logo RCN

REITOR ADELCIO CUMPRIMENTA JORNALISTAS

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, cumprimentou os colegas jornalistas pelos transcurso de seu dia.

 O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, cumprimentou os colegas jornalistas pelos transcurso de seu dia. 

             Adelcio cita magistério a lavra de Fernando Kelysson. “As funções que competem ao jornalista vão além do que meramente informar. Não é preciso ser jornalista para ser informante, uma vez que tudo que atinge os nossos sentidos é informação. O informante é, sim, a fonte do jornalista. A priori, o que confere status social a um jornalista é o fato de ele utilizar as mídias de massa (jornais, revistas, TV, rádio) em seu ofício e assim ter visibilidade. A primeira função de um jornalista é transformar informação em notícia, o que implica organizar o grande volume de dados por meio de diversos processos: classificar, priorizar, hierarquizar, incluir, excluir, adaptar, expor etc. Esses processos são tecnicamente chamados de edição. O trabalho de um jornalista também consiste na transliteração: adequação de linguagem. O jornalista traduz termos técnicos e assuntos complexos em notícia simples para que o leitor leigo possa compreender do que se trata. O jornalista faz uma espécie de mediação, por exemplo, entre um economista que trabalha com câmbio e uma dona de casa que vai ao supermercado comprar víveres. O economista falará de taxa Selic, ações no mercado de capitais e a dona de casa dificilmente compreenderá isso. Então surge a função benfazeja do jornalista para explicar-lhe de que modo esses fatores vão interferir na realidade de seu cotidiano, ou seja, se vai contribuir para a abertura de novos postos de emprego ou se isso vai aumentar ou diminuir os preços nas prateleiras”.

                 No âmbito acadêmico, a estruturação do curso de pauta pelo disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Jornalismo, consubstanciadas na Resolução CNE/CES Nº 1, de 27 de setembro de 2013, que dispõe: “Art. 5º. O concluinte do curso de Jornalismo deve estar apto para o desempenho profissional de jornalista, com formação acadêmica generalista, humanista, crítica, ética e reflexiva, capacitando-o, dessa forma, a atuar como produtor intelectual e agente da cidadania, capaz de responder, por um lado, à complexidade e ao pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas, e, por outro, possuir os fundamentos teóricos e técnicos especializados, o que lhe proporcionará clareza e segurança para o exercício de sua função social específica, de identidade profissional singular e diferenciada em relação ao campo maior da comunicação social.”

Por fim, o Reitor Adelcio homenageia os membros do corpo docente do Curso de Graduação em Jornalismo da Universidade, que desempenham as suas funções com brilhantismo e dedicação.




 

Equipe da UFFS visita escolas com Educação Integral Anterior

Equipe da UFFS visita escolas com Educação Integral

Comando da Policia Civil da região de Joaçaba participou de sessão do Legislativo hervalense Próximo

Comando da Policia Civil da região de Joaçaba participou de sessão do Legislativo hervalense

Deixe seu comentário