logo RCN

Projeto hidroginástica reinicia atividades em Ipira

Projeto hidroginástica reinicia atividades em Ipira

 

É necessário investir na busca de uma melhor qualidade de vida através de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e bom relacionamento familiar como forma de suavizar os grandes causadores de mortalidade na terceira idade, como as doenças infecciosas, doenças do coração, câncer e diabetes, para se ter uma velhice saudável. Conforme pesquisas, hoje o exercício físico é considerado um tratamento de prevenção, principalmente para doenças do coração e diabetes, melhorando a expectativa de vida. A prática de exercícios físicos de uma maneira geral, contribui para a manutenção das capacidades funcionais, como andar ou agachar, e ajuda a diminuir os riscos causados por uma vida sedentária, tanto homens como mulheres de meia-idade que praticam exercícios regularmente correm menos risco de virem a sofrer de limitações físicas na melhor idade.

 

Ciente desses conceitos tão importantes a Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira desenvolve a dois anos o Projeto “VIVA A VIDA, HIDROGINÁSTICA NA MELHOR IDADE”, reiniciou as atividades com os idosos na terça – feira (17).

De acordo com análise  em relação à situação de saúde do município de Ipira, observa-se nos últimos anos uma mudança importante no quadro do perfil epidemiológico da população, com o aumento na incidência das doenças crônicas (hipertensão arterial sistêmica e diabete mellitus), degenerativas (neoplasias) . Estas mudanças se devem, principalmente, ao aumento da expectativa média de vida da população  que é de 73,25 anos,sendo que de acordo com os dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB)  17,69% da população  ipirense tem 60 anos ou mais. Embora a velhice não seja sinônimo de doença, com a idade aumenta o risco de comprometimento funcional, perda de qualidade de vida dos indivíduos, e alguma vezes causa dependência para execução das tarefas diárias.

Ainda segundo estudos a prática de uma atividade física, bem como da hidroginástica torna o idoso mais apto e mais saudável, proporcionando uma melhora na qualidade de vida para esta faixa etária, devido aos vários benefícios que ela oferece. As atividades mais recomendadas por médicos para essa faixa etária são exercícios na água: a hidroginástica e a natação. A hidroginástica é o exercício ideal para as pessoas que possuem problemas ósseos, como osteoporose e artrose.

Para a Secretária de Saúde, Isabel Cristina Koch, em termos gerais os exercícios melhoram o humor devido à liberação do hormônio endorfina que causa sensação de bem estar e relaxamento, ainda reduzem a ansiedade e o estresse, aumentam a funcionalidade do sistema imunológico ocasionando benefícios cardiovasculares e facilitam o controle da obesidade.

Uma pesquisa realizada pelas Agentes Comunitárias de Saúde durante a visita domiciliar revelou um alto grau de sedentarismo na terceira idade. De 217 idosos entrevistados, 83,87% não praticam nenhum exercício físico, 58,93% são portadores de hipertensão arterial sistêmica e 53,92% não realizam atividades de lazer.

Para a Secretaria de Saúde, é perceptível que a prática da hidroginástica torna o idoso mais apto e mais saudável, proporciona uma melhora na qualidade de vida, devido aos vários benefícios que ela oferece.

Entrar na água é uma experiência única que fornece a todos uma oportunidade de ampliar física, mental e psicologicamente seus conhecimentos e habilidades. A habilidade de ser independente na água, de atingir as habilidades que podem ser impossíveis ou difíceis em solo só pode ter efeitos psicológicos favoráveis e duradouros, que elevam a confiança e a moral do paciente. Para pacientes com dor e aqueles que ainda não podem se exercitar em terra, a água proporciona um meio positivo ao se movimentar e relaxar.

A Hidroginástica é realizada todas as terças – feira no período da manhã para a população Ipirense acima de 55 anos.

 

 

 

Decisão condena ex-prefeito de Indaial por falta de UTI-Móvel Anterior

Decisão condena ex-prefeito de Indaial por falta de UTI-Móvel

MAU EXEMPLO: Próximo

MAU EXEMPLO:

Deixe seu comentário