logo RCN

Ritual católico

Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal realiza a procissão de Cristo morto, o que demonstra a soberania da Igreja Matriz pela multidão de fiéis participantes

 

 
A Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal realizou o seu ritual católico, sendo a procissão de Cristo morto, com início às 18h30min, saindo da Praça Pio XII, na cidade de Ouro, depois percorrendo por algumas ruas de Capinzal até chegar à Igreja Matriz.
Capinzal e Ouro são cidades coirmãs, separadas pelas águas do Rio do Peixe, por isto a procissão iniciou em território Ourense e os fiéis seguiram pelas ruas centrais de ambas comunidades até chegar à Igreja Matriz, quando o trânsito de veículos automotores foi controlado pela Polícia Militar, proporcionando segurança, o que caracteriza um trabalho preventivo.  
No percurso os fiéis andaram com velas tendo muita devoção, inclusive, a caminhada também serviu para reflexão e pagar penitencias, ainda agradecer pelas conquistas, vitórias e superações. 
A via-sacra é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório (Tribunal) até o Calvário (elevação /monte); consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada meditando simultaneamente à Paixão de Cristo.
Esta reflexão é baseada em quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo, porém, na cidade de Ouro se resumiu na primeira e em Capinzal na última encenação. Num passado pouco distante capinzalenses e ourenses faziam todas as estações, são elas:
1ª Estação: Jesus é condenado à morte;
2ª Estação: Jesus carrega a cruz às costas;
3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez;
4ª Estação: Jesus encontra a sua Mãe;
5ª Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus;
6ª Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus;
7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez;
8ª Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém;
9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez;
10ª Estação: Jesus é despojado de suas vestes;
11ª Estação: Jesus é pregado na cruz;
12ª Estação: Jesus morre na cruz;
13ª Estação: Jesus é descido da cruz;
14ª Estação: Jesus é Sepultado. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O correto da via-sacra é até a 15ª estação: A ressurreição de Jesus. (Fonte: buscapelafe.zip.net).
Para o bem da informação e do conhecimento, pesquisamos e estamos através da Wikipédia, a enciclopédia livre, esclarecendo por que dá via-sacra.
A Sexta-feira Santa é considerada uma festa religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. O feriado é observado sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, o sexto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sétimo no cristianismo oriental (que conta também o Sábado de Lázaro, anterior ao Domingo de Ramos). É o segundo dia do Tríduo Pascal e pode coincidir com a data da Páscoa judaica.
Este dia é considerado um feriado nacional em muitos países pelo mundo todo e em grande parte do ocidente, especialmente as nações de maioria católica.
Na Sexta-feira da Paixão, milhares de fiéis seguiram em procissões em todo o Brasil. Os católicos relembraram a crucificação de Cristo em momento de luto, reflexão e renovação.
 
Aldo Azevedo / jornalista profissional 0004070 SC
 

 

Noite Cultural Gospel Anterior

Noite Cultural Gospel

Conselho Estadual de Turismo realiza reunião em Piratuba Próximo

Conselho Estadual de Turismo realiza reunião em Piratuba

Deixe seu comentário