Vereador pede ampliação do Sistema de Monitoramento Contra Cheias

Vereador Vilmar Comassetto
O vereador Vilmar Comassetto defendeu na sessão desta terça-feira, 09, a necessidade da ampliação do Sistema de Monitoramento Hidrológico e Meteorológico e de Qualidade da Água, no rio dos Queimados. A ampliação atinge rios que estão localizados abaixo da barragem de Contenção que também contribuem para o aumento da vazão do rio dos Queimados, tais como rio Curtume e lageado Claudino. Além disso, Comassetto afirmou que o objetivo é de disponibilizar um portal na internet com informações meteorológicas, hidrológicas e de qualidade da água do rio dos Queimados e afluentes. “Estamos sugerindo que a administração municipal estabeleça um Termo de Cooperação Técnica com o governo do estado de SC, por meio da Epagri/Ciram e com o Comitê da Bacia do Rio Jacutinga e Contíguos, a fim de ampliar esse serviço para trazer mais segurança na prevenção de cheias”, resumiu.
Atualmente, o sistema dispõe de duas estações hidrometereológicas instaladas junto à barragem de contenção e no cruzamento das ruas Tancredo Neves com a rua João Suzin Marini. Os equipamentos medem o quantitativo de chuvas e a oscilação do nível dos rios conforme os níveis de precipitação.
O Sistema entrou em funcionamento em novembro do ano passado. A proposta de instalação foi sugerida por Comassetto, que também é presidente do Comitê da Bacia do Rio Jacutinga, em março de 2013, através de indicação enviada ao Executivo Municipal.
.
Deixe seu comentário