Conseg realiza reunião palestra com o tema: Drogas nas escolas

Levantando os problemas de segurança pública e buscando uma solução para tanto
O Conselho de Segurança de Capinzal – Conseg realizou reunião e palestra com o tema: Drogas nas Escolas, tendo como palestrantes: tenente Garcez (Policia Militar), Neury Clóvis Petry (coordenador do A.A. / Grupo Renascer) e Abel Mello (consultor do Programa de Núcleos Setoriais da Ampeco). A programação foi realizada na quarta-feira, 31 de outubro, na sala de reuniões do Corpo de Bombeiros de Capinzal, para tanto, foram convidados para marcar presença e participar do evento diretores de escolas Municipais e Estaduais.
Segundo o presidente do Conseg de Capinzal, Elizeu Xavier: “Trabalhar em rede é a melhor estratégia de prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes. A escola deve tratar o tema e expandir para suas pontas de contatos, como igrejas, projetos sociais, postos de saúde e, claro, a família”.
O tenente Sandro agradece ao convite feito pelo tenente Garcez possibilitando sua participação na reunião do Conseg com a comunidade e os diretores de escolas a respeito da problemática das drogas. Sandro iniciou a sua explanação com o que está descrito na Constituição Federal, no artigo 144, quanto a questão de segurança pública, sendo dever e responsabilidade de todos. Neste sentido de dever e de responsabilidade de todos, então entra os órgãos formais de segurança pública (Polícia Militar, Policia Civil, Poder Judiciário), enfim, todos aqueles assim definidos em nossa Lei maior, ainda os órgãos informais, um exemplo o Conseg. Diante disto, abre-se essa janela para a atuação dos conselhos Comunitários de Segurança Pública, juntamente com a família, escolas e a comunidade em geral.
Sandro abordou muito bem sobre a problemática das drogas, sendo um grande problema que assola nossa sociedade. Então o palestrante falou sobre a dependência, como identificar o comportamento dos adolescentes na escola que possam estar ou não usando substâncias químicas, companhias e amizades com pressão de grupo, fazendo com que acabem entrando neste caminho de desvio de conduta. Os pais também podem pegar como alerta essas tristes situações, pois pode estar acontecendo com seus filhos. Outro caso que abordou foi a questão de segurança pública tendo a união de esforços da Polícia, Conseg e Comunidade, sendo uma perfeita e eficiente parceria em que todos ganham.
Conforme Sandro, o trabalho feito é de prevenção, pois todas as quartas-feiras marca presença em Capinzal, pois presta serviços com o Proerd, sendo o que mais se percebe é a questão do alcoolismo, pois está muito próximo das crianças e principalmente dos adolescentes. É importante que o pai que faz uso das bebidas alcoólicas que o faça longe de seus filhos, pois pode estar de uma maneira ou de outra influenciando ao uso desta droga licita. Alertou isto, porque o grande problema é quando um jovem experimenta algum vício, então acaba caindo na dependência.
Sandro acha importante que o povo dê sugestão ao Conseg e o mencionado Conselho busque uma solução para os problemas coletivos e também individuais na questão de segurança pública, pois o que vale e faz a diferença é a participação da comunidade em si, decidindo o melhor para todos que vivem em sociedade.
Uma reunião, palestra e trabalho visando sempre a ação preventiva.
Deixe seu comentário