SAMAE garante nova tubulação de água no Cemitério Dom Daniel Hostin, em Campos Novos |
José Maliska Sobrinho. Biografia.

VII Literatyba
Ocorreu na terça-feira, dia 27/11, no VII Literatyba, em Curitiba (PR), o lançamento do livro José Maliska Sobrinho. Biografia. (Juruá Editora, 250 páginas), escrito pelos filhos do biografado Marcos Augusto Maliska e Maurício Eugênio Maliska. Fruto de 12 anos de pesquisas o livro encontra-se em um segmento editorial que tem conquistado cada vez mais espaço, o das biografias de pessoas comuns, que ao lado da vida pessoal e mais íntima do biografado procura relacionar a sua vida com os acontecimentos históricos maiores de interesse geral.
O livro está estruturado em três capítulos sendo que nos dois primeiros José dá lugar, como protagonista, ao seu avô Francisco Maliska e ao seu pai João Maliska, respectivamente. O jovem Francisco veio sozinho da Polônia para o Brasil no final do Século XIX para se instalar no interior do Rio Grande do Sul. João Maliska, por sua vez, nasceu no Brasil e se dedicou ao comércio durante toda a sua vida. Chimango, ele participou da Revolução gaúcha de 1923 que encerrou o longo período de domínio político de Borges de Medeiros.
José viveu na Argentina nos anos 1930, acompanhou seu pai por grande parte da sua vida pelos diversos lugares do Rio Grande do Sul onde viveram até se estabelecer em Capinzal no ano de 1955 para integrar a administração udenista do prefeito Horácio Heitor Breda. Em Capinzal, José foi secretário Municipal, Adjunto de Promotor Público, Fiscal da Fazenda Estadual e Tabelião de Notas e Protestos. José Maliska Sobrinho nasceu em 24 de Outubro de 1913 e faleceu em 23 de Junho de 1979. Foi casado com Pierina Motter, falecida no ano de 1960, e Celina Miqueloto. Teve nove filhos.
O livro pode ser encontrado em qualquer livraria do país ou diretamente através do site da Editora Juruá: www.jurua.com.br
Marcos e Maurício com Anthony Leahy, organizador do Literatyba.
Filhos, netos e bisnetos de José Maliska Sobrinho.
Marcos e Maurício com Liliane Miqueloto.
Deixe seu comentário