logo RCN

Região Norte

  • - A capacitação contou com a participação de 16 produtores rurais de Papanduva

Bovinocultura de corte é foco de capacitação desenvolvida pelo Senar/SC

Uma das principais atividades do setor agropecuário brasileiro é a criação de gado de corte. Ela pode ser desenvolvida em vários estágios: criação, recria e engorda dos animais. Com o objetivo de capacitar os produtores rurais para a criação de bovinos de corte voltado à produção de carne, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), promoveu, no final do mês de maio, o curso sobre manejo e sanidade de bovinocultura de corte.

A capacitação aconteceu pela primeira vez no município de Papanduva e contou com a participação de 16 produtores rurais. De acordo com a supervisora do Senar/SC na região Norte, Carine Weiss, os participantes aprenderam sobre as características da cadeia produtiva. "Na região existem pequenas propriedades e a criação é de modo extensivo a base de pastagens", explicou.

Além disso, foram abordadas questões de suplemento e mineralização para cada época de produção durante o ano. Segundo a prestadora de serviço em instrutoria, Ivonilda Pires de Morais, os participantes compreenderam quais são as instalações adequadas e necessárias para a atividade. Na prática foi esclarecido os métodos de contenção.

Segurança e saúde no trabalho com foco na prevenção de acidentes e cuidados com o meio ambiente também foram trabalhados durante a qualificação. Ivonilda abordou questões de reprodução, alimentação, controle sanitário e manutenção das instalações e equipamentos. "Na parte de sanidade foi informado o calendário de vacinação da região, quais são as principais intoxicações, os cuidados pré-parto e também com os bezerros, além do controle de verminoses", ressaltou ela. 

Ivonilda salientou ainda que toda a parte de manejo é importante para que os animais tenham um bom desempenho reprodutivo e produtivo e, consequentemente, uma maior rentabilidade da propriedade.

 

 

 

 

MARCOS A. BEDIN

Seminário de líderes rurais da FAESC Anterior

Seminário de líderes rurais da FAESC

Palestra sobre organização financeira no Loteamento Parizotto Próximo

Palestra sobre organização financeira no Loteamento Parizotto

Deixe seu comentário