logo RCN

Produção artesanal

Doces de pera e marmelo é uma atividade ímpar em Capinzal

 

O loteamento Santa Terezinha, praticamente está localizado no centro da cidade de Capinzal, onde José Zeferino Tonini tem plantações de uns 70 pés de marmelo e de seis pés de pera, sendo árvores frutíferas. A pera faz oito anos que fez o plantio e a plantação de marmelo iniciou de oito a dez anos. Tonini reside em Capinzal desde 1957, sendo ele natural do município de Ouro, da localidade de Leãozinho, casado há 46 anos, completados no dia 21 de janeiro, sendo pai de duas mulheres e um homem.

Foram 18 anos como funcionário público da Prefeitura de Capinzal, passou os mandatos dos então prefeitos: Apolonio Spadini, Celso Farina, Dileto Bertaiolli e aposentou-se na gestão administrativa de Irineu José Maestri. Tonini foi motorista de ônibus, de máquinas rodoviárias e caminhões. Foram 25 anos prestando serviços de motorista e operador de máquinas, consequentemente alcançou o benefício previdência.

Depois de aposentado Tonini iniciou a atividade de produção de doces de maneira artesanal, pois faz para o consumo da família e demais familiares, ainda laços de amizade também procuram pelos produtos que o mesmo produz, cultiva e industrializa artesanalmente. 

Tonini cuida muito bem de sua propriedade, pois gosta do que faz, sendo que para ele é uma terapia e tanto ficar entre as árvores desenvolvendo a atividade de limpeza, de produção e cultivo de tais frutos.

Informou-nos Tonini que seu pai foi quem trouxe a muda de marmelo da localidade de Leãozinho, município de Ouro (SC) para Capinzal (SC), então com o passar do tempo fez mudas dos três pés e começou o plantio propriamente dito. Segundo Tonini, atualmente é difícil alguém ter mudas ou plantio de marmelo, mas tem à disposição para quem quiser adquirir tais mudas, podendo ser via fone: (49) 3555-2887.

Obs: Fotos em cores no site de O TEMPO – um jornal de fato.

 

José Zeferino Tonini numa foto parcial da produção e industrialização de produtos de excelente qualidade.

 

 

Jantar de conversação e de troca de ideias Anterior

Jantar de conversação e de troca de ideias

Projeto para recuperar a SC-283 tem um ano para se tornar realidade Próximo

Projeto para recuperar a SC-283 tem um ano para se tornar realidade

Deixe seu comentário