800 milhões de litros de água protegidos

-
Foto/ Legenda: Créditos Programa SOS Sustentar - Jovens empreendedores contribuem com a preservação do meio ambiente
Projeto do Programa SOS Sustentar, junto com a empresa Inova Óleo, já purificou 40 mil litros de óleo residual
São três os principais benefícios da reciclagem do óleo vegetal usado: aspecto ambiental, de saneamento básico e de saúde pública. Esta atitude é simples, fácil e fundamental, pois a cada litro de óleo despejado de forma incorreta no meio ambiente 20.000 litros de água são poluídos. O Programa SOS Sustentar e a empresa Inova Óleo, desde fevereiro deste ano, realizam o projeto de reciclagem de óleo de cozinha usado. Já são 34 pontos de coleta em 29 municípios do Extremo Oeste Catarinense
Até o mês de setembro foram reciclados 40 mil litros de óleo residual. "Já evitamos a poluição de 800 milhões de litros de água. Além de evitar os malefícios da destinação indevida, temos uma matéria prima que volta ao processo produtivo de bens e serviços: o biocombustível", destaca um dos proprietários da empresa Inova Óleo, Gustavo de Togni.
Atuação
Nos municípios atendidos, destaca-se São Lourenço do Oeste, que neste ano lançou a campanha de reciclagem do resíduo. Segundo Gustavo, a cidade conta com coletores em vários empreendimentos para que a população também contribua no destino correto deste resíduo. "A importância deste trabalho, além de proteção ambiental, é de entendermos que os recursos naturais disponíveis um dia irão acabar. A reciclagem é uma parte da cadeia produtiva que contribui para que nossa estada na terra seja prolongada. A única maneira de mudarmos o mundo é mudarmos a nós mesmos", frisa.
O Programa SOS Sustentar desenvolve este e outros projetos que buscam manter o equilíbrio do planeta através de ações ambientais, da geração de renda e valorização das famílias no campo e na cidade. Para o coordenador administrativo da empresa, Sandro Zanoello, o desenvolvimento de projetos demonstra a responsabilidade do Programa SOS Sustentar na preservação dos recursos naturais, entre eles, o mais precioso que é a água. "É possível transformar os resíduos em um novo material, neste caso o óleo usado em energia renovável e limpa", destaca.
Deixe seu comentário