SAMAE garante nova tubulação de água no Cemitério Dom Daniel Hostin, em Campos Novos |
Equipe da UFFS visita escolas com Educação Integral

A finalidade da visita é conhecer na prática a realidade das escolas, para posterior elaboração de curso de extensão
Uma equipe de professores da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó, estão visitando nesta quarta-feira, dia 8, as unidades escolares da Rede Municipal que oferecem Educação Integral. A finalidade da visita é conhecer na prática a realidade das escolas, para posterior elaboração de conteúdo de curso de extensão que será oferecido aos profissionais dessas escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A professora Aurélia Lopes Gomes, coordenadora do curso, explica que os professores que irão ministrar os conteúdos têm o conhecimento teórico, que aliado ao conhecimento prático e a vivência cotidiana do espaço escolar, irão oportunizar muito mais aproveitamento. “É importante essa troca de experiências, conhecer o trabalho desses professores na prática e entender as necessidades, para que a gente possa formular e ministrar um curso com qualidade”, destaca Aurélia.
O objetivo da Educação Integral nas escolas municipais, de acordo com a secretária municipal de Educação, Samira Furlan, é desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. “O desafio é muito mais do que o tempo em sala de aula, é a educação que reorganiza espaços e conteúdos”, lembra a Secretária. Melhora do rendimento do aluno, afastamento do risco social, melhor aproveitamento do tempo ocioso, e orientação nutricional, são apenas alguns dos benefícios da Educação Integral.
Atualmente as Escolas Básicas Municipais Nova Brasília, Santa Rita e Elizabetha Andreazzo Pavan, de Linha Três de Outubro, possuem Educação Integral. Baseado no ensino que estimule a autonomia e o aprimoramento do estudante, o modelo adotado pelas escolas abrange tanto disciplinas tradicionais, como português e matemática, quanto diferenciadas, como por exemplo, artesanato, futebol, dança, informática, tênis de mesa e agroecologia.
Adriana S. Onetta
Jornalista – ASCOM Prefeitura
Deixe seu comentário