logo RCN

Sessão plenária dos Vereadores Mirins de Capinzal

Indicações, pedido de informação, moções de aplauso e na palavra livre os jovens parlamentares representam educandários e munícipes

 

 
A terceira sessão dos Vereadores Mirins de Capinzal ocorreu na terça-feira, 23 de Junho, na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini. A posse dos mesmos foi confirmada em sessão solene, 28 de Abril, já a segunda reunião foi realizada no dia 26 de Maio.
O presidente da Câmara Municipal de Capinzal, Enio José Paggi (DEM), ajudou a conduzir a Sessão dos Vereadores Mirins, auxiliando na formalidade.
Vereadores Mirins: Eduarda Fracazzo Falavinha; Maiara Lopes Duarte Fillipin; Jean Marcos Secco; Josiane Fior; Maise Rech Fracasso; Cristian dos Santos; Thalyta de Matos; Aline Stempcoski Pansera e Julia Boareto. Mesa Diretora sendo eleito para o pleito os seguintes Vereadores Mirins: presidente Eduarda Fracazzo Falavinha; vice-presidente – Aline Stempecoski Pansera; 1ª secretária – Julia Boareto e 2ª secretária – Josiane Fior.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO
- Jean Marcos Secco, da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinübing, solicita ao Poder Executivo que encaminhe à Casa Legislativa, a seguinte informação: Quando serão executadas as modificações nas vias próximas a Escola, conforme pedido oficializado no dia 31 de Março de 2015, e encaminhado ao Sr. Rafael Edgar Tonial, diretor de Trânsito de Capinzal pela Associação de Moradores SUPV, pela APP e Direção do citado educandário. Foram sugeridas melhorias no acesso de veículos em frente ao educandário nos dias de aula, sendo transformada em mão única nos horários que compreende das 6h30min até as 18h, facilitando assim o fluxo de veículos e a saída de alunos fica mais segura desta instituição e para que não ocorra mais os transtornos presenciados no dia a dia.
MOÇÕES DE APLAUSO
- Maise Fracasso Rech, reconhece a premiação recebida pela Escola Municipal Viver e Conhecer que foi destaque e vai participar da IV Feira Nacional de Matemática, em Jaraguá do Sul, de 15 a 17 de Julho com dois trabalhos: categoria 1º ao 5º ano “A matemática do Açúcar mascavo”, apresentado pelos alunos Giovana Suelen de Abreu e Lucas Augusto Masson, orientados pelas professoras Maria de Fátima e Mariza Casara e categoria 6º ao 9º ano o trabalho premiado foi e “A matemática da viabilidade do uso de motocicletas”, apresentado pelos alunos Gabriel Masson Alves e Mateus João Grotto Wulff e orientados pela professora Carmem Maletzke Markus. Os dois trabalhos foram inscritos na modalidade Matemática aplicada e ou inter-relação com outras disciplinas. Neste sentido, a Escola tem se esforçado para dar ênfase e direcionar sua prática pedagógica para a interdisciplinaridade. Destacamos, que um dos objetivos da Escola é incentivar os alunos à pesquisa científica como um dos alicerces para o desenvolvimento do exercício pleno da cidadania.
- Eduarda Falavinha, valoriza os alunos do atletismo, que no dia 11 de Junho de 2015, sendo eles da Escola de Educação Básica São Cristóvão, representaram o educandário no III JECAP de Atletismo, realizado no campo do São Cristóvão com as seguintes modalidades: 75 metros, 100 metros, Revezamento 4x100 metros, Revezamento 4x75 metros, Arremesso de peso e Salto em Distância. Parabéns aos 64 atletas pela participação e a professora Jucelma Pogere que acompanhou os alunos.
- Maiara Filippin Maiara Filippin, enaltece a Festa Junina da Escola de Educação Básica Belisário Pena, realizada no sábado, 12 de Junho. O evento contou com a presença dos alunos, pais, professores, funcionários da Escola, autoridades e munícipes, que se deliciaram com as várias opções de comidas típicas de festa junina. Parabeniza os organizadores pelo esforço e dedicação na preparação da festa, que conseguiu integrar toda a comunidade, oferecendo lazer e muita alegria.
- Aline S. Pansera, ressalta a realização da Festa Junina promovida pela Escola Municipal Ivo Silveira, na data de 13 de Junho. Haja vista o resultado satisfatório da mencionada feira, bem como a dedicação da equipe organizadora do evento.
INDICAÇÕES
- Julia Boareto, objetiva a adaptação no espaço que dá acesso ao ginásio de esportes da Escola Municipal Viver e Conhecer, com a construção de uma rampa para atender alunos com necessidades especiais e todos têm direito de igual acesso à educação. Portanto, é de suma importância adaptar os espaços, com rampas e equipamentos para favorecer o acesso e aprendizagem dos alunos de todas as escolas do Município.
- Cristian dos Santos, que seja trocada a cobertura do pátio da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinübing, tendo em vista que a maioria dos eventos internos da Escola ocorre no pátio, por exemplo: apresentações culturais, família na escola, festival da canção, biblioteca no pátio e diariamente a formação de filas no início de cada período e após o recreio, é desconfortável e se torna perigoso permanecer nesse ambiente em dias chuvosos, pois as pessoas que ali circulam correm o risco de sofrer quedas por este estar molhado devido à grande quantidade de goteiras que aparecem nesses momentos. A colocação de uma nova cobertura garantiria mais segurança e conforto aos alunos, pais e funcionários que circulam diariamente neste local.
- Eduarda Falavinha, solicitando o espaço onde se encontra a Secretaria de Infraestrutura no Acesso Cidade Alta, em frente ao Corpo de Bombeiros. Justificativa: Deve ser considerado que o espaço se encontra desocupado, e pode se afirmar que as crianças e moradores da cidade não têm nenhum tipo de lazer disponível. Que fique claro que muitas dessas crianças não têm condições e nem como se deslocar até o ginásio municipal de Capinzal Dileto Bertaiolli ou a alguma outra instituição que forneça aulas gratuitas. Apesar de já terem sido solicitados a aplicação de um determinado projeto social para melhorar a vida dos moradores da cidade alta.
- Eduarda Falavinha, que seja colocado bancos no pátio externo da Escola de Educação Básica São Cristóvão, efetuada a limpeza e restauração do bosque. Justificativa: Tendo em vista que espaço é uma área da APP (Área de Preservação Permanente) por tanto responsabilidade do Município.
- Aline S. Pansera, requer a melhoria na estrada que dá acesso ao Distrito de Alto Alegre. Justificativa: Trata-se de uma reivindicação da comunidade, pois devido as últimas chuvas a Estrada Geral Alto Alegre não se encontra em boas condições, e o tráfego de veículos de passeio, e pesados, inclusive da BRF (Brasil Foods), é em grande fluxo.
- Aline S. Pansera, sugere a construção de uma parede em alvenaria na Escola Municipal Ivo Silveira, entre a cozinha e a biblioteca. Justificativa: No período do inverno, passa muita corrente de ar frio por este espaço, e deve-se levar em consideração que o inverno é bem rigoroso no Distrito.
 

 

 

Município de Ipira acredita no potencial do Turismo Rural Anterior

Município de Ipira acredita no potencial do Turismo Rural

Marina Sandrini Proner, estudante de Direito da UFSC e filha do amigo Marildo Proner Próximo

Marina Sandrini Proner, estudante de Direito da UFSC e filha do amigo Marildo Proner

Deixe seu comentário