OFICINA DE DANÇA GAÚCHA DA 3ª IDADE SE APRESENTA EM CAPINZAL |
Vereador Guinho solicita veículos para saúde com sistema de airbag

Tal dispositivo de segurança ajuda a salvar vidas dos capinzalenses
O vereador Gilmar Antonio da Silveira (Guinho do PV), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Capinzal, terça-feira, 19 de fevereiro falou da questão da localidade de Lauro Müller, também pretende lutar pela defesa da mencionada comunidade, pois consta em Ata a vontade da última Administração Municipal em viabilizar máquinas, também ajudar com parte dos equipamentos. Então Guinho pediu à atual Administração Municipal que isso não fique só no papel e seja feito a vontade do povo em ter água tratada e potável ao consumo humano, até porque a comunidade vem sofrendo há muito tempo por falta do benefício.
Outra indicação que fez, sendo que considera de suma importância, é que os carros do setor de Saúde também passem a ser adquiridos com todos os equipamentos de segurança, principalmente que venham com Airbag, também conhecido por bolsa de ar ou almofada de ar. É um componente de segurança dos carros, que pode ser usado em algumas máquinas industriais e em robôs de pesquisa, que funciona de forma simples: quando o carro sofre um grande impacto, vários sensores dispostos em partes estratégicas do veículo (frontal, traseiro, lateral direito, lateral esquerdo, atrás dos bancos do passageiro e motorista, tipo cortina no forro interno da cabina) são acionados emitindo sinais para uma unidade de controle que por sua vez checa qual sensor foi atingido e assim aciona o airbag mais adequado. Este dispositivo é constituído de pastilhas de nitrogênio que são acionadas por uma descarga elétrica pela central eletrônica dentro de um balão de ar muito resistente, que é o próprio Airbag; este, por sua vez, se enche rapidamente, amortecendo assim o choque e evitando que motorista e passageiros sofram danos físicos principalmente no rosto, peito e coluna. Para evitar o asfixiamento, o Airbag vai perdendo pressão após o acionamento. Atualmente existem modelos que calculam a severidade do impacto e calculam a intensidade que o Airbag deve inflar.
Segundo Guinho os carros populares não tem o sistema Airbag, então o Governo Municipal deveria rever a situação, o que ajudaria e muito a salvar vidas dos capinzalenses transportados a outros centros em busca de tratamento e muito mais.
Conforme Guinho, são 16 famílias no bairro São Cristóvão, próximos das empresas SG Terraplanagem e da Ressucal Ferro Velho sem água encanada. Solicitou que o Simae ou a Prefeitura autorize a distribuição do benefício de água de poço artesiano aos mesmos, pois faz parte de ação de saúde pública.
Vereador Guinho em defesa da segurança no transporte de pacientes a outros centros e prioriza atendimento de água tratada à 16 famílias da cidade alta, pois é uma questão de saúde pública.
Geral
#Oficina Dança Gaúcha #Terceira Idade Capinzal #"
OFICINA DE DANÇA GAÚCHA DA 3ª IDADE SE APRESENTA EM CAPINZAL
16/09/2025 09:14
O TEMPO jornal de fato"
PRODUTORES DE LACERDÓPOLIS JÁ PODEM SOLICITAR ENCOMENDAS DE ALEVINOS
16/09/2025 08:41
O TEMPO jornal de fato"
Deixe seu comentário