logo RCN

Sequência de ?O Bandido da Luz Vermelha? é lançada na Unoesc

?Luz nas Trevas ? A Revolta da Luz Vermelha? tem roteiro de Rogério Sganzerla, falecido em 2004, e direção da mulher do cineasta

 

Na última segunda-feira, dia 4 de junho, os estudantes da Unoesc e a comunidade de Joaçaba e da região tiveram a oportunidade de conhecer o filme “Luz nas Trevas – A Revolta da Luz Vermelha”. A obra é uma sequencia do clássico “O Bandido da Luz Vermelha”, com roteiro de Rogério Sganzerla, falecido em 2004, e direção da viúva do cineasta joaçabense, Helena Ignez, e de Ícaro Martins.  

A obra estreou em maio em estados como Rio de Janeiro e São Paulo. Foi apresentada pela primeira vez em Santa Catarina durante a Noite da Pipoca, evento promovido pelo Curso de Comunicação Social do Campus de Joaçaba.

Conforme contou Helena Ignez, que foi a convidada especial da noite, o roteiro de “Luz nas Trevas” começou a ser escrito ainda nos anos 1990, mas devido a outros trabalhos ficou parado até o início da década seguinte. O projeto foi retomado somente em 2002, pouco tempo antes de ser descoberta a doença que provocou a morte de Sganzerla, em 2004. 

– Ele me deu o filme, porque sentiu que não ia mais dirigir – lembra Helena, contando ainda que, quando recebeu o presente ou a missão de tirar o novo roteiro do papel, este seria o primeiro longa-metragem que ela dirigiria.  

– Foi um sonho doloroso e ao mesmo tempo amoroso e que me trouxe muita energia. Vejo que as coisas continuam mesmo quando a gente não está mais neste mundo e que o que a gente fez pode ser continuado por outros seguidores – completa a diretora. 

Após o filme, ela ainda respondeu a perguntas do público, o que é tradicional na Noite da Pipoca, e recebeu cumprimentos. 

A sessão de cinema contou também com a participação da família de Rogério Sganzerla. A mãe, Zenaide Sganzerla, e os irmãos, Albino e Ângelo, assistiram ao filme e, ao final do evento, subiram ao palco do Auditório Afonso Dresch para receber uma homenagem da coordenação do Curso de Comunicação Social. 

– Eu estou machucadinha, por que lembrei o meu filho que poderia estar aqui conosco, trabalhando, como ele adorava a profissão dele, mas Deus quis levá-lo – disse Zenaide em um pronunciamento rápido.

Nesta edição, a Noite da Pipoca teve uma programação especial, com a exibição de várias produções. Ela iniciou às 17h, com o filme “O Bandido da Luz Vermelha”. Após, foi apresentado o documentário “Rogério Sganzerla – Precursor Marginal” e dois curtas-metragens produzidos por acadêmicos de Comunicação Social da Unoesc Campus de Joaçaba. O filme mais esperado da noite foi exibido às 19h30, seguido de um debate protagonizado pela diretora Helena Ignez. 

A coordenadora do Curso, professora Silvia Simi dos Santos, lembrou que esta foi a 9ª edição da Noite da Pipoca e que era uma honra trazer Helena Ingez para lançar o resultado de um roteiro criado por Rogério Sganzerla. 

– É uma produção especial para nós – disse ela. 

A Noite da Pipoca teve a participação da diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus de Joaçaba, Jéssica Romeiro Mota. 

O ingresso para a Noite da Pipoca era 1 kg de alimento não perecível ou agasalhos, que serão doados para famílias carentes.

 

“A Revolta da Luz Vermelha” - Em “A Revolta da Luz Vermelha”, o personagem-título do primeiro filme ressurge 40 anos depois na pele do cantor Ney Matogrosso. No novo roteiro, o público conhece o filho de Luz Vermelha, Tudo ou Nada, que resolve se espelhar na vida que o pai levava. 

No principal papel feminino, o longa conta com a participação da filha da diretora Helena Ignez com o cineasta Rogério Sganzerla, Djin Sganzerla, que no filme contracena com seu marido, o ator André Guerreiro Lopes.

 

Bruna Santos de Andrade

 

Noite da pipoca - Helena, com a mãe e irmãos do Rogério Sganzerla.

 

Noite da Pipoca - depoimento dona Zenaide.

 

Noite da pipoca - bate papo com Helena.

 

Noite da pipoca - bate papo com Helena.

 

Noite da pipoca - filme luz nas trevas.

 

Instituto BRF estimula ação voluntária em 26 municípios do país Anterior

Instituto BRF estimula ação voluntária em 26 municípios do país

Próximo

Câmara Municipal de Capinzal

Deixe seu comentário