logo RCN

Sessão plenária dos Vereadores Mirins de Capinzal

Indicações e Moções de Aplauso e na palavra livre os jovens parlamentares representam educandários e munícipes

 


 
A quarta sessão dos Vereadores Mirins de Capinzal ocorreu na terça-feira, 21 de Julho, na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini, sendo presidida por Eduarda Falavinha, tendo acompanhamento do presidente da Câmara Municipal de Capinzal, Enio José Paggi (DEM), o qual ajudou a conduzir a Sessão dos Vereadores Mirins, auxiliando na formalidade. O ex-vereador e atual vice-prefeito de Capinzal, Wilson Luiz Farias (PP), marcou presença e prestigiou os Vereadores Mirins.
INDICAÇÕES:
ÁGATA JÚLIA DA SILVA - Objetiva a criação de lei que trate sobre Antibullying. Justificativa: Bullying é o que acontece nas atitudes agressivas verbais e fisicamente de formas intencionais e repetitivas, causando os mais variados tipos de sentimentos desagradáveis ao ser humano como: dor, angústia, medo e insegurança entre outros. Este comportamento alterado em muitas pessoas está inserido em vários setores da sociedade, mais especificamente nas escolas. Esta prática antissocial de agressividade entre os alunos é constante nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, por este motivo surgiu a necessidade de implantar este projeto, com o objetivo de sanar ou pelo menos diminuir o índice de violência entre os alunos, e ao mesmo tempo alcançar uma melhor disciplina em sala de aula, obtendo assim um bom comportamento e cultivando a harmonia entre todos.
ALINE S. PANSERA – Sugere melhoria na estrada que dá acesso à comunidade do Distrito de Alto Alegre. Justificativa: Trata-se de uma reivindicação da comunidade, pois devido as últimas chuvas e inundações a Estrada Geral Alto Alegre, não se encontra em boas condições, e o tráfego de veículos de passeio e pesados, inclusive da BRF (Brasil Foods), é em grande volume.
ALINE S. PANSERA – Visa a colocação de pedra brita na parte da frente da E.M. Ivo Silveira, para a organização do espaço, permitindo que se faça um estacionamento de veículos mais organizado. Justificativa: Trata-se de uma reivindicação de toda a comunidade escolar, pois a colocação de pedra brita facilitaria o trabalho de manutenção do espaço, pois não seria mais necessário tanto controle do crescimento dos matos, também proporcionaria um espaço mais adequado para estacionamento, e embelezamento da frente da escola.
ALINE S. PANSERA – Solicita a limpeza de entulhos ao redor da E.M. Ivo Silveira e dentro do terreno da escola, mais precisamente aos fundos. Além disso, a retirada de terra na frente do educandário, a qual está trazendo transtornos para a comunidade. Justificativa: Trata-se de uma reivindicação de toda a comunidade escolar, pois nos fundos da escola há bastante entulho e lixo para ser retirado, o qual consiste em restos de materiais gerados após algumas reformas que o educandário passou. Além disso, ao redor da escola, também se faz necessário uma limpeza, inclusive a retirada de uma porção de terra, que quando chove deixa o asfalto cheio de lama.
CRISTIAN DOS SANTOS - Objetiva a criação de lei que determine a obrigação da execução do Hino a Capinzal nas solenidades do município e da Câmara de Vereadores. Justificativa: Atendendo sugestão de diversos cidadãos, o presente Projeto de Lei visa resgatar a cidadania e a história de nosso querido município. Ao estabelecermos a obrigatoriedade da execução do Hino Oficial de nosso Município em todos os atos públicos que tenham caráter solene, promovidos pelo Poder Público Municipal e pela Câmara Municipal de Capinzal e ainda, no início de todas as sessões ordinárias e extraordinárias, acreditamos que é uma das formas educativas para construção da cidadania. Essa talvez seja a melhor forma e a oportunidade de aumentarmos a autoestima de muitos cidadãos.
