Projeto aprovado proíbe danças que estimulem erotização infantil nas escolas |
Sopelsa reforça a necessidade de recuperação da ferrovia da região

Obras
A recuperação do ramal ferroviário entre Piratuba e Herval d´Oeste foi assunto central da reunião de lideranças de Ouro e Capinzal com o deputado Moacir Sopelsa (PMDB), que esteve na região no último final de semana. Ele apresentou indicação ao governo federal solicitando que a recuperação do trecho da antiga ferrovia faça parte dos estudos preliminares para a implantação da futura ligação entre o oeste e o litoral catarinense, a Ferrovia da Integração. “Estamos num momento oportuno de discutir a recuperação da ferrovia, cujo leito já existe. Sei que terão que ser feitas adaptações, inclusive a troca da bitola, de um metro para 1,60 e surgirão outras questões, mas o importante é abrir o debate e provocar os estudos necessários”, argumenta o deputado.
Sopelsa quer que os municípios de Seara, Concórdia e Capinzal, que são sedes de grandes unidades frigoríficas possam ser atendidas com a ferrovia, mesmo que por meio de ramais secundários. “O importante é recuperarmos o modal ferroviário como meio de escoamento da produção local”, justifica.
O deputado vem fazendo visitas a prefeitos e vereadores, para conversar sobre essa iniciativa, que depende de respaldo político dos municípios para ganhar corpo. Também tem discutido a questão dos projetos que cada município poderá apresentar ao governo, para serem contemplados no pacote de incentivos com verbas do BNDES. “O governo vai dar início a uma linha de investimentos de custo zero, mas é preciso definir projetos, deixar a documentação em dia para que as coisas aconteçam. E isso vai depender da articulação de cada prefeitura, do entendimento político com a comunidade”.
Num momento em que o PMDB começa a discutir também o processo de renovação de seu diretório, as conversas com lideranças também passam pelo apoio à reeleição para presidente do partido do vice-governador Eduardo Moreira. “Ele tem sido um parceiro da região e por isso firmei compromisso. Reconheço no deputado Mauro Mariani uma grande liderança e entendo que o melhor seria uma composição, pois esse é o momento de compor o comando partidário, e em 2014 a oportunidade para decidirmos o destino do PMDB. No entanto, havendo disputa, estarei com o Eduardo”, avisa Sopelsa.
Deixe seu comentário