logo RCN

RIO DO PEIXE QUASE PARANDO

A PROLONGADA ESTIAGEM É SENTIDA PRINCIPALMENTE NO SETOR AGROPECUÁRIO

 

Para quem conheceu há décadas o Rio do Peixe, principalmente onde a sua bacia é mais profunda, municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, percebe o quanto diminuiu o volume de água ao longo do tempo. É importante fazer valer a mata ciliar e repovoar com alevinos da mesma espécie que habitam o leito do Vale do Rio do Peixe.

Apesar de que o nível de água abaixou com o passar do tempo, para essa época o mencionado rio sequer dava condições de navegação a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, realizado há uma semana, porém, o abastecimento de água tratada e potável continua normalizado. O problema de momento é com o setor agropecuário, o que castiga a plantação e dificulta a criação de animais (aves, bovinos, suínos etc), pois começa a faltar água, também é sentido o problema pelas agroindústrias.

A palavra estiagem significa período longo sem chuvas, ou seja, seca.  Também caracterizado por redução das águas de rios, canais etc. ao seu nível mais baixo. Fonte: Dicionário Digital Aulete.

A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande. Existe uma pequena diferença entre seca e estiagem, pois estiagem é o fenômeno que ocorre num intervalo de tempo ou seja a estiagem não é permanente, já a seca é permanente. Este fenômeno provoca desequilíbrios hidrológicos importantes. Normalmente a ocorrência da seca se dá quando a evapotranspiração ultrapassa por um período de tempo a precipitação de chuvas. A diminuição do volume de água no Mar de Aral é considerado um dos maiores desastres ambientais e humanos da história, que produziram uma situação de seca. Fonte: http://pt.wikipedia.org

 

A seca já é visivel no Rio do Peixe, limite dos municípios de Capinzal e Ouro, mas o SIMAE vem prestando excelente serviços de abastecimento de água.

 

 

 

TRADIÇÃO Anterior

TRADIÇÃO

Próximo

LIGEIRINHO

Deixe seu comentário