logo RCN

Vereador pede ampliação do Sistema de Monitoramento Contra Cheias

Vereador Vilmar Comassetto

 O vereador Vilmar Comassetto defendeu na sessão desta terça-feira, 09, a necessidade da ampliação do Sistema de Monitoramento Hidrológico e Meteorológico e de Qualidade da Água, no rio dos Queimados. A ampliação atinge rios que estão localizados abaixo da barragem de Contenção que também contribuem para o aumento da vazão do rio dos Queimados, tais como rio Curtume e lageado Claudino. Além disso, Comassetto afirmou que o objetivo é de disponibilizar um portal na internet com informações meteorológicas, hidrológicas e de qualidade da água do rio dos Queimados e afluentes. “Estamos sugerindo que a administração municipal estabeleça um Termo de Cooperação Técnica com o governo do estado de SC, por meio da Epagri/Ciram e com o Comitê da Bacia do Rio Jacutinga e Contíguos, a fim de ampliar esse serviço para trazer mais segurança na prevenção de cheias”, resumiu.

Atualmente, o sistema dispõe de duas estações hidrometereológicas instaladas junto à barragem de contenção e no cruzamento das ruas Tancredo Neves com a rua João Suzin Marini. Os equipamentos medem o quantitativo de chuvas e a oscilação do nível dos rios conforme os níveis de precipitação.

O Sistema entrou em funcionamento em novembro do ano passado. A proposta de instalação foi sugerida por Comassetto, que também é presidente do Comitê da Bacia do Rio Jacutinga, em março de 2013, através de indicação enviada ao Executivo Municipal.

.  

 

Curso de Educação Física promove caminhada ecológica neste final de semana Anterior

Curso de Educação Física promove caminhada ecológica neste final de semana

Sertrex assina contratos do Residencial Melodia em Campos Novos Próximo

Sertrex assina contratos do Residencial Melodia em Campos Novos

Deixe seu comentário