pontos de atendimento naquela região.

A ESTRUTURA DA CIDADE BAIXA É SEMELHANTE QUANDO AINDA TRANSITAVA A LOCOMOTIVA PELA VIA FÉRREA, INCLUSIVE, VEÍCULOS PUXADOS POR TRAÇÃO ANIMAL POR RUAS ESTREITAS, ONDE RESIDÊNCIAS FORAM TRANSFORMADAS AO LONGO DO TEMPO EM SALAS COMERCIAIS QUE SE QUER TÊM SAÍDA DE EMERGÊNCIA E OS BOMBEIROS NÃO TEM COMO DAR A AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO. ENTÃO, SERIA OU NÃO MELHOR PLANEJAR A CIDADE ALTA PARA O FUTURO CRESCIMENTO COMERCIAL DO MUNICÍPIO? DESCREVA PARA MELHOR ENTENDIMENTO? R.: Está no nosso plano de governo, a elaboração do novo Plano Diretor da Cidade, onde, junto com a população criaremos mecanismos legais para incentivar que os novos empreendimentos industriais e comerciais sejam instalados na cidade alta. A consolidação do Distrito Industrial onde ele está sendo planejado será também uma prioridade para desenvolver o perímetro urbano naquela região.

AS RUAS E PASSEIOS PÚBLICOS NA ÁREA CENTRAL DE CAPINZAL SÃO ESTREITOS, INCLUSIVE, AS CALÇADAS ESTÃO ESBURACADAS E COM FALTA DE LADRILHOS, NÃO TEM UM PADRÃO DEFINIDO, CHEIAS DE DEGRAUS E RAMPAS. O QUE FAZER PARA MELHORAR A ACESSIBILIDADE URBANA E COMO FAZER? R.: Entendemos que para corrigir isso, é necessário mecanismos legais construídos com a participação da população, onde fique definido os padrões e as atribuições do poder público municipal e dos moradores. É essa parceria gestada de forma democrática e responsável que vai possibilitar resolver ou minimizar os problemas de acessibilidade, tanto no centro quanto na periferia da cidade.

LEVANDO EM CONTA A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA CONTEMPLANDO A SDR DE JOAÇABA, IRÃO BUSCAR OU NÃO RECURSOS PARA FINANCIAR A AQUISIÇÃO DE MORADIA, IMPLANTAR O TURISMO, CONSÓRCIO E MOBILIDADE URBANA, BEM COMO AUXILIAR A GRANDE INDÚSTRIA E TRAZER NOVAS EMPRESAS PARA NOSSO MUNICÍPIO? DESCREVE SUAS INTENÇÕES. R.: Um dos grandes problemas para a implantação de projetos habitacionais é a falta e o custo alto dos terrenos. Para isso, pretendemos desenvolver regiões fora do perímetro urbano como, por exemplo, o Distrito de Alto Alegre com projetos habitacionais, pavimentação asfáltica e incentivo para novos empreendimentos industriais naquela e em outras áreas rurais. Sabemos que se tivermos bons projetos o Governo Federal garante os recursos.

 

 

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