logo RCN

Transporte para os acadêmicos de Piratuba é gratuito

Através de convênio, a Prefeitura paga 100% dos custos

Atualmente mais de 200 piratubenses estão matriculados em universidades e em instituições de ensino profissionalizantes da região. Para manter os estudos, eles investem na compra de material, livros, apostilas e pagam as mensalidades, como qualquer estudante que busca a formação superior. Os que são de Piratuba contam com uma vantagem, a de não precisar pagar o transporte. Diariamente eles se deslocam até Capinzal, Joaçaba e Concórdia, mas com as viagens pagas através de um convênio com a Prefeitura.

O prefeito Claudirlei Dorini, a secretária de Educação Claudia Port Jung e o presidente da Associação dos Acadêmicos de Piratuba assinaram o convênio para o pagamento do transporte, na última segunda-feira. O valor repassado pela Prefeitura é de R$ 350 mil, para o custeio do transporte neste ano. "É uma forma de incentivar os estudos, pois sabemos que para fazer uma faculdade ou até mesmo um curso técnico, os investimentos são pesados. Mesmo passando por um momento econômico difícil, como todas as Prefeituras do país, nós mantemos o convênio, pois estamos investindo no futuro dos piratubenses que querem estudar", relata Dorini.

O presidente da Associação dos Acadêmicos, Fernando da Motta, destaca que o auxílio da Prefeitura é muito importante para os piratubenses. "Quem estuda sabe que os gastos são altos, as mensalidades não são baratas e muitos jovens têm dificuldade para manter os estudos, por isso o custeio do transporte nos ajuda muito", garante ele. "Piratuba é uma exceção pagando 100% do nosso transporte, sabemos que outros municípios não oferecem isso. Entendemos que nos auxiliando com o transporte, a Prefeitura está investindo na formação e no futuro dos piratubenses", ressalta Motta.

Entre ônibus e vans, são cinco veículos que viajam com acadêmicos e cursistas diariamente, fazendo os trajetos permitidos pela legislação. A logística de percurso, locais de parada e destino final de cada veículo é determinado pela Associação de Acadêmicos.

MAIS INCENTIVO:

Além de não pagar o transporte até os municípios vizinhos, os piratubenses que moram no interior contam com mais um benefício. Quando chegam em Piratuba, após a aula, uma van faz o transporte até as comunidades onde eles residem. Este serviço também é feito por conta da Prefeitura. "São formas de incentivar a busca de conhecimento, colaborar com a formação profissional dos piratubenses. A intenção é facilitar o acesso às universidades e aos cursos. Pensamos a Educação de Piratuba, desde o início, oferecendo qualidade de ensino nas escolas municipais e o transporte aos jovens que estão cursando faculdade", explica a secretária de Educação de Piratuba, Claudia Port Jung. "Esse benefício também permite que os jovens do interior permaneçam na propriedade, sem precisar morar fora e futuramente podem aplicar o conhecimento aqui, no interior de Piratuba", argumenta a secretária.

Texto e Fotos: Cristiano Mortari / Assessoria de Imprensa
 

 

Curso de boas práticas na produção de alimentos é realizado em Piratuba Anterior

Curso de boas práticas na produção de alimentos é realizado em Piratuba

Em Caxias, equipe de Piratuba distribui mais de cinco mil kits de divulgação Próximo

Em Caxias, equipe de Piratuba distribui mais de cinco mil kits de divulgação

Deixe seu comentário