Desfile de 7 de Setembro reúne multidão e marca Independência em Campos Novos |
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ZORTÉA A EXEMPLO DE MUITOS OUTROS MUNICÍPIOS IMPLANTA O CRAS
A Prefeitura de Zortéa e sua Secretaria Municipal de Assistência Social inauguraram o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, terça-feira, 17, às 17h, situado à Rua Delmo Dalapria, 239 – Bairro Imigrantes. O Cras é mais uma proposta do Plano de Trabalho que o prefeito Paulo José Francescki tira do papel e coloca em prática, sendo um projeto social de suma importância para os interesses de qualidade de vida para os zorteenses.
A Secretaria de Assistência Social tem como missão planejar, coordenar e supervisionar as atividades relativas à assistência e promoção social do Município; desenvolver programas visando o atendimento das necessidades sócio-econômicas, através do auxílio da Prefeitura ou de convênios, tais como: menor, idosos, portador de deficiências e outros.
Cras são unidades de execução dos serviços de proteção social básica destinados à população em situação de vulnerabilidade social, em articulação com a rede socioassistencial.
Unidades de Atendimento - descentralizadas e vinculadas aos Cras, ampliam o alcance e abrangência dos serviços executados. Facilitam na identificação e atendimento das famílias que têm difícil acesso aos serviços públicos e comunitários.
Os Cras e as Unidades de Atendimento estão localizadas nas áreas de abrangência dos Núcleos Regionais da Fundação de Ação Social - FAS.
Serviços e atividades para toda a família: Destinados aos usuários da assistência social, ou seja, à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos, os serviços e atividades visam prevenir as situações de risco, reforçar o principal papel da família como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos internos e externos.
Modalidades de Serviços: As ações de proteção social básica, desenvolvidas nos Cras e em suas áreas de abrangências, compreendem:
Cadastro Único - registro de informações que serve como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios, tais como: Bolsa Família, PETI, ProJovem, Tarifa Social - Energia Elétrica, Carteira do Idoso - Transporte Interestadual.
Atendimento social - acolhida e entrevistas; visitas domiciliares; concessão de benefícios eventuais como cesta básica, vale-transporte e fotos para documentação; elaboração do plano de ação de cada família; acompanhamento das famílias, com prioridade às beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda; busca ativa das famílias prioritárias nos serviços e articulação / encaminhamentos para a rede socioassistencial.
Ações socioeducativas - para crianças e adolescentes, jovens, adultos e famílias, pessoas idosas e lideranças comunitárias. Acontecem a partir da participação em grupos de famílias e ou indivíduos nas atividades educativas, de convivência e de incentivo ao protagonismo.
Fonte sobre o objetivo do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS: (http://www.fas.curitiba.pr.gov.br) Fundação de Ação Social.
Além do prefeito Paulo José Franceski, também marcaram presença o vice-prefeito Charles Favero; a secretária Municipal de Assistência Social – Maria Geci Alves Mendes; coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS de Zortéa) – Juliana Nosswitz; a secretária Municipal de Educação – Cultura e Esportes – Adriana Sernajoto Susin foi representada pela coordenadora Geral da Educação – Luciana Susin Soares, demais secretários e diretores municipais, ainda o presidente do Poder Legislativo local – Nelson Infeld e demais vereadores, ainda José Mauro representando a Unoesc – Campus de Capinzal.
Administração Municipal de Zortéa implanta mais um benefício em prol dos zorteenses, desta vez cria e coloca para funcionar o Cras para poder ajudar na questão social do Município.
Deixe seu comentário