Redução de IPI aumenta expectativas de negócios na Mercomóveis

Redução de IPI aumenta expectativas de negócios na Mercomóveis
A decisão do Governo Federal em ampliar o período de redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha de móveis veio em bom momento para o setor moveleiro do oeste catarinense.
A pouco mais de um mês para a abertura de uma das maiores feiras do setor no Brasil, a Mercomóveis 2012, que acontecerá em Chapecó entre os dias 27 e 31 de agosto, as indústrias da região sentem o impacto positivo nas vendas. O mês de junho atingiu o maior índice de negócios registrados desde janeiro, e o setor está otimista, pois este é o período em que muitas decisões são tomadas com foco nas ações para as compras de fim do ano.
O presidente da Comissão organizadora da feira, Nivaldo Lazaron Junior, expõe nesta entrevista as expectativas do setor para o evento e as novidades preparadas para fazer desta a Nova Melhor Mercomóveis de todos os tempos.
A Mercomóveis 2012 é promovida pela Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale). Conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis), Norton (lixas e abrasivos), Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas), Alternativa Editorial (Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores), FIESC, Badesc, BRDE e Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio é da Prefeitura Municipal de Chapecó, Projeto Brazilian Furniture/APEX e Sebrae/SC.
Quais produtos do setor estão entre os beneficiados com a redução do IPI e qual é a contrapartida das indústrias?
Nivaldo Lazaron Junior - Todos os móveis (seja para cozinha, sala, quarto, escritório, entre outros), laminados e painéis de madeira estão entre os produtos com IPI reduzido que afetam diretamente o setor madeireiro e moveleiro da região oeste catarinense. A prorrogação da medida até setembro está condicionada aos compromissos das indústrias repassarem as desonerações ao consumidor, manterem o nível de nacionalização dos produtos e garantirem a geração de emprego.
Como está a expectativa da Comissão organizadora e dos expositores para a Mercomóveis 2012, já que a feira acontecerá no período de IPI reduzido?
Lazaron Junior - A Mercomóveis acontece em um período muito importante para a cadeia moveleria do Brasil, pois é o momento em que os lojistas definem os produtos e quantidades para as ações de vendas de fim de ano. Tudo está acontecendo de forma a termos a melhor edição da Mercomóveis neste ano, com novidades surpreendentes para os visitantes/compradores, e agora temos este reforço da isenção do IPI, que vem a ser um toque final em tudo o que estamos preparando para nossos clientes.
Como o setor está reagindo às vendas com a medida?
Lazaron Junior - O mercado estava bem parado. Era necessário algo para estimular o consumidor. No começo do período de isenção, a melhora foi discreta, mas no mês de junho fez toda a diferença, e as indústrias de móveis tiveram um dos melhores meses do ano até então.
Podemos dizer que o IPI para a linha de móveis contempla exatamente a maior demanda dos consumidores, que buscam preço, qualidade e praticidade?
Lazaron Junior - Exatamente. As pessoas desejam adquirir ou trocar seus móveis, mas muitas vezes esbarram em seus orçamentos. Um produto com preço mais atrativo ajuda muito na decisão do investimento. Os consumidores atuais não querem só móveis, pois têm outras necessidades. No entanto, no momento em que o produto oferece uma vantagem, como agora mais acessível, faz com o que consumidor perceba a necessidade de tomar uma decisão para não perder o benefício.
Esses incentivos do Governo Federal deveriam ser constantes?
Lazaron Junior - Acredito que o Governo tem uma equipe competente e capaz para analisar os momentos (como agora) em que o mercado está mais retraído e então lançar mão destes benefícios, pois com a medida o próprio Governo arrecada mais, devido ao aumento no volume de negócios.
As empresas estão preparadas para a demanda crescente de consumo?
Lazaron Junior - Sim. As indústrias investiram muito. Hoje o parque fabril de móveis no Brasil, e especialmente em nossa região, é um dos mais modernos e bem preparados do mundo. As fábricas estão preparadas para uma demanda bem superior ao que estamos vivenciando.
Como as indústrias da região estão se preparando para a Mercomóveis 2012?
Lazaron Junior - As empresas expositoras trarão lançamentos voltados a atender aos anseios do novo consumidor, que hoje procura móveis que ofereçam design, conforto, praticidade e perfeita ocupação dos espaços. A 8ª edição da maior feira de Santa Catarina será uma excelente oportunidade para os lojistas do Brasil e do exterior conhecerem o que há de mais moderno no mercado. Esperamos que os negócios ultrapassem os R$ 200 milhões, mas sabemos que isso depende do que os mais de 150 expositores estão preparando para atender os nossos clientes.
Qual é a expectativa de público para a feira?
Lazaron Junior - Já confirmamos a presença de compradores de 15 países, além de lojistas e representantes de diversos Estados brasileiros. Esperamos reunir em Chapecó mais de 20 mil visitantes para a feira. Uma comissão cuida especialmente das missões à Mercomóveis, que sairão de algumas regiões do País para Chapecó.
Quais são os diferenciais da Mercomóveis?
Lazaron Junior - Será uma feira diversificada em empresas, produtos e acabamentos. É um evento onde o lojista encontra muitas soluções para diferentes necessidades da loja, de fabricantes reconhecidos nacionalmente. A infraestrutura da cidade de Chapecó também contribui muito para que a feira seja um sucesso, pois possui uma das melhores redes hoteleiras do sul do Brasil, o aeroporto estará totalmente renovado próximo à feira, sem a necessidade de os visitantes deslocaram-se para outras cidades, a gastronomia é variada e abundante. Este cenário gera comodidade para que o lojista tenha uma viagem de negócios prática e sem contratempos.
Além da feira, haverá eventos paralelos?
Lazaron Junior - Teremos o 5° Salão de Design e a 2ª Mostra de Máquinas Moveleiras entre os destaques da Mercomóveis 2012. O Salão incentivará o lançamento de produtos inéditos e a Mostra fomentará parcerias entre indústrias de máquinas e acessórios para o setor. Também haverá a Rodada de Negócios, que reunirá empresários brasileiros e estrangeiros para a troca de contatos e de informações sobre produtos e serviços, visando a prospecção de novos negócios.
Deixe seu comentário