EDUARDA FALAVINHA – Que seja restaurado o campinho de areia. Justificativa: O campo de areia que se localiza ao lado do Corpo de Bombeiros está em péssimas condições, solicita que seja feita a limpeza e restauração nos arredores do campinho, tendo em vista que ali se encontra uma grande quantidade de crianças todos os dias utilizando-o como lazer e para que Escola de Educação Básica São Cristóvão possa utilizá-lo também.
MAIARA FILIPPIN – Sugere a colocação de uma cobertura para o pátio principal de Escola de Educação Básica Belisário Pena. Justificativa: Nos dias de chuva, os alunos sofrem transtornos para se deslocarem de um lado para o outro à espera do transporte escolar para voltarem às suas casas. Sem a cobertura, os alunos acabam todos molhados abaixo de chuva, com medo de perder o transporte e correndo risco a doenças respiratórias causadas pela chuva.
THALYTA DE MATOS – Solicita melhoria do asfalto no trecho da SC-150 de Capinzal às proximidades do Barro Preto. Justificativa: O asfalto está em péssimas condições de trânsito. Veículos públicos e carros dos professores já tiveram danos. Todos correm riscos à saúde e danos ao patrimônio.
THALYTA DE MATOS - Objetiva a construção de uma guarita na última parada de embarque e desembarque de alunos na comunidade de Vila União. Justificativa: A guarita mais próxima está na contramão do transporte e em desuso de todos há muito tempo. Nos dias frios e chuvosos professores precisam procurar abrigo em oficina mecânica. Assim, ficam à mercê do tempo.
MOÇÕES DE APLAUSO
ALINE S. PANSERA – Devido ao apoio e presença do prefeito Andevir Isganzella e do vice-prefeito Municipal Wilson Luiz Farias no Distrito de Alto Alegre e nas localidades próximas, durante o período de chuvas e alagamentos registrados no último dia 14de Julho. Justificativa: Devido às fortes chuvas registradas nos dias 13 e 14 de Julho as comunidades do interior foram muito prejudicadas, onde gentilmente o Prefeito e o Vice-Prefeito se fizeram presentes, auxiliando no que puderam. Assim sendo, as comunidades ficaram gratas por seu gesto.
EDUARDA FALAVINHA – Em decorrência da realização da Festa Julina da Escola de Educação Básica São Cristovão. Justificativa: No dia 04 de Julho a Escola de Educação Básica São Cristóvão realizou sua Festa Julina, então parabeniza todas as pessoas que trabalharam na organização da Festa, que por sua vez estava muito boa, com muitas comidas típicas, danças e muita animação. Parabéns a todos os professores e direção pela linda festa proporcionada aos moradores da Cidade Alta e toda a comunidade.
THALYTA DE MATOS – O projeto “Produção de alface: tornando a escola sustentável” desenvolvido pelos alunos do 8º ano, sob orientação da professora Carmem Maletzke Markus, da Escola Municipal Ernesto Hachmann e apresentado pelos alunos João Vítor Machado da Motta e Camila Rodrigues do Amaral, na 7ª Mostra Científica Verde é Vida da AFUBRA, sendo este trabalho destaque na ocasião. Justificativa: O trabalho é de extrema relevância para a comunidade escolar. Os alunos puderam vivenciar pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, visita a campo, tabularam dados e os registraram em planilha eletrônica, produziram as mudas na escola. Puderam observar o crescimento das mesmas, bem como levar para suas casas.
THALYTA DE MATOS - O projeto “Líquens e Musgos como bioindicadores da qualidade do ar” desenvolvido pelo grupo ambiental ECAP, sob orientação da professora Susimara de Araújo, da Escola Municipal Ernesto Hachmann e apresentado pelas alunas Thalyta de Matos e Julia de Lima Padilha na 7ª Mostra Científica Verde é Vida da AFUBRA, sendo este trabalho destaque na ocasião. Justificativa: O trabalho é de extrema relevância para a comunidade escolar. Os alunos puderam vivenciar pesquisa científica teórica e prática.
 

 

GAROTO  E GAROTA  KLEINUBING Anterior

GAROTO E GAROTA KLEINUBING

SEGUEM OS ENCONTROS DO PROJETO DE ELABORAÇÃO DA INCUBADORA-CASA DO EMPREENDEDOR Próximo

SEGUEM OS ENCONTROS DO PROJETO DE ELABORAÇÃO DA INCUBADORA-CASA DO EMPREENDEDOR

Deixe seu comentário