logo RCN

Vereadora Cimara faz Moção de Apelo ao Governo do Estado

Vereadora Cimara faz Moção de Apelo ao Governo do Estado visando a revitalização da SC-150 e a construção de passarela para pedestres no acesso à Cidade Alta (Serra)

 

Ouça na integra áudio (sonora) acessando o seguinte link / http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/audio

Na sessão plenária ordinária realizada na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri, no plenário Edgar Lancini, terça-feira, 25 de Novembro a vereadora Cimara Moreira Baú (PMDB), primeira secretária da Mesa Diretora e presidente da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação Final, no expediente parlamentar fez a seguinte MOÇÃO DE APELO:

A ser encaminhada ao governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, para que viabilize a revitalização da SC-150, que liga os municípios de Capinzal e Piratuba, e da mesma forma, a viabilização de recursos financeiros para a construção de uma Passarela no Acesso Cidade Alta a Cidade Baixa ou vice-versa (Serra).

1.     Revitalização da SC-150: é público e notório de toda a população da nossa região que a SC-150 que liga o município de Capinzal até Piratuba e também é um acesso ao estado do Rio Grande do Sul, onde já foram realizadas diversas operações “tapa-buracos” nos últimos anos, em média duas por ano, sendo que além do custo financeiro, é uma medida paliativa que não resolve o problema, pois logo os buracos voltam a aparecer.

2.     Construção de Passarela para pedestres no Acesso à Cidade Alta (Serra): No acesso que liga o Centro a Cidade Alta, por tratar-se de uma serra, tem ocorrido diversos acidentes em decorrência do tráfego de veículos e do excesso de velocidade dos condutores. Cabe enfatizar que no referido acesso trafegam veículos pesados, como ônibus escolares e que diariamente transportam aproximadamente 3.000 (três mil) funcionários da Brasil Foods S/A (BRF), além das carretas e caminhões e câmaras-frias que fazem o transporte de cargas dessa empresa, e de outras em nosso Município.

Conforme informações colhidas na Ciretran da Comarca de Capinzal (SC), atualmente existem 14.952 veículos registrados, entre automóveis, camionetes, caminhões, ônibus, motocicletas, caminhão-trator, onde a grande maioria desses veículos e máquinas agrícolas e rodoviárias trafegam no Acesso a Cidade Alta.   

No mês de Outubro de 2014 ocorreu um acidente no local, onde um menino de cinco anos e sua irmã de três anos foram vítimas, indo a óbito, causando grande comoção na cidade e região, onde informações preliminares dão conta que a causa teria sido o excesso de velocidade.

Sabedores que para viabilizar recursos junto ao Governo do Estado é necessário o projeto técnico e o respectivo valor da obra. No caso da revitalização da SC-150, a jurisdição administrativa, orçamentária e financeira é do governo do Estado, logo não cabe a esfera Municipal iniciar projeto técnico, diferentemente da Passarela para Pedestres, que devido ao local estar no perímetro urbano do Município, cabe a este providenciar o projeto.

Caso seja sinalizada a possibilidade de se conseguir recursos na esfera estadual, os missivistas da presente Moção irão gestionar ao Prefeito a viabilidade de iniciar o projeto técnico para apuração dos valores necessários e encaminhar ao Governador.

A referida Moção de Apelo é de autoria de Cimara e subscrita pelos demais vereadores, sendo que todos comentaram e apoiam ambas solicitações, sendo a de revitalização asfáltica e construção de passarela para pedestres na Serra. 

Cimara desde o início da Legislação com apoio de demais Vereadores, busca e sugere ações e serviços de benfeitorias que venham proporcionar mais segurança no livre trânsito da Serra.

Reconhece os serviços prestados pela Prefeitura através de sua Diretoria de Trânsito, na implantação de tachões que evitam ultrapassagens indevidas e sinalização de solo que influenciam para a redução de velocidade. Na concepção de Cimara, na função de vereadora, não é o suficiente para garantir segurança aos pedestres, sendo necessário a construção de passarela.

Em relação a SC-150 é um apelo de toda a população que lá transita, os quais estão indignados pela quantidade de buracos e rachaduras na pista de rolamento, mesmo sendo feita com frequência a operação tapa-buracos pela SDR de Joaçaba não é o suficiente para amenizar e solucionar o problema caótico que resulta em acidentes e prejuízo financeiros nos veículos: danificando suspensão, geometria, balanceamento e acaba com os pneus. Que seja revitalizada a SC-150  , pois as medidas paliativas da operação tapa-buracos, solucionam o problema por um curto período de tempo, em função das condições climáticas e o fluxo expressivo de veículos de carga pesada.     

Podes, se queres Anterior

Podes, se queres

Câmara de Vereadores de Capinzal faz moções de aplauso reconhecendo e valorizando entidades Próximo

Câmara de Vereadores de Capinzal faz moções de aplauso reconhecendo e valorizando entidades

Deixe seu comentário