Instituto BRF estimula ação voluntária em 26 municípios do país

Evento nacional e simultâneo ocorreu no dia 26 de maio e priorizou a reforma de escolas, organização de bibliotecas, incentivo à leitura, entre outros
A segunda edição da Ação Voluntários BRF, marcada para o último dia 26 de maio, priorizou atividades relacionadas à Educação, entre elas, a reforma de escolas, a organização de biblioteca e o incentivo à leitura. A ação será coordenada pelo Instituto da BRF e aconteceu em 26 municípios do país, simultaneamente. A edição de 2012 engajou cerca de 700 voluntários em 80 ações.
O programa Voluntários BRF conta com mais de três mil colaboradores inscritos. Ele é responsável pela elaboração e execução de projetos que potencializam o processo de desenvolvimento das comunidades onde a empresa está instalada. Vale frisar que o Instituto BRF atua em três frentes prioritárias: Redes Intersetoriais, Terceiro Setor e Políticas Públicas.
Na frente "Políticas Públicas", o Instituto foca a área de educação e desenvolve dois projetos-piloto, um em Santa Catarina e outro em Goiás. No "Terceiro Setor", quatro projetos beneficiaram oito mil pessoas somente em 2011 e está previsto no 2º semestre de 2012 o lançamento de um Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor. Já na frente "Redes Intersetoriais", são desenvolvidos dois programas: Comunidade Ativa e Laços de Proteção.
O investimento social da BRF é gerido de forma compartilhada entre a equipe do Instituto e funcionários da BRF organizados em Comitês de Investimento Social. Atualmente, mais de 200 funcionários da BRF estão organizados em 26 comitês. “O orçamento de 2012 será de mais de R$ 5 milhões”, afirma Luciana Lanzoni, diretora executiva do Instituto BRF.
Santa Catarina - Em Herval D’Oeste, a ação aconteceu no dia 25 e voluntários promoveram o Dia da Leitura em parceria com a Secretaria de Educação do município, com direito a saraus e incentivo à leitura e à ocupação dos espaços comunitários pelas famílias, dando um novo significado de uso para praças, parques e centros comunitários. O mesmo aconteceu em Capinzal, no dia 26 e em Faxinal dos Guedes a educação alimentar foi o tema abordado com crianças de um a quatro anos. Em Chapecó, mais de 60 voluntários se mobilizaram para transformar a sala de leitura da creche da Fazenda Zandaval em uma brinquedoteca. O Clubinho do Livro foi criado em Concórdia em um espaço que será destinado, posteriormente ao incentivo à leitura para crianças e adolescentes de oito a quinze anos. Já em Videira, aconteceu a Festa do Livro com atividades que abordaram os 100 anos da Guerra do Contestado, ocorrida na região.
Deixe seu comentário