Educação em Zortéa ganha laboratório de ciências moderno e inovador |
Encontro em Joaçaba discute qualificação profissional

Encontro em Joaçaba discute qualificação profissional e inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho
A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, por meio da Gerência de Educação (Gered), realizou, na segunda-feira, 12, no Pavilhão Frei Bruno, em Joaçaba, uma reunião com mais de 150 professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas das redes pública e privada de ensino, além de secretários municipais de Educação e representantes do Sistema “S”, de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e da Associação de Pais e Amigos do Surdos (Apas). Em pauta, a qualificação profissional e o mercado de trabalho para as pessoas com deficiência.
O objetivo, de acordo com a integradora de Educação Especial e Diversidade da Gered, Marizete Zancanelli, foi promover uma reflexão, além de orientar os participantes sobre o tema. “A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho teve sua efetivação através da Lei nº. 8.213, de 24 de julho de 1991”, informa, acrescentando que o trabalho possibilita uma existência em conformidade com a dignidade humana.
Conforme Marizete, algumas associações da região já mantêm parcerias com empresas para a admissão, mas a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda é muito baixa. Para o secretário regional Jair Antônio Lorensetti, é preciso mudar essa realidade. “Uma situação que precisa ser repensada e melhorada. O trabalho dignifica as pessoas”, ressalta.
Uma palestra sobre o tema foi ministrada pela vice-presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede) e coordenadora pedagógica da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Catarina (FeApaes/SC), Maria Nilza Eckel. O evento também contou com apresentações do coral do Centro de Educação e Reabilitação da Apas, de Joaçaba.
Deixe seu comentário