logo RCN

CENTRO DE REFERÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É INAUGURADO EM PIRATUBA

CENTRO DE REFERÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É INAUGURADO EM PIRATUBA

A prefeitura de Piratuba (SC) e o Consórcio Machadinho em parceria com o Instituto Alcoa e a Tractebel Energia inauguraram na última sexta-feira o Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável. A solenidade contou com a participação de lideranças, empresários locais, comunidade e de alunos da rede de ensino do município.
Uma peça teatral realizada por estudantes e o plantio simbólico feito pelos representantes das empresas parcerias da obra deram início a programação de inauguração do Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável. O descerramento da placa representa o começo de uma nova história de sustentabilidade, ética e de preocupação com o bem estar da comunidade.
Para o Diretor Geral do Consórcio Machadinho, Duilio Diniz de Figueiredo, este Centro oferece a população a oportunidade de aprender, praticar e disseminar os conceitos de preservação ambiental e sustentabilidade, além de ser um projeto de grande alcance social e educacional que se torna referência na região ”.
Segundo o representante de uma das empresas parceiras da obra, Ricardo Sayão, Diretor de Energia da Alcoa, preservação ambiental se faz com consciência. “Além da sustentabilidade este espaço traz condições de desenvolvimento econômico para as famílias da região. Aliar este dois fatores tem sido essencial para o sucesso de bons projetos”. Afirma.
De acordo com o Diretor Administrativo da Tractebel Energia, Luciano Flávio Andriani, acreditar e investir em boas iniciativas que visem a sustentabilidade é umas das frentes da Tractebel Energia. “Este projeto nos faz acreditar que é possível viver em um local mais sustentável”.
O prefeito de Piratuba, Adelio Spanholi, a escola socioambiental já demonstrava resultados, mas agora os trabalhos serão ainda mais completos. “Agora temos um centro de referência que vai receber mais do que os estudantes, estarão aqui pesquisadores, extensionistas rurais, agricultores e até turistas. É um espaço para estudos focados nas questões de sustentabilidade. O caminho para qualquer mudança é a educação e hoje umas das maiores preocupações do mundo são as questões do meio ambiente e nós aqui procuramos fazer e ensinar o certo, na teoria e na prática, é para isso que nosso centro vai atuar”, explica. “O que era pra ser um viveiro de mudas virou escola e funcionou durante 10 anos, agora terá ainda maiores proporções com essa nova instituição que vai funcionar graças aos nossos parceiros que mais uma vez nos deram credibilidade e apostaram neste projeto”, completa o prefeito.
Na prática, as atividades que entram em funcionamento após a inauguração são: a trilha das Palmeiras, a cisterna, a horta e o tratamento zona de raízes. Também fazem parte do projeto a produção de plantas ornamentais, medicinais e mudas nativas. As atividades a serem desenvolvidas, fazem da antiga escola socioambiental de Piratuba (SC) um centro de referência em Desenvolvimento Sustentável. Junto ao espaço destinado para o Centro, funcionará também o Parque Natural Municipal do Centenário, que futuramente será aberto para visitação turística e pesquisas.

 

Anterior

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

ANIVERSÁRIO DO COLORADO GAÚCHO Próximo

ANIVERSÁRIO DO COLORADO GAÚCHO

Deixe seu comentário