FESTA CABOCLA MANTÉM VIVA CULTURAS ANTIGAS EM PIRATUBA

FESTA CABOCLA
Comida típica, música e confraternização marcaram a 11ª edição da Festa Cabocla de Piratuba. Realizada no domingo, dia 19, na comunidade de Zonalta, o evento reuniu grande público. A festa mantém viva a tradição dos antigos caboclos do município.
Pela manhã, as “modas antigas”, os violeiros e gaiteiros animaram a festa e relembraram histórias. Apresentações de Toada de Roça, Terno de Reis, Trova e demais apresentações culturais foram as atrações. “Antigamente era assim, com a Toada de Roça por exemplo, os caboclos se reuniam pra trabalhar na roça, cantavam juntos pra o serviço render mais e ainda espantavam os animais perigosos com a cantoria. O pessoal de mais idade que esteve na festa e assistiu as apresentações, com certeza relembra destas épocas”, garante o presidente da Associação Amigos da Cultura Cabocla, Normélio Francisco de Vargas.
De acordo com Vargas, a festa, que tem o apoio da Prefeitura, cresce a cada ano. “Com o apoio que temos estamos mantendo viva a cultura cabocla. Assim como a cultura alemã tem o Kerb, a italiana tem seus eventos, nós também resgatamos e cultivamos a nossa cultura através desta festa aqui em Zonalta. Mesmo com as festas de carnaval na região, recebemos um bom público novamente”, destaca o presidente. Após as apresentações o almoço, com comida típica foi servido e à tarde a festa seguiu com a matinê.
Apresentações relembraram a cultura dos caboclos.
Deixe seu comentário