SAMAE garante nova tubulação de água no Cemitério Dom Daniel Hostin, em Campos Novos |
Sem ordenamento, entorno do lago é pouco explorado

Notícias de Concórdia
Usufruir das potencialidades oferecidas no entorno do lago, formado pelo represamento da usina hidrelétrica de Itá. Este é o principal objetivo da implantação de políticas públicas que norteiem o ordenamento territorial do entorno, que por enquanto ainda não foram colocadas em práticas. Depois de fazer algumas proposições e emendas com referência ao assunto, o vereador Vilmar Comassetto (PCdoB) voltou a falar do tema durante a sessão de terça-feira, 24, na Câmara de Vereadores. Com amplo material explicativo apresentou o objetivo, a proposta e os benefícios de disciplinar o uso da área do entorno.
Comassetto afirmou que a ausência do ordenamento acaba afugentando investidores que poderiam apostar em Concórdia. “Parece difícil, mas muita coisa pode ser feita no entorno do lago, desde que seja de forma organizada”, destacou. Para comprovar, apresentou fotos do aproveitamento da área em Itá e Concórdia, em que aparecem raros investimentos na área de turismo e agropecuária. Em contra ponto, mostrou imagens de outras regiões do país, que também foram atingidas com o represamento de rios.
“O ordenamento territorial é a ferramenta que dá segurança e Concórdia precisa de política pública específica de ocupação para não mais desperdiçar este potencial”, comentou o Comassetto, ressaltando que são 141 quilômetros quadrados de entorno. A compensação financeira da usina gera quase R$ 5 milhões por ano de receita aos cofres municipais. Por isso, a proposta do vereador é de que o município agilize os estudos de viabilidade para a implantação das políticas públicas para o ordenamento territorial.
Apoio
A iniciativa teve o apoio do vereador Gilberto Romani (PT) e Rogério Pacheco (PSDB), que se pronunciaram na tribuna. Romani admitiu que o município já está atrasado, mas que neste ano, o Plano Diretor do Entorno do Lago será elaborado. Pacheco parabenizou Comassetto, dizendo que o espaço deve ser mais bem aproveitado para que possa ser usufruído pela população local e de outras regiões. Sugeriu a convocação do secretário de Agricultura, Ruimar Scortegagna, para que no Legislativo dê maiores detalhes sobre o assunto e diga como está o encaminhamento do plano. A proposta da convocação foi aceita pelos demais vereadores.
Deixe seu comentário